logo Melhores Destinos

Quais são os trens mais rápidos do mundo? Descubra em uma corrida virtual!

Bruna Scirea
10/04/2021 às 6:00

Quais são os trens mais rápidos do mundo? Descubra em uma corrida virtual!

Desde a inauguração do primeiro trem de alta velocidade do mundo, o Tokaido Shinkansen, em Tokyo, em 1964, os projetos das locomotivas ficaram cada vez mais focados em duas características: eficiência e, a mais importante, agilidade.

E embora a luta contra o tempo de descolamento seja comum a todos, é claro que há trens que são mais velozes do outros. Você saberia dizer qual é o que percorre a maior distância no menor tempo?

O site FleetLoggin organizou uma competição virtual dos 20 trens mais rápidos do mundo. Clique em “Start the race” para descobrir quem vence esta corrida:

Em primeiro lugar no ranking de velocidade está o Shangai Transrapid, que se desloca a uma velocidade máxima de 431 km/h – percorrendo uma distância de 30 quilômetros entre a estação de metrô Longyang Road e o Aeroporto Internacional de Pudong, em Xangai, na China, em apenas sete minutos e meio, com velocidade média aproximada de 240 km/h.

Transrapid Maglev de Shanghai (Foto: Wikimedia Commons)

No segundo lugar entre os trens mais rápidos do mundo estão o Blue Dolphin e o Golden Phoenix, que também operam na China. Eles percorrem a linha Fuxing, conectando 16 províncias a uma velocidade máxima de 350 km/h.

E medalha de bronze quando o assunto é velocidade ficou com quatro trens: o E320, no Reino Unido; o ES / E6 / H5 Shinkansen, no Japão; o Al Boraq, no Marrocos e o TVG, na França. Todos eles operam a uma velocidade de 320 km/h – no entanto, em testes, o FGV foi o que chegou uma velocidade máxima mais alta: de 574 km/h.


Já andou em algum destes trens? Participe nos comentários! Agradecemos à leitora Renata Jacomolski pela sugestão da matéria.

Não perca nenhuma oportunidade!

ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção