logo Melhores Destinos

Turistas sofrem com falta de ingressos e protestam em Machu Picchu

Daniel Akstein Batista
28/07/2022 às 11:39

Turistas sofrem com falta de ingressos e protestam em Machu Picchu

Uma das 7 novas maravilhas do mundo, Machu Picchu é um dos principais destinos dos turistas que vão ao Peru. Mas, devido à sua limitação de 4.044 visitantes por dia, está bem difícil conseguir ingressos para conhecer o sítio arqueológico – só tem disponível para meados de agosto. Ontem, turistas protestaram contra o fato de não conseguirem visitar a atração por causa do excesso de pessoas.

O Ministério da Cultura do Peru afirmou em comunicado que se reuniu com autoridades e moradores locais para buscar uma solução para o problema e que a capacidade permitida de visitação a Machu Picchu já está no máximo – em julho, foi estipulado o número de 4.044 visitantes diários até 31 de dezembro, mil a mais do que vinha sendo permitido. “Esta decisão levou em consideração a conservação da propriedade para evitar danos irreparáveis ​​que comprometam seu valor universal excepcional, seguindo as recomendações que a Unesco emite ao Estado peruano”, diz a nota.

Como o dia 28 de julho é feriado no Peru, data em que se comemora a independência do país, Machu Picchu acabou recebendo mais turistas locais nesta semana, além dos estrangeiros. Assim, muita gente acabou não conseguindo visitar o sítio arqueológico e cerca de mil turistas protestaram, bloqueando, inclusive, a ferrovia temporariamente.

O Ministério da Cultura pediu ainda aos turistas que planejem sua visita a Machu Picchu com antecedência para “não se surpreenderem com ofertas turísticas inexistentes e evitar as multidões desnecessárias que estão ocorrendo devido à desinformação gerada”.

Ingressos para Machu Picchu

Os ingressos para Machu Picchu podem ser comprados no escritório do Ministério em Cusco ou no site oficial. São 7 tipos de rotas, mas apenas 4 estão disponíveis atualmente.

Além de poder escolher a rota, o turista deve também escolher a data e o horário da visita, que vai das 6h às 15h. Mas aqui está o problema e a grande reclamação dos turistas: está difícil encontrar uma data próxima para visitar Machu Picchu.

Datas disponíveis para o sítio arqueológico

Segundo o Ministério da Cultura, os ingressos estão todos esgotados até 19 de agosto. No entanto, entramos na página oficial para simular a compra do ingresso e achamos uma data anterior: 15 de agosto.

Vale a atenção, no entanto: apesar de o site mostrar que a experiência do passeio Circuito 1 ou 2 + Ponte Inca está indisponível, na hora que simulamos a compra de ingressos foi possível reservar. E pelos relatos que temos acompanhado de turistas, realmente estão confusas a compra e entrada na cidade inca, além do fato que os ingressos não dão acesso a todas as atrações (o que simulamos acima não dá acesso à Plaza Sagrada, por exemplo). Na hora da compra, atente-se a todos esses detalhes.

Veja também: Cidades na Europa estão limitando a visita de turistas


Você já visitou Machu Picchu? Diz pra gente como foi sua experiência com a compra de ingressos e o dia do passeio. Participe nos comentários!

Não perca nenhuma oportunidade!
ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
tela do app do melhores destinos
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção