logo Melhores Destinos

Um final de semana maravilhoso nos lençóis maranhenses

Leonardo Marques
13/08/2008 às 19:01

Um final de semana maravilhoso nos lençóis maranhenses

Viajante: A Viajante
Local da Viagem: Lençóis Maranhenses
Data: Agosto/08
Foi de: Carro

Sossego e belas paisagens com direito a muita areia e piscinas naturais de águas azuis? Eu encontrei em Lençóis Maranhenses. Foi uma viagem curta, cheguei no sábado às 9h30 da manhã e fui embora domingo a tarde, saindo de lá às 4h00. Tempo suficiente para conhecer as belezas do local.

Fui de carro, partindo de São Luís (MA). As estradas são boas, sem buracos e asfalto regular. Mas se você precisar de acostamentos, fique atento pois eles praticamente não existem. Os quebra-molas nos perímetros dos vilarejos e cidades são muitos e enormes, mas sinalizados. A viagem da capital até Barreirinhas (MA), cidade onde está localizado o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, é de 260 km, distância percorrida de carro em praticamente 3 horas.

lencois maranhenses

Não existem muitos postos de gasolina na estrada portanto é melhor sair abastecido da capital. Outra opção é seguir de ônibus pela empresa Cisne Branco. Para quem quiser verificar o valor da passagem e os horários de saída, o telefone da empresa Cisne Branco é (98) 3243-2847 e 3245-1233 em São Luís, e (98) 3249-2488 em Barreirinhas.

Nada de pensar que Barrerinhas vai ter boates, bares agitados e transados como em outros lugares como Pipa-RN, que é considerada uma das melhores praias do Brasil, ou Jericoacoara-CE. A cidade é bem pequena e possui farmácias, Banco do Brasil, restaurantes e muitas lojinhas de artesanato, além de ser banhada pelo Rio Preguiças. O ar de vilarejo permanece constante pelas suas ruas com calçamento de pedras, ou areia. A noite não é tão animada mas conheci um restaurante onde pude conferir – ao vivo – um típico forró pé de serra muito bom. Chama-se Marina e a comida é boa e a variedade do cardápio é grande. Lugar agradável, a beira do rio. Existem ainda outras opções com música ao vivo na avenida principal. Outro restaurante legal é o Terraço do Preguiças, com vista para o rio e o um bom atendimento. A comida estava gostosa e o suco de bacuri, delicioso.

lencois maranhenses

O valor dos restaurantes não é barato e o da hospedagem também não. Mas nada de assustar. Quando for se hospedar, converse com o recepcionista da pousada ou hotel sobre os passeios. Muitos “barqueiros” podem te buscar diretamente em sua hospedagem, ou você pode combinar um local e horário de saída. Mas nem só de pousadas baratas e hotéis modestos vive o lugar, Barreirinhas possui resorts luxuosos e hotéis grandiosos que oferecem passeio de avião pequeno e helicóptero sobre o parque dos Lençóis. Mas o preço é ainda mais salgado.

O público que vai a Barreirinhas e aos Lençóis Maranhenses busca beleza e tranquilidade. Muitos estrangeiros, principalmente espanhóis e italianos, e muitos brasileiros de todas as idades.

Para os passeios nos Lençóis, não leve mais que sandálias havaianas, biquini, filtro solar, máquina fotográfica, roupa para sair a noite e muita disposição. Andar nas dunas cansa muito e o sol é bastante forte. Essa época do ano (agosto) é muito boa, pois praticamente não chove e te permite fazer todos os passeios e curtir o melhor que eles oferecem.

Para quem gosta de artesanato de palha, lá é o lugar. Bolsas, colares, sacolas, brincos, porta-copos e uma infinidade de outras bugigangas que você pode encontrar (eu comprei um monte de coisa!).

No sábado, logo que cheguei, fui fazer o passeio até os Grandes Lençóis. Você segue de jardineira e anda uns 17 km mata à dentro por estradas de areias. Saí às 10h00 e voltei às 14h00. Chegando nas dunas, o guia te leva para conhecer 4 piscinas (das quase 30 mil que existem por lá!) e você pode se deliciar curtindo as belas paisagens formadas pelas areias brancas e finas. Se você não tem pique pra andar muito, desista e fique se refrescando na primeira ou segunda piscina e deixe o seu grupo ir, na volta eles pegam você. O passeio custa R$ 40,00 por pessoa. Por volta das 14h00 vários outros grupos partem de jardineiras de Barreirinhas até os Grandes Lençóis para ver o pôr-do-sol nas dunas, voltando do passeio às 18h00. Se tiver que escolher entre os dois passeios, faça o último que compensa muito mais!

lencóis maranhenses

No domingo, o passeio que vai para os Pequenos Lençóis sai bem cedo, por volta de 8h30. Barcos motorizados percorrem 45 km entre muito verde e muita água. Deslumbrante! Durante o trajeto você vê casas isoladas em meio a floresta. O passeio passa pelo Farol Preguiças, no povoado de Mandacaru, e depois vai até a praia. O mar não é azul ou verde, mas é limpo e de coloração marrom, pois muitos rios daquela região desembocam no mar. Tem restaurantes de comida modesta e cara além de passeios de quadriciclo. Se você quiser conhecer Atins, onde o Rio Preguiças se encontra com o oceano, tem duas opções: vá de barco (valor cobrado a parte), ou de quadriciclo por R$2,00 o minuto. Uma dica: se preferir ir tomar banho de mar antes de almoçar, faça seu pedido no restaurante antes, assim quando você voltar não vai esperar para ter seu pedido atendido.

O retorno é direito e dura 1 hora percorrendo o rio.

Resumindo, é um final de semana maravilhoso.

Não perca nenhuma oportunidade!
ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
tela do app do melhores destinos
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção