logo Melhores Destinos

Os uniformes mais clássicos e estilosos dos comissários de bordo – e também os mais despojados

Daniel Akstein Batista
06/08/2022 às 11:00

Os uniformes mais clássicos e estilosos dos comissários de bordo – e também os mais despojados

É um desfile de moda ou apenas roupa de trabalho? Você pode não saber (eu não sabia!), mas alguns dos uniformes dos comissários de bordo são desenhados por grandes estilistas. E a maioria dos uniformes é bem característico: só de olhar já identificamos a companhia aérea.

O site Simple Flying listou alguns dos uniformes que já se tornaram icônicos e que os passageiros reconhecem de longe. Vamos à lista!

Hainan Airlines

Esse uniforme foi desenhado pelo estilista Laurence Xu e apresentado na ‘Paris Couture Week’ de 2017. A roupa traz um design contemporâneo com imagens tradicionais chinesas.

Oman Air

Lançado em 2019, o uniforme da Oman Air traz o azul turquesa representando o mar de Omã. Para os homens, o tom de azul é um pouco mais escuro

Foto Instagram Oman Air

Singapore Airlines

Quem sobe em um avião da Singapore Airlines vê a tripulação com o mesmo uniforme que a companhia foi lançada em 1968. São diferentes cores, cada um com um significado de acordo com os cargos: a comissária de bordo usa a versão roxa, enquanto sua chefe usa a esmeralda e, quem tem um cargo acima, usa a rubi.

Foto Instagram Singapore Airlines

Virgin Atlantic

A estilista Vivienne Westwood desenhou um uniforme para a Virgin Atlantic inspirado na alta costura francesa de 1940. Recentemente, a companhia mudou sua política interna, liberando o uso de tatuagens e também de calças para as mulheres.

Emirates

O chapéu vermelho com véu branco é um clássico do uniforme da tripulação da Emirates. Antes de lançar a vestimenta em 2009, a companhia aérea queria uma roupa que fosse sofisticada e se destacasse no aeroporto, e contratou uma empresa inglesa para isso. O tecido bege com detalhes em vermelho realmente chama a atenção.

Mudanças no uniforme: estilo mais ‘despojado’

Os uniformes que vimos acima são clássicos, que estamos acostumados a ver ao longo dos anos. Mas será que eles vão ficar assim para sempre?

Inicialmente, os uniformes eram pensados principalmente para mulheres (antigamente a tripulação era basicamente feminina), com padrão de saia e salto alto. Mas, como citamos, a Virgin e outras empresas adotaram a calça para as mulheres. As principais companhias aéreas brasileiras também permitem as comissárias escolherem entre saias e calças.

Além disso, temos visto um outro padrão surgir nos uniformes: um estilo mais despojado. Olha só o uniforme que a Akasa Air acabou de apresentar:

A nova companhia aérea da Índia traz para os comissários de bordo um uniforme com design contemporâneo, com jaquetas e tênis. O tecido poliéster da calça e jaqueta, aliás, é reciclado, feito com resíduos plásticos de garrafa pet.

Os tênis também fazem parte da ucraniana SkyUp Airlines. Segundo a companhia aérea, eles decidiram abandonar todos os elementos conservadores dos uniformes.

Foto Instagram SkyUp Airlines

Será que esse estilo mais ‘livre, leve e solto’ vai acabar predominando nos uniformes das companhias? Sinceramente, eu espero que sim. Afinal, o bem estar dos profissionais deve vir antes de tudo.


E você, o que acha dos uniformes das tripulações? Diz aqui pra gente!

Veja também:

 

Não perca nenhuma oportunidade!
ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
tela do app do melhores destinos
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção