Trem São Paulo – Campinas deve ter vagão-restaurante e “cabines que parecem de avião”
Trem São Paulo – Campinas deve ter vagão-restaurante e “cabines que parecem de avião”
Maio de 2031. Essa é a previsão para o início de operação do Trem Intercidades (TIC), que vai ligar São Paulo a Campinas. O primeiro trem de média velocidade do Brasil deve ser composto de 10 carros, de um único andar, com um vagão-restaurante.
Projeto antigo, de mais de 10 anos, o trem intercidades está finalmente saindo do papel. Em março, o consórcio com um grupo chinês e uma empresa brasileira venceu o leilão para construir e operar o trem que ligará as duas cidades, com uma parada em Jundiaí.
O Trem Intercidades (TIC) fará o percurso de 101 km em 64 minutos, com velocidade de até 140 km/h. Uma proposta inicial mostrava que o trem poderia contar com dois andares, mas tudo caminha para trens de um único pavimento, segundo Guilherme Martins, presidente da TIC Trens, em entrevista para a Revista Ferroviária.
Baixe o app do Melhores Destinos e não perca as melhores promoções de passagens aéreas e hotéis.
Projeto do Trem Intercidades entre São Paulo e Campinas
O projeto total engloba mais do que Trem Intermunicipal. Além do TIC, que vai partir da Estação Barra Funda em São Paulo até Campinas com uma parada em Jundiaí, haverá também o Trem Intermunicipal (TIM), entre Jundiaí e Campinas (e paradas em Louveira, Vinhedo e Valinhos), com 44 quilômetros de extensão e 33 minutos de trajeto, com o trem fazendo o percurso em uma velocidade máxima de 80 km/h. O projeto contempla ainda a concessão da Linha 7-Rubi da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).
De acordo com Guilherme Martins, as obras de revitalização da linha 7 e a construção das linhas do TIM e do TIC estão previstas para começar em maio de 2026. “Teremos a modernização das estações para receber trens de média velocidade e a revitalização total da via permanente; será uma linha nova”, afirmou sobre a Linha 7.
O presidente da TIC Trens falou também sobre a configuração dos modernos trens que vão futuramente chegar. Serão 15 trens de 10 carros para o TIC e 7 trens de 8 carros para o TIM, com “configurações completamente distintas”.
“O trem (do TIC) vai ter uma cabine como se fosse cabine de avião. Vai ter lugar pra colocar bicicleta, vai ter lugar pra colocar mala, vai ter carro com restaurante, com ar. Será um serviço diferente”, afirmou.
Sobre a composição dos modelos, Martins confirmou que provavelmente eles terão realmente apenas um andar – e não dois, como já foi ventilado anteriormente. “Se colocar um carro com dois níveis, vamos precisas de túnel e via permanente preparados para isso. Não descartamos essa possibilidade, mas a estratégia caminha para ter um trem de um pavimento só”.
O executivo disse ainda que o TIC Trens tem planos para construir edifícios garagem para os viajantes poderem deixar o seu carro em áreas adjacentes da estação e que a tarifa teto do TIC deve ser 64 reais, mas com a possibilidade de preços menores.
Assim que o projeto ser finalizado, os passageiros que precisam ir do interior para São Paulo (e vice-versa) vão ganhar um transporte muito mais rápido. Hoje em dia, o ônibus de Campinas para São Paulo pode demorar mais de 2 horas dependendo do trânsito. O que achou do projeto? Deixe seu comentário!