União Europeia pretende criar passaporte digital para os viajantes
União Europeia pretende criar passaporte digital para os viajantes
A União Europeia começou a dar os primeiro passo rumo a total digitalização dos documentos para viajar. Num futuro breve, os cidadãos europeus e não europeus poderão entrar e se movimentar por todos os países do Espaço Schengen sem cartão de identidade físico ou passaporte. Nesta semana, a Comissão Europeia aprovou o início do desenvolvimento do aplicativo EU Digital Travel, que proporcionará uma viagem mais ágil e tranquila.
A ideia é que seja criado um APP, onde os viajantes se cadastrarão e incluirão todos os detalhes dos seus cartões europeus de identidade e do passaporte, inclusive foto. O mesmo ocorrerá com os estrangeiros que possuem passaporte de chip. Todo sistema será integrado com o novo sistema de entrada europeu (Entry-Exit System EES) que funcionará já a partir do próximo mês e também ao Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagem (ETIAS), o visto eletrônico europeu que tem implementação prevista para meados de 2025.
Com o EU Digital Travel as autoridades europeias preveem os seguintes benefícios:
Agilizar o controle: cidadãos da UE e de fora da UE poderão enviar seus passaportes digitais ou carteiras de identidade antes da viagem para uma verificação antecipada na fronteira.
Facilitar o trânsito interno: cidadãos da UE usarão o novo APP para registro com autoridades nacionais ao fixar residência em outro Estado-Membro.
Melhorar a eficiência dos controles: as autoridades de fronteiras poderão concentrar seu tempo e recursos na detecção de criminosos e contrabando de migrantes graças às verificações antecipadas de cadastros dos viajantes.
Melhorar a segurança da área de Schengen: os dados digitais ajudarão as autoridades na verificação de documentos falsos e criminosos.
Vale destacar que já a partir do próximo mês as polícias fronteiriças do Espaço Schengen aumentarão a fiscalização com registro de foto e digitais de todos os viajantes que entram na região. A previsão é que Entry-Exit System EES já esteja ativo até o dia 17 de novembro. Entretanto, neste primeiro momento a Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) prevê que o novo sistema EES provoque mais filas nas áreas de imigração.
Só em 2023, foram quase 600 milhões de travessias registradas no Bloco. Com tanta entrada e saída, a União Europeia quer aumentar a segurança e ainda agilizar o controle com futuro APP. Apesar de revolucionar as viagens com a adoção de documentos digitais, os viajantes ainda continuarão a necessitar de documentos físicos quando saírem do Espaço Schengen.
As autoridades preveem que o novo aplicativo esteja pronto para uso em 2030. A proposta ainda deve ser aprovada no Conselho Europeu e no Parlamento Europeu antes de começar o seu desenvolvimento.