logo Melhores Destinos

9 das mais famosas rotas do mundo para fazer de mochilão nas costas

Bruna Scirea
04/06/2021 às 5:00

9 das mais famosas rotas do mundo para fazer de mochilão nas costas

Percorrer longos trechos de caminhada com apenas uma mochila nas costas pode ser uma grande lição de vida. A começar pela simplicidade de se carregar somente o extremamente necessário e a liberdade de se ir mais afundo – nas paisagens e também nas reflexões. Uma rota de mochilão, sobretudo aquelas em que se pode dormir sob um céu estrelado, é uma oportunidade para se afastar de tudo e se reencontrar, seja onde for, com aquilo que realmente importa.

Divagações à parte… uma viagem de mochilão nas costas pode ser bastante extenuante – principalmente nas rotas que listamos abaixo, que estão entre algumas das mais icônicas e bonitas do mundo. Muitas delas precisam de preparo físico e até a contratação de um guia. Mas ao final, a recompensa é sempre garantida. Aventure-se!

1. Trilha Inca (Peru)

Nenhuma lista de trilhas para mochileiros está completa sem a Trilha Inca, a rota de 43 quilômetros que leva a Machu Picchu. O percurso é geralmente percorrido em quatro dias – sendo que algumas agências fazem um roteiro um pouco mais tranquilo, de cinco dias. É de longe a mais famosa trilha da América do Sul e considerada por muitos sites especializados em longas caminhadas como uma das cinco melhores trilhas do mundo.

Ao longo do caminho, a rota combina uma sequência de paisagens montanhosas, florestas exuberantes e uma mistura de ruínas, túneis e resquícios da civilização inca. No final, como se não bastasse o impressionante caminho, está Machu Picchu, a misteriosa “Cidade Perdida dos Incas”.

2. Circuito W, Torres del Paine (Chile)

Não é difícil entender por que o Circuito W de Torres del Paine, na Patagônia chilena, está na lista de muitos viajantes que adora uma viagem com a mochila nas costas. O roteiro de 69 quilômetros atravessa o Parque Nacional de Torres del Paine e reúne paisagens de tirar o fôlego, como deslumbrantes montanhas e lagos em um azul tão específico, que chega a ser misterioso. Na travessia, o viajante também tem a sorte de encontrar animais selvagens raros, como os guanacos, além de poderem dormir à beira de diferentes lagos, acordar no sopé de montanhas cobertas de neve… motivos para acreditar que a longa caminhada vale a pena.

3. Tour du Mont Blanc (Suíça, França e Itália)

Essa é a trilha perfeita para quem não quer apenas admirar os Alpes de longe, mas mergulhar com tudo nesta que é uma das mais espetaculares da Europa. A trilha Tour du Mont Blanc passa pela França, Itália e Suíça, circundando o pico mais alto da Europa Ocidental: o Mont Blanc. A caminhada não é das mais fáceis, mas o trajeto de 168 quilômetros tem boa infraestrutura: alojamentos, que vão desde cabanas rústicas a hotéis luxuosos; restaurantes; quiosques para paradas, além de transporte público para aqueles que desejam encurtar a travessia.

 

4. Grand Canyon de uma borda à outra (EUA)

Quem já viajou pelos Estados Unidos certamente já visitou ou ao menos ouviu falar do Grand Canyon, no Arizona, uma das mais belas paisagens de todo o mundo. No entanto, o que poucos turistas fazem – e que vale muito a pena – é seguir a trilha de borda a borda, uma caminhada íngreme que revela detalhes ainda mais fantásticos do cânion. A boa pedida é começar pela margem norte, na trilha Kaibab, e então seguir para a margem sul, na trilha Bright Angel. São 38 quilômetros de mochilas nas costas – um grande feito para comemorar.

5. Panorama Ridge (Canadá)

Um campo de flores silvestres, um vulcão em desintegração e um lago alpino são apenas algumas das surpresas de quem percorre a trilha Panorama Ridge, no oeste do Canadá, não muito distante de Vancouver. As incríveis vistas são constantes no trajeto de 30 quilômetros. Uma delas é o super azul Lago Garibaldi:

6. Caminho de Santiago (Espanha)

Muitos caminhos levam até Santiago de Compostela, no norte da Espanha. O mais tradicional deles é o Caminho Francês, que começa em Saint-Jean-Pied-de-Port, na França, e percorre 800 quilômetros até chegar em Santiago. O trajeto, um dos mais conhecidos do mundo, é feito a pé em cerca de 30 dias. No caminho, estão pequenos vilarejos e cidades espanholas como Pamplona, León, Burgos.

7. Kepler Track (Nova Zelândia)

A Ilha Sul da Nova Zelândia é um prato cheio para quem gosta de aventuras. Uma delas é percorrer os 60 quilômetros do Kepler Track, um circuito que foi desenhado para mostrar o que tem de mais lindo no Parque Nacional Fiordland. São vales esculpidos por geleiras, cachoeiras e montanhas a perder de vista.

8. Lemosho Route, Mount Kilimanjaro (Tanzânia)

Um dos picos de escalada mais famosos do mundo é o Monte Kilimanjaro, na Tanzânia, que é também a mais alta montanha da África. São 5.895 metros de altura. Obviamente chegar ao topo do Kilimanjaro não é uma tarefa fácil, mas garante recompensas únicas para quem se propor a tal empreitada. Uma das rotas mais bonitas para escalar este vulcão adormecido é sem dúvida a Lemosho. São 65 quilômetros, geralmente feitos entre seis e oito dias de caminhada.

9. Alta Via 2, Dolomitas (Itália)

Os picos escarpados das Dolomitas, parte dos Alpes no norte da Itália, são companhia constante de quem se joga na grande e bela empreitada que é percorrer a Alta Via 2. A recompensa ao longo dos 160 quilômetros de trilha são os lagos alpinos cintilantes, vales profundos e estreitos e os picos calcários que fazem da paisagem única.

No mochilão, muitos trilheiros também carregam barracas para acampar ao longo do percurso, mas há refúgios – o que torna o caminho um pouco mais leve, principalmente quando for necessário atravessar a Via Ferrata (Estrada de Ferro), paredões com cabos de escalada fixados por soldados italianos durante a II Guerra Mundial.

Leia também nosso post sobre 27 erros em caminhadas que você não quer cometer.


Você já fez alguma destes roteiros com mochilão nas costas? Qual já entrou na sua lista de próxima aventura? Participe nos comentários!

Não perca nenhuma oportunidade!

ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção