logo Melhores Destinos

Primeiro trem de luxo do Oriente Médio, Sonho do Deserto entra em operação no ano que vem

Carol Dalla Vecchia
11/02/2025 às 8:52

Primeiro trem de luxo do Oriente Médio, Sonho do Deserto entra em operação no ano que vem

Já imaginou cruzar as paisagens do deserto num trem luxuoso e confortável? Em breve isso será possível! A empresa ferroviária estatal da Arábia Saudita (SAR, na sigla em inglês) pretende pôr nos trilhos o primeiro trem de luxo do Oriente Médio até o segundo semestre de 2026. Confira o que sabemos sobre o projeto!

Fique por dentro das novidades e promoções de viagens com o aplicativo do Melhores Destinos. Instale e ative as notificações!

Primeiro trem de luxo do Oriente Médio

Chamado de Dream of the Desert (“Sonho do Deserto” em português), o trem é um projeto da SAR em parceria com a empresa estatal italiana Arsenale Group, especializada em experiências de luxo. Com previsão para rodar a partir do outono de 2026 (meados de setembro e outubro), esse será o primeiro trem cinco estrelas do Oriente Médio.

Arábia Saudita terá o primeiro trem de luxo do Oriente Médio em 2026

Imagem: Cortesia de Arsenale S.p.a/SAR

O trem partirá da capital, Riad, e percorrerá 1.300 quilômetros até Qurayyat, uma cidade próxima à fronteira norte da Jordânia. Apesar de a SAR ainda não ter dado detalhes sobre variáveis da rota, a empresa mencionou a possibilidade de o trem fazer paradas em AlQassim, Hail e AlJouf, os que seriam viagens de uma duas ou mais noites.

Além da viagem de trem, a empresa também oferecerá programas culturais e itinerários de passeios exclusivos aos passageiros numa parceria com o Ministério da Cultura da Arábia Saudita. Por enquanto, não sabemos detalhes de como e para quais atrações serão esses passeios. Assim que tivermos novidades, contamos aqui, tá bom?

Veja um pouco dos destinos no vídeo promocional:

Na última semana, a estatal da Arábia Saudita divulgou as primeiras imagens do projeto dos vagões. Quem assina o design é a arquiteta libanesa Aline Asmar d’Amman, responsável pelo interior do Le Jules Verne, o restaurante da Torre Eiffel.

A decoração faz referência à cultura e tradições árabes, com o foco em paisagens desérticas. Há muitos tons de dourado e bege contrastando com cores escuras e acessórios cromados. A estética traz elementos do estilo Art Déco, mas, ao invés dos costumeiros ornamentos em arco, os vagões terão padrões que remetem aos monumentos de Alula e do sítio arqueológico de Madaim Salé, importantes destinos do país.

Arábia Saudita terá o primeiro trem de luxo do Oriente Médio em 2026

Imagem: Cortesia de Arsenale S.p.a/SAR

Alguns vagões serão como salas de estar, inspirados nos majlis, salas de hóspedes tradicionais em países islâmicos. Já os quartos serão mais requintados e realçarão o estilo Art Déco, com tapeçaria, cortinas e cabeceiras em verde-esmeralda. Algumas decorações em madeira serão esculpidas à mão.

No vagão-restaurante, as mesas ficarão ao lado de amplas janelas panorâmicas. Quanto ao menu, a única informação divulgada pela SAR é que os pratos serão selecionados por chefs locais e internacionais.

Arábia Saudita terá o primeiro trem de luxo do Oriente Médio em 2026

Imagem: Cortesia de Arsenale S.p.a/SAR

Na locomotiva do Dream of the Desert, serão 14 vagões com 34 suítes de luxo. Ainda não sabemos quantas pessoas poderão viajar em cada cabine, mas é provável que serão quartos para duas pessoas, como acontece em outros trens dessa categoria. Outra informação ainda não divulgada são possíveis valores dos bilhetes.

Turismo saudita em ascensão

Até pouco tempo atrás, a Arábia Saudita era fechada para turistas. Apenas peregrinos muçulmanos podiam solicitar entrada no país, a fim de testemunhar a Caaba em Meca e orar em Medina.

Em 2019, com a ascensão do príncipe Mohammed bin Salman, o país lançou um plano para diversificar a economia, abrindo a Arábia Saudita para turistas e investindo na criação de resorts e atrações.

Arábia Saudita terá o primeiro trem de luxo do Oriente Médio em 2026

Madain Saleh é uma das atrações da Arábia Saudita Foto: Ali Lajami/Wikimedia Commons

O projeto do Dream of the Desert é parte dessas ações. Para tirá-lo do papel, a estatal da Arábia Saudita (SAR) e o Arsenale Group fecharam um acordo de 200 milhões de riais sauditas (cerca de 53,3 milhões de dólares ou 308,5 milhões de reais).

A parceria com a Arsenale é providencial, pois garante ao trem do Oriente Médio o mesmo padrão de luxo e conforto dos trens da linha Expresso do Oriente. Isso porque a Arsenale é a empresa à frente do Expresso do Oriente La Dolce Vita, que fará diferentes rotas por destinos da Itália a partir de abril de 2025 — outra rota que vale a pena conhecer!

Leia também:
Viagens de trem de passageiros: veja os principais trechos que devem sair do papel nos próximos anos
Pesquisa aponta as 15 viagens de trem mais incríveis do mundo – um delas no Brasil!
Dubai! Um guia completo para sua viagem!


Com os novos Expressos do Oriente, e agora o Dream of the Desert, as viagens de trem de luxo estão com tudo! Você curte esse tipo de passeio, ou prefere usar o trem apenas como meio de transporte?

Não perca nenhuma oportunidade!
ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
tela do app do melhores destinos
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção