Trem capaz de ligar Rio a São Paulo em 25 minutos pode chegar ao Brasil em 2025
Trem capaz de ligar Rio a São Paulo em 25 minutos pode chegar ao Brasil em 2025
Que tal viajar do Rio a São Paulo em menos de 25 minutos? É o que promete o Hyperloop, um novo meio de transporte capaz de alcançar velocidades superiores a 1.000 km/h.
A tecnologia, projetada pelo bilionário sul-africano Elon Musk, fundador da Tesla e da Spacex, está em fase de implementação em alguns países. Segundo o presidente da Hyperloop Transportation Technologies, uma das empresas que está desenvolvendo o projeto pode chegar ao Brasil em 2025.
O que é o Hyperloop?
O Hyperloop é basicamente uma cápsula pressurizada que circula dentro de um tubo quase a vácuo. A ideia é reproduzir em solo as mesmas condições encontradas pelos aviões na altitude.
O transporte será feito por cápsulas que viajarão dentro de um tubo com baixa pressão atmosférica. No lugar de trilhos, há um sistema magnético, que fará as cápsulas “levitarem” dentro dos tubos.
Sem o atrito do vento ou dos trilhos, as cápsulas alcançariam velocidades que podem ultrapassar 1.000 km/h, com baixo consumo de energia. Para aproveitar a energia solar, o ideal é que o sistema não seja enterrado, como o metrô.
Uma viagem do Rio a São Paulo pelo Hyperloop, considerando as irregularidades do terreno, levaria menos de 25 minutos. Já o trajeto entre São Paulo e Campinas levaria cerca de seis minutos.
Os primeiros 5 km da linha do sistema hyperloop deverão estrear em 2021, nos Emirados Árabes, ligando Dubai a Abu Dhabi em 12 minutos. Outros projetos já estão sendo discutidos para outros países, como Indonésia e Índia.
Viabilidade do Hyperloop no Brasil
“O Brasil deve figurar na segunda leva de investimentos, prevista para daqui a cinco anos”, afirma Dirk Ahlborn, fundador e chairman da companhia, que virá ao Brasil, em março, para participar de um evento de tecnologia. As obras do primeiro empreendimento da Hyperloop TT começam este ano, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes.
Neste momento, o executivo trabalha para viabilizar parcerias com a iniciativa privada e tornar realidade o projeto no país. De acordo com Ahlborn, o mais provável é que o Hyperloop seja financiado por empresas, e não pelo governo.
A Hyperloop TT tentou iniciar conversas com governos estaduais, mas elas não avançaram. Há dois anos, a companhia esteve próxima de construir um centro de inovação em Belo Horizonte, mas os planos não foram a frente por falta de recursos públicos.
Outro obstáculo para a implementação do projeto é a legislação brasileira. É necessário haver uma regulamentação específica para este modal de transporte. Segundo Ahlborn, a empresa vem conversando com o Governo Federal e espera alguma resposta ainda este ano.
Apesar de ser atrativa, a rota entre São Paulo e Rio de Janeiro não deve ser a primeira a receber o Hyperloop. O mais provável é que um trecho mais curto, como o entre a capital paulista e Campinas, por exemplo, seja viabilizado antes.
Já ouvimos essa história antes, e você? Será que agora vai?
Com informações da Exame