logo Melhores Destinos

União Europeia suspende início do EES, novo sistema de entrada e saída de viajantes

Rafael Castilho
15/10/2024 às 5:00

União Europeia suspende início do EES, novo sistema de entrada e saída de viajantes

As promoções do Melhores Destinos no seu WhatsApp

Entrar

Uma novela sem fim! Parece aquelas histórias que estamos acostumados por aqui no Brasil, onde algumas promessas nunca se tornam realidade. A União Europeia adiou novamente o início das operações do novo processo de identificação de viajantes. O Sistema de Entrada/Saída (EES) da União Europeia estava previsto para entrar em vigor no próximo mês, mas agora não tem mais data para ser instalado.

Inicialmente previsto para 2022, o EES foi adiado para maio de 2023, depois final do mesmo ano e agora estava agendado para o mês que vem. “É evidente que não vai ser a 10 de novembro”, disse Ylva Johansson, Comissária para os Assuntos Internos, após reunião dos ministros do Interior da União Europeia. No total já são mais de 2 anos de atrasos!

O grande entrave é que muitos países ainda não conseguiram avançar na implementação do EES. Entre eles, Alemanha, Holanda e França. Estes três países representam 40% de todo o tráfego de passageiros internacionais dentro do Espaço Schengen.

A ideia da União da Europeia com a implementação do EES é modernizar os controles fronteiriços, agilizando a fiscalização e coibindo o crime organizado e a imigração ilegal. Quando implementado, todos os estrangeiros que entrarem em algum país do Espaço Schengen terá a sua biometria e fotografia recolhidas.

A entrada em vigor do EES não é unanimidade entre as autoridades e agentes ligados ao turismo. A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) acredita que o novo sistema EES provocará mais filas nas áreas de imigração. Outro grande entrave é nos postos fronteiriços marítimos e ferroviários entre o Reino Unido e a França, onde mais  68 mil caminhões e mais de 1,5 milhão de carros fazem o trajeto anualmente. Com o novo sistema, os motoristas seriam obrigados a passarem por um controle mais rigoroso, o que poderia provocar atrasos de até 14 horas, segundo estudo governamental.

Com os problemas na implementação do EES provavelmente o Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagem (Etias), que ficou conhecido como visto europeu, também deve ter a data de entrada em vigor novamente adiada. O Etias, que prevê o cadastro de todos os visitantes e pagamento de taxa para entrar na Europa, está previsto para maio de 2025. Agora, vamos aguardar as cenas dos próximos capítulos!

Não perca nenhuma oportunidade!
ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
tela do app do melhores destinos
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção