logo Melhores Destinos

Passeio de trem de Vitória a Minas oferece paisagens deslumbrantes da janela do vagão

Thayana Alvarenga
Thayana Alvarenga
29/07/2021 às 6:48

Passeio de trem de Vitória a Minas oferece paisagens deslumbrantes da janela do vagão

O trem de passageiros que liga os estados de Minas Gerais e o Espírito Santo é uma boa pedida a quem prefere fugir do trânsito e das curvas perigosas da BR-262, seja para aproveitar as praias capixabas, viajar a negócios ou apenas passear curtindo a vista esplendorosa no caminho entre as cidades. Confira a seguir como é o trajeto, por quais estações o trem passa, qual a duração, e tudo o que você precisa saber para adicionar esse passeio inesquecível ao seu roteiro de viagem!

Trem Vitória – Minas

A Estrada de Ferro Vitória Minas (EFVM) funciona desde 1907 e transporta anualmente mais de 1 milhão de passageiros. A rota conecta as capitais de Minas Gerais (Belo Horizonte) e Espírito Santo (Vitória) todos os dias, em um trajeto que leva 13 horas para ser cumprido. O percurso tem um total de 664 km sobre trilhos. Este meio de transporte é bastante procurado inclusive por quem vai fazer turismo nas pequenas cidades em que o trem para – vamos falar mais sobre as estações a seguir.

Como é o trem

O trem em que os passageiros viajam foi importado da Europa, substituindo o antigo desde 2014. Hoje são 56 vagões ao todo, sendo 10 na classe executiva e 30 na classe econômica. Os demais carros são destinados aos serviços de restaurante, lanchonete e gerador. Também há um vagão exclusivo destinado aos cadeirantes e pessoas com dificuldade de locomoção.

Há algumas diferenças entre as classes. Na econômica, por exemplo, os viajantes podem curtir as poltronas ergonômicas com acionamento mecânico, tomadas individuais nas paredes (muito úteis para carregar o celular, por exemplo) e monitores de vídeo. Na executiva a experiência melhora bastante, com poltronas mais largas e reclináveis com acionamento pneumático, som e iluminação individuais, sistema de som com opções de canais, apoio para pés e também tomadas individuais. Dá também para aproveitar o serviço de bordo com opções de café da manhã, almoço e jantar.

As 13 horas de viagem não parecem demorar tanto assim considerando a agradável vista que pode ser apreciada da janela. São paisagens lindas do nosso sudeste passando por rios, montanhas e matas nativas que enchem os olhos. No entanto, tem que estar com mente e corpo preparados para uma longa jornada.

Por quais estações ele passa?

Todos os dias, às 7h, um trem parte de Cariacica, na região metropolitana de Vitória (Espírito Santo) e chega a Belo Horizonte (Minas Gerais) por volta de 20h10. No sentido inverso, a saída da capital mineira está marcada para às 7h30, encerrando a viagem às 20h30 na cidade capixaba.

O percurso atualmente conta com 30 pontos de parada. É coisa rápida em cada uma, já que são apenas para embarque e desembarque de passageiros.

Confira abaixo as estações:

Preço das passagens

A passagem pode ser comprada para viagens na classe econômica ou na executiva. Na classe mais simples os valores começam em R$ 70, e na executiva esse preço aumenta para a partir de R$ 105, podendo variar com a data. Os assentos devem ser reservados com antecedência no próprio site.

Mudanças devido à pandemia

Seguindo as orientações de saúde pública devido à pandemia da Covid-19, algumas medidas de segurança foram adotadas e devem ser aceitas antes de realizar a compra da passagem no site.

Entre as novas regras, está a reserva de assentos disponível apenas com sete dias de antecedência ao dia da viagem, sendo que não será possível comprar para o mesmo dia nas bilheterias. A disponibilidade também foi reduzida para garantir o distanciamento social dentro do trem. As poltronas estão sinalizadas, sendo permitido o uso somente dos assentos liberados, garantindo um distanciamento seguro entre os viajantes.

Durante a viagem, a circulação interna de passageiros ficará restrita ao carro de sua poltrona e o carro restaurante não está funcionando no momento. Neste caso, o atendimento para pedidos de refeições será realizado em seu assento. Além disso, também está sendo permitido apenas uma mala e uma bolsa de uso pessoal por passageiro.

E, claro, o uso de máscara é obrigatório tanto nas estações como durante a viagem, sendo que a recomendação é de troca a cada duas horas. Todas as áreas contam com álcool em gel à disposição e os passageiros terão sua temperatura corporal aferida antes do embarque. Caso esteja superior a 37,8° o embarque não será autorizado.

Vale a pena?

O trem de passageiros é uma ótima pedida para quem quer pagar barato para chegar ao destino e ainda aproveitar as belíssimas paisagens no caminho. Ele passa por cidades históricas às margens do Rio Piracicaba e Rio Doce, o que torna a experiência ainda mais inesquecível. O trajeto completo demora cerca de 13 horas para ser finalizado, portanto se você quer ganhar tempo ir de avião certamente é a melhor opção. Hoje a única companhia com voos diretos entre Belo Horizonte e Vitória é a Azul, sendo que a rota leva apenas uma hora.

Mas se você não tem pressa e quer ter a vivência de cruzar dois estados sentindo da janela do vagão um pouco da história e observando muita natureza, essa viagem certamente merece estar no seu roteiro. Use e abuse das fotos para eternizar todas as lembranças.

E você, toparia passar 13 horas dentro de um vagão? Comente e participe!

Mais informações no site oficial!


E você, já fez essa viagem de trem entre MG e ES? Curtiu? Comente abaixo e divida as suas dicas!