logo Melhores Destinos

Uber lança serviço “Prioridade”, com taxa adicional para embarque mais rápido

Leonardo Cassol
Leonardo Cassol
15/10/2021 às 8:54

Uber lança serviço “Prioridade”, com taxa adicional para embarque mais rápido

A Uber lançou ontem no Brasil o “Uber Prioridade”, novo serviço que oferece embarques mais rápidos para os usuários em troca de um preço maior. De acordo com a empresa, a viagem usando o “fura-fila” custará um pouco mais do que a do UberX.

Inicialmente, o Uber Prioridade estará disponível apenas nas cidades de Campinas, Curitiba e Belém, em viagens nas regiões centrais das cidades, onde a espera pelo embarque têm sido mais longa nas últimas semanas. Mas a iniciativa pode ser ampliada para outros mercados em pouco tempo.

De acordo com a empresa, os motoristas da Uber não serão obrigados a aceitar viagens com o Prioridade. No entanto, ganharão mais se aceitarem, o que deve incentivar a adesão.

Como viajar com o Uber Prioridade?

Para solicitar uma viagem com o Prioridade, basta acessar o aplicativo da Uber, digitar os locais de início e destino da viagem e escolher a opção Prioridade, se ela estiver disponível.

De acordo com a empresa, o horário de funcionamento não é fixo, acompanha a dinâmica de movimentação da cidade.

No comunicado, a empresa disse que espera no fim do ano um aumento no número de solicitações de viagens e um uso ainda mais constante da plataforma, por conta de uma maior flexibilização das medidas restritivas de combate à Covid-19.

Por que está mais difícil conseguir uma viagem nos aplicativos de mobilidade?

Em agosto publicamos um post explicando porque está mais difícil conseguir uma viagem de Uber ou 99. Em muitas cidades o mesmo problema: os motoristas não aceitam corridas ou cancelam pouco tempo depois de aceitar.

A Uber, a 99 e outros aplicativos de mobilidade estão com um sério problema de falta de motoristas. Nos momentos de maior demanda faltam carros para atender todas as viagens solicitadas, especialmente em locais de grande procura, como aeroportos e shoppings centers, em dias de chuva, ou em horários de pico, como entre 8 e 9 horas ou entre 17 e 19 horas. A explicação vem de dois motivos principais: o aumento no preço dos combustíveis e a dificuldade em locar carro para esse tipo de serviço.

No mês passado, a Uber e a 99 reajustaram as tarifas e os valores pagos aos prestadores de serviço, tentando frear a perda de motoristas.

A situação melhorou um pouco, mas ainda está longe do nível de serviço oferecido antes da pandemia.

À primeira vista, a ideia do Uber Prioridade parece interessante: o cliente vai pagar um pouco mais para esperar menos, permitindo que o aplicativo mantenha uma tarifa mais barata para quem puder aguardar. Por outro lado, fico me perguntando se não é uma forma de vender uma solução para um problema que não deveria existir…

E você, o que achou da novidade? Já testou o novo serviço? Comente e participe!

Com informações da Uber (veja aqui)


Veja também: Uber testa serviço que sincroniza sua corrida no aeroporto com a chegada do voo