logo Melhores Destinos

Trem ou avião? Conheça algumas viagens ferroviárias mais rápidas do que voos na Europa

Rafael Castilho
Rafael Castilho
01/03/2021 às 15:25

Trem ou avião? Conheça algumas viagens ferroviárias mais rápidas do que voos na Europa

O avião é a ligação mais rápida entre duas cidades, certo? Nem sempre! Se levarmos o tempo de deslocamento até o aeroporto, check-in, desembarque, espera pelo voo, atrasos frequentes, e muitos outros percalços, a viagem de avião pode ser bem desvantajosa. Lembrando ainda que a maioria dos aeroportos está localizada fora das cidades. Viajar de trem na Europa é alternativa e uma boa pedida. Conheça algumas destas viagens ferroviárias que são bem mais rápidas do que uma conexão aérea.

Bruxelas – Paris

São mais de 30 ligações ferroviárias por dia entre estas duas capitais europeias. A viagem de trem rápido TGV dura menos de 1h30. O voo é, claro, mais curto com aproximadamente 55 minutos, mas acrescente aí o tempo de deslocamento, embarque, chegada, e muitos outros fatores e verá que o trem pode ser mais vantajoso!

Estação de Paris

Londres – Bruxelas

Uma viagem no trem Eurostar dura cerca de duas horas. Com certeza o voo entre as duas cidades é bem mais rápido, certo? Entretanto, se você aterrizar no aeroporto de Heathrow só o caminho até o centro londrino leva quase 1 hora. Se você chegar no Aeroporto de Luton, onde operam algumas low cost, o tempo gasto pode chegar a 2 horas.

Amsterdã – Bruxelas

A ligação de trem entre as capitais da Holanda e da Bélgica leva cerca 2 horas, um pouco menos do tempo que levaria uma viagem de carro pelos 230 km que separam as cidades. De avião o voo é curto, mas leve em conta a distância dos aeroportos até o centro das capitais. Em Amsterdã a viagem do aeroporto de Schiphol até o centro leva cerca de 15 minutos e em Bruxelas cerca de 20 minutos do aeroporto de Zaventem até a Gare Centrale.

Estação de Amsterdã

Lyon – Bruxelas

É possível ir de trem de Bruxelas a Lyon. A viagem dura cerca de 3h30. Se optar por viajar de avião, além de pagar mais caro, o tempo será maior com os deslocamentos e conexões.

Paris – Londres

Esta é a viagem ferroviária mais popular e conhecida da Europa. A ligação do Eurostar, parte feita de forma subterrânea pelo Canal da Mancha, dura cerca de 2 horas. Para se ter uma ideia, somente a ligação de metrô entre os principais aeroportos de Londres e de Paris até o centro dura cerca de 1 hora. E não esqueça que os atrasos nos voos são bem mais frequentes que nos trens.

Estação de Paris

Sevilha – Madri

Precisa viajar entre a capital espanhola e a principal cidade do sul da Espanha? Opte pelo trem AVE da Renfe. A opção em alta velocidade conecta as duas cidades em 2h30.

Madri – Barcelona

As principais cidades da Espanha, Madri e Barcelona, são conectadas por trem rápido. Em alta velocidade é possível sair da estação Madrid Puerta de Atocha e chegar a Barcelona-Sants em apenas 2h30. Somente o voo entre as duas cidades, sem contar os outros tempos gastos no aeroporto, leva cerca de 1 hora.

Estação de Madri

Frankfurt – Bruxelas

A capital belga volta a aparecer na lista das viagens de trem mais rápidas do que avião na Europa. Se optar pela viagem em alta velocidade, o Thalys, 3 horas serão suficientes para viajar entre estes dois destinos europeus. Além dos turistas e viajantes, esta é uma rota popular na Europa, pois liga Bruxelas, a capital da União Europeia, a um dos mais importantes centros financeiros da Europa, a cidade de Frankfurt.

Roma – Milão

Conecte as duas principais cidades italianas em trens de alta velocidade operados pela Trenitalia. A viagem dura menos de três horas. A grande vantagem é que as estações estão bem localizadas, no centro das duas cidades. Se optar viajar de avião, os principais aeroportos Fiumicino (Roma) e Malpensa (Milão) ficam longe da cidade. Roma ainda tem o centralizado aeroporto de Ciampino, mais utilizado pelas companhia low cost.

Estação de Roma

Dusseldorf – Amsterdã

Em pouco mais de duas horas, poderá viajar de trem da Alemanha para a Holanda. Os trens para Amsterdã ainda têm a vantagem de chegarem e partirem da Estação Central, bem no centro da capital holandesa e perto das  principais atrações turísticas.

Paris – Frankfurt

Que tal conectar Paris e Frankfurt de trem? A viagem dura menos de quatro horas, bem menos do que você gastaria de tempo para ir e sair dos aeroportos. A ligação entre as duas cidades é feita diariamente por trens. Outra ligação vantajosa entre a França e a Alemanha é a viagem entre Stuttgart e Paris. De trem dá uma economia de 1h30 de tempo.

Berlim – Praga

Em cerca de 4h30 você poderá viajar de trem entre Berlim e Praga. Em Praga, existem duas estações que ficam no centro com ótima ligação com o transporte público da cidade. O aeroporto de Praga fica a mais de 30 minutos da cidade. Já o novo aeroporto de Berlim está a 18 km do centro.

Estação de Praga

Marselha – Paris

Se levarmos em conta todo o tempo gasto no aeroporto (percurso para ir e sair, check-in, embarque, desembarque, tempo de espera, etc.) a viagem em trem rápido de Marselha até Paris é duas horas mais rápida do que a de avião. Lembrando que a ligação entre duas cidades praticamente corta a França inteira de sul a norte.

Florença – Roma

A melhor opção de viajar entre as duas cidades é de trem, assim como vaias outras ligações na Itália. Com o Trenitalia, é possível percorrer o percurso entre Florença e Roma em apenas 1h30. O trem também é vantajoso em relação ao avião em viagens partindo da capital italiana para Pisa e Nápoles.

Veja também:

10 erros que brasileiros cometem em uma primeira viagem de trem na Europa