logo Melhores Destinos

Adeus, trens a diesel! Alemanha lançará trem movido a hidrogênio até 2024

Wendell Oliveira
25/11/2020 às 20:00

Adeus, trens a diesel! Alemanha lançará trem movido a hidrogênio até 2024

Planejando viajar de trem pela Europa? Suas férias podem ser mais verdes! A operadora ferroviária alemã Deutsche Bahn anunciou um novo trem movido a hidrogênio até 2024, com capacidade para percorrer mais de 600 quilômetros e reduzir as emissões de CO2. A proposta é reduzir o consumo de combustível fóssil a zero e ser uma empresa carbono neutro, eliminando os trens a diesel até 2050.

Leia também:
Trem na Europa: dicas para aproveitar gastando pouco!
Viajar de trem-bala: velocidade, preço das passagens e destinos pelo mundo

Trem movido a hidrogênio reduzirá emissões de CO2

Batizado de Mireo Plus H, o trem movido a hidrogênio percorrerá três cidades do estado alemão de Baden-Württemberg, substituindo uma unidade convencional a diesel que circula na rota. De acordo com a Deutsche Bahn, o novo modelo reduzirá a emissão de cerca de 330 toneladas de CO2 por ano. Inicialmente, o trem a hidrogênio será capaz de rodar 600 km antes de precisar ser reabastecido, o equivalente à distância entre Londres e Edimburgo, com velocidade máxima de 160 km/h.

Alemanha lançará trem movido a hidrogênio

Interior do Mireo Plus H, trem movido a hidrogênio da Deutsche Bahn

O trem será equipado com uma célula de combustível e uma bateria de íon-lítio, podendo ser recarregado em apenas 15 minutos. A Siemens Mobility afirma que os custos do ciclo de vida do trem poderiam ser mantidos baixos graças aos baixos custos de serviço e manutenção. Confira as especificações do projeto:

  • Raio de operação: 600 km (1.000 km para o modelo com 3 vagões);
  • Propulsão: célula de combustível e uma bateria de íon-lítio;
  • Velocidade máxima: 160 km/h;
  • Potência: 1.7 MW;
  • Aceleração:  1.1 m/s²

De acordo com Sabina Jeschke, Chefe de Digitalização e Tecnologia da Deutsche Bahn, “Este projeto é mais uma prova de que a Deutsche Bahn não é apenas uma empresa de mobilidade, mas também uma empresa de tecnologia. O fato de estarmos fabricando o hidrogênio localmente com eletricidade verde e estarmos reabastecendo o trem tão rapidamente quanto um trem a diesel demonstra que a transição para o transporte ecologicamente correto é possível.”

“Temos que reduzir nosso uso de combustíveis fósseis a zero. É a única maneira que a Deutsche Bahn pode se tornar uma empresa carbono neutro até 2050. Não estaremos operando um único veículo movido a diesel convencional até lá”.

Por que hidrogênio?

“As unidades de hidrogênio são uma forma avançada de propulsão livre de emissões, o que ajudará a descarbonizar o transporte ferroviário, uma contribuição significativa para atingir nossas metas climáticas”, disse Michael Peter, CEO da Siemens Mobility, em comunicado.

Na propulsão do hidrogênio, a reação do hidrogênio e do oxigênio gera energia elétrica e, como produto residual, água. O hidrogênio será gerado por eletrólise em um posto de abastecimento móvel, onde a água é dividida em hidrogênio e oxigênio. O hidrogênio então será comprimido e armazenado em um depósito.

Os testes do trem com motor a hidrogênio começarão em 2024. Cerca de 120.000 km de viagens ferroviárias já estão programadas durante a fase de testes.

O futuro do transporte na Europa

A Deutsche Bahn opera cerca de 1.300 trens a diesel em serviços regionais. Cerca de 40% de sua rede ferroviária de 33 mil quilômetros ainda não foi eletrificada. A empresa planeja eliminar os trens a diesel de sua rede até 2050.

Recentemente, o Reino Unido também anunciou que pretende banir a venda de carros movidos a gasolina e diesel até 2030. A decisão seria parte de uma “revolução industrial verde”, que poderia criar até 250.000 empregos nos setores de energia, transporte e tecnologia.

Ao que parece, o futuro da Europa é verde.

Com informações do AFAR e The Independent


E você, o que acha dessas mudanças? Deixe seu comentário!

Não perca nenhuma oportunidade!

ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção