logo Melhores Destinos

Novo Trem Intercidades entre São Paulo e Campinas deve ter vagões com 2 andares

Daniel Akstein Batista
08/08/2022 às 18:11

Novo Trem Intercidades entre São Paulo e Campinas deve ter vagões com 2 andares

O projeto do Trem Intercidades, que vai ligar as cidades de São Paulo e Campinas, ainda não saiu do papel, mas as negociações para que o edital e o leilão aconteçam ainda este ano seguem firmes. E a ideia é que o trajeto seja realizado por um moderno veículo de dois andares.

O trem ‘double decker’, ou ‘bilevel’, como também é chamado, é uma das alternativas para que não seja preciso mexer nas plataformas das estações, segundo o site Metrô CPTM. Um veículo de apenas um andar que levaria 1.200 pessoas em 12 vagões exigiria plataformas de 300 metros de comprimento, uma medida maior do que a encontrada hoje nas estações da CPTM – os trens de 8 vagões têm cerca de 170 metros. Já o ‘double decker’, com 150 metros de comprimento, tem capacidade para 860 passageiros.

A sugestão para o uso do trem de 2 andares foi feita ainda em 2019. Segundo a Secretaria de Transportes Metropolitanos, realmente o trem desse porte é um dos apresentados no projeto, mas o veículo só será definido pela concessionária vencedora do leilão após o resultado.

“O edital da primeira etapa do Trem Intercidades (TIC) está em processo final de modelagem. Para a publicação é necessária a finalização de convênios com o governo federal no processo de segregação de vias com a MRS Logística (concessionária que administra a malha ferroviária federal). Esses convênios foram assinados no dia 29 (de julho). O valor atualizado de investimentos é de R$ 10,2 bilhões e o leilão deverá ser realizado entre 100 e 120 dias após a publicação do edital”, diz a nota da Secretaria de Transportes Metropolitanos.

É esperado que o governo do Estado lance o edital agora em agosto, com o leilão para novembro / dezembro.

A concessão terá prazo de 30 anos, a começar 11 meses depois da assinatura do contrato. Se tudo ocorrer bem, o Trem Intercidades deve começar a operar apenas em 2030. A previsão é que a nova concessionária gaste cerca de R$ 1,8 bilhão apenas com a compra de trens.

Exemplo de um trem de 2 andares, da Caltrain, que deve ser usado nos Estados Unidos

Viagem de São Paulo a Campinas em 64 minutos

O serviço expresso do trem que sairá da estação Palmeiras/Barra Funda, em São Paulo, fará apenas uma parada em Jundiaí antes de chegar na antiga estação central de Campinas.

O tempo estimado da viagem total é de pouco mais de 1 hora e o valor estimado da passagem, hoje, seria em torno de R$ 60 – daqui oito anos, no entanto, esse preço poderá estar bem diferente.

Serão 101 km de extensão, ligando a capital paulista a Campinas, com construção e operação dos serviços do trem, manutenção e obras na Linha 7-Rubi da CPTM, até Jundiaí – linha que já liga São Paulo (Estação do Brás) a Jundiaí – dependendo do dia e horário, essa viagem pode demorar mais de 2 horas.

*com informações do site Metrô CPTM


Será que esse trem finalmente vai sair do papel? Sinceramente, eu, que sou de Jundiaí, tenho lá minhas dúvidas: faz muito tempo que se fala nisso. Mas torço para que tudo dê certo, afinal, será mais uma ótima opção de transporte.

Não perca nenhuma oportunidade!
ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
tela do app do melhores destinos
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção