logo Melhores Destinos

Alemanha volta atrás e barra turistas vacinados com Coronavac

João Goldmeier
23/09/2021 às 15:37

Alemanha volta atrás e barra turistas vacinados com Coronavac

A Alemanha alterou as regras de entrada para brasileiros. Se antes era possível entrar mesmo sem estar vacinado, agora somente passageiros totalmente imunizados com vacinas reconhecidas pelo país alemão tem autorização para entrar, o que deixa de fora quem foi imunizado com a Coronavac.

Vacinas aceitas para entrar na Alemanha

Pela nova normativa, somente podem entrar na Alemanha aqueles totalmente imunizados há pelo menos 14 dias, com uma das seguintes vacinas:

  • Pfizer;
  • Janssen;
  • Moderna;
  • AstraZeneca (inclusive Covishield).

Infelizmente a Coronavac ainda não foi reconhecida pelo Instituto Paul Ehrlich, órgão alemão que regula o assunto. Sendo assim, não estão autorizados a viajar para Alemanha neste momento.

Igualmente não estão autorizados a viajar aqueles que tenham recebido uma combinação de vacinas ou reforço vacinal em que apenas uma dose da vacina reconhecida tenha sido aplicada. Ou seja, caso você tenha tomado duas doses de Coronavac e receba uma dose de reforço da Pfizer, por exemplo, continua sem poder viajar para a Alemanha.

Existem algumas exceções à regra, mas não são para quem quer fazer turismo e sim para núcleos familiares, viajantes para negócios e outros casos específicos.

Comprovante de vacinação para entrar na Alemanha

É possível comprovar a vacinação com o certificado digital emitido pelo ConecteSUS em inglês ou espanhol ou do Poupatempo Digital (SP) em inglês, ou ainda pelo comprovante de papel, desde que nele conste as seguintes informações:

  • Nome completo;
  • Data de nascimento;
  • Data da vacinação e número de doses aplicadas;
  • Nome da vacina aplicada;
  • Nome da doença alvo da vacina;
  • Identificação da pessoa ou instituição responsável pela vacinação ou emissão do certificado (por exemplo símbolo oficial ou nome do emissor).

Crianças menores de 12 anos não precisam do certificado para entrada, desde que acompanhadas de pelo menos um responsável legal totalmente vacinado.

O formulário eletrônico DEA não precisa mais ser preenchido e não há quarentena na chegada.

Situação da Coronavac na Europa

As últimas notícias sobre a Coronavac na Europa não foram nada boas, com países voltando atrás na aceitação e impedindo a obtenção de certificados necessários para entrar em lugares fechados (como no caso da Suíça).

O órgão que regula o assunto da aprovação das vacinas, é a Agência Europeia de Medicamentos (da sigla em inglês EMA). O processo de homologação da Coronavac iniciou-se em maio de 2021 e não há previsão de quando será concluído.

Para mais informações, consulte a página da Embaixada da Alemanha no Brasil.

Não perca nenhuma oportunidade!

ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção