logo Melhores Destinos

Trem da República: como é o passeio de trem em Itu e Salto, no interior de São Paulo

Carol Dalla Vecchia
22/06/2025 às 10:00

Trem da República: como é o passeio de trem em Itu e Salto, no interior de São Paulo

As promoções do Melhores Destinos no seu WhatsApp

Entrar

Que tal fazer um passeio de trem pertinho de São Paulo? O Trem da República, antigo Trem Republicano, é uma atração que faz o trajeto entre Itu e Salto, duas cidades no interior do estado, a cerca de 100 quilômetros da capital. O Melhores Destinos foi conhecer essa viagem, que tem intervenções artísticas, várias curiosidades sobre trens e bastante apelo histórico. Neste post, te contamos como é a experiência em detalhes. Vem ver!

Que tal fazer o passeio do Trem da República com desconto? Clique aqui para acessar o site oficial do trem e ganhe 5% com o cupom MDESTINOS05.

trem republicano

Fotos: Adonai Arruda Filho/Divulgação

O Trem da República, antigo Trem Republicano

O Trem da República (Trem Republicano) é um passeio que acontece entre Itu e Salto, operado pela Serra Verde Express, a mesma empresa que conduz o icônico passeio de trem de Curitiba a Morretes. Em aproximadamente 45 minutos, a locomotiva percorre os 7,6 quilômetros pela área rural das duas cidades no interior de São Paulo.

Durante a viagem, os guias nos vagões compartilham informações sobre estradas de ferro, trens e sobre a Proclamação da República. A ferrovia original, inaugurada em 1873, apenas um dia antes da Convenção de Itu, facilitou o transporte dos representantes políticos à cidade para a assinatura dos documentos que deram origem ao Partido Republicano Paulista, crucial para a futura Proclamação da República no Brasil.

trem republicano

Fotos: Adonai Arruda Filho/Divulgação

Após um período de desativação, o trecho de trem Itu-Salto foi reativado em 2020 com o nome “Trem Republicano”. Em setembro de 2024, o nome foi alterado para “Trem da República”, visando reforçar a conexão do passeio com a história da República em Itu.

Assim como o outro trajeto de trem operado pela Serra Verde Express, o passeio do Trem da República costuma ser vendido em pacotes que incluem o almoço e outras atividades nas cidades do interior. A seguir, conto um pouco mais sobre os vagões, os preços e como foi minha experiência no trem de Itu e Salto.

Trem Republicano — Ingresso

Os bilhetes para o passeio de trem Itu-Salto podem ser adquiridos diretamente no site do Trem da República (clique aqui), pessoalmente nas estações ferroviárias das duas cidades, ou ainda pelo WhatsApp (11) 4013-1319.

É possível comprar os bilhetes no dia do passeio, porém, vale a pena reservá-lo com, pelo menos, sete dias de antecedência – principalmente se você desejar viajar em algum vagão específico. A composição do Trem da República é relativamente pequena, tendo apenas quatro vagões. Além disso, é comum que haja excursões aos finais de semana, o que faz com que alguns vagões lotem depressa. Eu falo mais sobre os preços e os pacotes mais abaixo, no tópico Valor do Trem Republicano (clique para ir direto ao assunto).

Trem da República com desconto
Exclusivo do Melhores Destinos, o cupom de desconto do Trem da República MDESTINOS05 garante 5% de economia na compra de ingressos e pacotes. Basta adicionar o cupom na área indicada na página de finalização do pedido do site oficial (antes do pagamento). Compre seu ingresso aqui.

trem republicano de salto

Fotos: Carol Dalla Vecchia/Melhores Destinos

Classes de vagões do Trem da República

O passeio de trem em Itu pode ser feito em três tipos de vagão: a categoria Turística, a Boutique e a Panorâmica. Cada uma dessas classes tem comodidades distintas, seja na estética do vagão, no conforto das poltronas ou no serviço de bordo oferecido.

Os dois vagões da Categoria Turística, batizados em Itu de ‘Prudente de Morais’ e ‘Dona Olímpia’, são os mais tradicionais das viagens da Serra Verde Express. Eles têm duas fileiras de poltronas duplas estofadas e janelas amplas, que normalmente vão abertas, já que não há ar-condicionado. Os bilhetes dessa categoria incluem o acompanhamento de um guia turístico, um lanche a bordo e uma bebida (uma água ou um refrigerante).

valor do trem republicano itu

Classe Turística Fotos: Serra Verde Express/Divulgação

Categoria Boutique tem apenas um vagão, batizado de ‘Anselmo Duarte’, e é a mais requintada do comboio. A estética é mais elegante, com sofás no lugar das poltronas, janelas e ar-condicionado. Uma coisa legal é que esse vagão tem uma varanda, onde você pode ter uma visão mais ampla do passeio, ter mais contato com a natureza e tirar belas fotos.

valor do trem republicano itu

Categoria Boutique Fotos: Serra Verde Express/Divulgação

O passeio no vagão Boutique é feito com a companhia de um guia turístico e os bilhetes incluem lanche e bebidas à vontade (água, cerveja, suco e refrigerantes). Além disso, a categoria é pet-friendly e está realmente aberta a várias espécies — eu viajei ao junto de dois cachorrinhos, mas a monitora contou que já viajou com gatos e coelhos.

valor do trem republicano itu

Fotos: Carol Dalla Vecchia/Melhores Destinos

Por fim, a Categoria Panorâmica, chamada de ‘Michel Temer’, é o vagão mais econômico do Trem da República. Sem poltronas ou janelas de vidro, o comboio foi criado com a intenção de transportar ciclistas e suas bicicletas entre Itu e Salto, por isso ele é todo aberto e conta com banquetas altas e mesas no estilo bistrô. O serviço de bordo inclui apenas uma garrafa de água por passageiro e, por ser uma categoria promocional, os bilhetes para ela são vendidos apenas pelo telefone, WhatsApp ou na estação ferroviária. Para levar sua bike, é preciso combinar o transporte com antecedência e paga-se R$ 30.

valor do trem republicano itu

Fotos: Serra Verde Express/Divulgação

Leia também: 
Passeios de trem em São Paulo: 7 opções para curtir um passeio sobre os trilhos

Como é passeio de trem de Itu até Salto

À convite da Serra Verde Express, fui conhecer a experiência do Trem da República, num roteiro semelhante ao dos pacotes completos, que partem de São Paulo e Jundiaí. Meu passeio teve algumas diferenças: por morar na região, não precisei do transfer e fiz o caminho “ao contrário”, com o passeio de trem de manhã e as outras atrações à tarde.

Meu trem saía de Salto às 11h, cheguei à estação uma hora antes da partida e o local estava desértico. Como a composição é pequena e os bilhetes são normalmente comprados com antecedência, a maioria dos viajantes e excursões chega pouco antes do embarque, que acontece 15 minutos antes da viagem.

Mesmo assim, achei que valeu a pena chegar cedo, pois pude assistir o trem trocando seu sentido. Logo que chega a Salto, a locomotiva precisa se desprender do primeiro vagão e prender-se ao último, a fim de tracionar a composição no sentido contrário, em direção a Itu. É uma manobra interessante de assistir!

Além disso, também aproveitei o tempinho a mais para tomar um café no Restaurante Stazione. Fui muito bem atendida e escolhi o básico cappuccino com uma cestinha de mini pães de queijo; ambos estavam quentinhos e saborosos. Outra coisa que você pode fazer na estação ferroviária de Salto é curtir um cineminha, onde é exibido um trecho do filme O Pagador de Promessas, dirigido pelo saltense Anselmo Duarte e único longa-metragem brasileiro a ganhar o prêmio Palma de Ouro do Festival de Cinema de Cannes.

passeio de trem itu

Fotos: Carol Dalla Vecchia/Melhores Destinos

Como eu estava fazendo o passeio a convite da Serra Verde Express, precisei ir até a bilheteria para imprimir meu bilhete. Mas quem faz a compra pelo site ou WhatsApp recebe o voucher digital e pode embarcar sem necessidade de impressão.

Minha viagem aconteceu no vagão Anselmo Duarte, da categoria Boutique. E eu curti a experiência nessa categoria e, no calor do interior paulista, alguns de seus diferenciais são as bebidas à vontade e o ar-condicionado. Os sofás eram confortáveis e as janelas tinham uma boa visibilidade, mas a grande vantagem do vagão foi acompanhar alguns cenários da varanda, que é espaçosa e permite ter uma visão completa de qualquer ponto do passeio.

trem republicano de itu

Fotos: Carol Dalla Vecchia/Melhores Destinos

Logo que o trem começa a rodar, recebemos nosso lanchinho do serviço de bordo, que consistia num combo de amendoim e bolachas doces e salgadas. Não é nada muito elaborado, mas foi mais do que suficiente para uma viagem de uma hora seguida de almoço.

Para acompanhar, havia água mineral, suco de uva de latinha, refrigerantes (Coca-cola e Kuat) e cerveja Eisenbahn. Lembrando que a categoria Turística serve apenas o lanchinho e uma bebida por pessoa e a Panorâmica serve só uma água para cada passageiro.

trem republicano de itu

Fotos: Carol Dalla Vecchia/Melhores Destinos

Quem já fez o passeio de trem de Curitiba a Morretes certamente vai tecer comparações com o Trem Republicano de Itu — no meu caso, pelo menos, foi assim. Porém, esse paralelo é inviável, visto que as semelhanças entre as duas viagens se limitam à empresa operadora e o meio de transporte.

O passeio paranaense tem três horas a mais e conta com as paisagens deslumbrantes da Serra do Mar como pano de fundo. Nos vagões, a vista é complementada por curiosidades sobre o Estado do Paraná e a construção da ferrovia. O Trem da República, por outro lado, não tem vistas tão exuberantes e compensa essa falta com interações dentro dos vagões. A viagem é mais curta, passando pela zona rural das cidades, num caminho paralelo ao da estrada de ferro onde são transportadas mercadorias agrícolas até o porto de Santos.

trem republicano

Fotos: Carol Dalla Vecchia/Melhores Destinos

A proximidade dos trilhos do trem comercial é uma questão muito interessante para o passeio. Isso porque a guia do meu vagão, Vittoria, falou bastante sobre como é o funcionamento da locomotiva, explicou termos como ‘bitola’ e ‘madrinha’ e disse como são presos os vagões. O assunto “trens” rende bastante e até eu, que não me considero uma ferro-fã, me peguei interessada nos detalhes sobre o funcionamento da composição.

A esse respeito, um dos pontos altos do passeio é quando chegamos a Itu e a locomotiva precisa trocar outra vez de sentido. Diferentemente da troca em Salto, a manobra da estação ituana é feita na rotunda (ou girador), uma plataforma que vira a locomotiva. Os maquinistas do dia, Genésio e Galvão, são muito habilidosos, pois o restante do caminho é feito de ré!

trem da república de itu

Fotos: Carol Dalla Vecchia/Melhores Destinos

Outro elemento que diferencia o Trem da República é a sua temática histórica. Em alguns pontos da viagem, acontecem intervenções de artistas vestidos a caráter, representando uma espécie de viagem no tempo.

A primeira delas acontece antes mesmo do trem partir, quando um jornaleiro anuncia a chegada dos republicanos para a Convenção de Itu de 1873. Fora isso, um dos momentos mais divertidos da viagem é quando o casal de época Eliza e Harley fazem um show contando fofocas da Convenção e cantando algumas músicas. Não falarei mais detalhes para não estragar a experiência!

O desembarque em Itu acontece sem complicações. Apesar de a plataforma ser relativamente pequena, a composição também não é comprida e todos os vagões são liberados ao mesmo tempo.

O meu pacote incluía o almoço (bebidas e sobremesas pagas à parte) que acontece ali mesmo, no restaurante da estação. Pessoalmente, acho a estação saltense mais charmosa, mas também curti a disposição das mesas do Restaurante Stazione de Itu, uma vez que elas ficam quase na plataforma, ao lado do trem estacionado.

Fora a ambientação interessante, o meu prato de parmegiana de filé mignon estava muito bem servido, ostentando um bife suculento, com no mínimo 300 gramas, além do arroz e das fritas. (Acabei até levando para casa, para o almoço do dia seguinte).

trem da república de itu

Fotos: Carol Dalla Vecchia/Melhores Destinos

As atrações de Itu e Salto

Como mencionado, o meu roteiro era semelhante ao dos pacotes completos, que incluem o tour pelo centro histórico de Itu, Museu Republicano, Complexo da Cachoeira e Parque Rocha Moutonnée — este último foi o único que não estava no meu itinerário, mas pude conhecê-lo em outra oportunidade, que contei no post sobre como é conhecer dinossauros no Parque da Rocha Moutonnée.

Logo após meu almoço, me encontrei com a guia Luciana e fomos de carro até a Praça Dom Pedro I, em Itu, onde começamos o tour a pé pelo casario e igrejas centenárias. Eu conheço bem o centro da cidade, mas foi uma experiência muito legal andar por lá acompanhada de uma guia.

Por trabalhar há vários anos nessa área, ela conhecia detalhes interessantíssimos de edifícios como a Casa Imperial, a Fábrica São Luiz, a Igreja de Nossa Senhora da Candelária, a Igreja de Bom Jesus (com destaque para a bela sacristia) e muitos outros.

No meio da caminhada, entramos no Museu Republicano, instalado no casarão onde aconteceu a Convenção de Itu de 18 de abril de 1873. Durante a visita, a guia pontua os itens que melhor ilustram o evento que impulsionaria a Proclamação da República, em 1889. É um museu que tem tudo a ver com o passeio de trem, já que esse trecho dos trilhos foi inaugurado justamente para levar os republicanos até Itu.

passeio de trem em itu

Fotos: Carol Dalla Vecchia/Melhores Destinos

O passeio segue a pé até a Praça da Independência, onde há uma feira de artesanatos e o Convento de Nossa Senhora do Carmo, cujo destaque é o forro de madeira da capela-mor, pintado pelo Frei Jesuíno do Monte Carmelo. Inclusive, aqui vai uma curiosidade: no século XIX, Itu era conhecida como “Roma brasileira” devido ao grande número de igrejas no centro da cidade. O apelido é um tanto exagerado, mas nesse passeio entramos em pelo menos três igrejas próximas e entendemos um pouco da origem dele.

passeio de trem em itu

Após a caminhada pelo centro de Itu, retornamos a Salto para conhecer o Complexo da Cachoeira. Construído ao redor do Rio Tietê, na altura da Cachoeira do Ytu-Guaçu (ou do “Salto Grande”), o complexo fica na área onde a cidade foi fundada. Por isso, o parque tem estátuas sobre a história da região, com foco nos povos indígenas, nas expedições das bandeiras e na industrialização — esta última bem representada pelo edifício da histórica Fábrica de Tecidos Brasital SA., coladinha do parque.

trem republicano de salto

Fotos: Carol Dalla Vecchia/Melhores Destinos

O parque da cachoeira tem ainda uma vertiginosa ponte pênsil e uma ponte estaiada que nos encaminham para o Parque Natural Ilha da Usina. A ilha artificial foi criada na década de 1920, durante a construção da Hidrelétrica de Porto Goés. Hoje, ela rende uma caminhada entre as árvores e os animais da região (sim, há saguis “sem-vergonha”), que vão até um mirante e um jardim japonês.

Conhecer o Complexo da Cachoeira com a presença de um guia vale muito a pena. Eu já estive no parque várias vezes e conheço bem a história da cidade, mas não há muitas placas explicando esses pontos para quem vem de fora. Com minha guia Luciana, senti que o passeio foi mais dinâmico e contextualizado.

O Complexo da Cachoeira fica a 15 minutos de caminhada da estação de trem de Salto, e pode ser combinado com outras atrações, como o Museu de Salto e o Mirante da Ponte Estaiada. Um pouco mais distantes, mas a menos de 10 minutos de carro, há ainda o Parque Rocha Moutonnée e o Monumento à Padroeira Nossa Senhora do Monte Serrat. Se você estiver fazendo um roteiro por conta, essas atrações saltenses podem integrar o seu passeio.

parque da rocha moutonnée fotos

Fotos: Carol Dalla Vecchia/Melhores Destinos

Em Itu, além das atrações do centro da cidade que já mencionei, você pode visitar o Museu FAMA, a Praça dos Exageros e o Parque do Varvito. O Parque Maeda também é um lugar legal para passar o dia na cidade, porém, como ele fica na rodovia, você dependerá do carro ou precisará comprar o pacote do trem com o ingresso do parque (veja aqui).

O passeio do Trem Republicano vale a pena?

O passeio do Trem da República é uma ótima opção de escapada para o final de semana. Principalmente para quem mora no estado de São Paulo e deseja fazer algo educativo e em família.

Como eu já fiz o passeio de Curitiba a Morretes, para mim, foi impossível não fazer comparações entre os dois passeios oferecidos pela Serra Verde Express. Há várias semelhanças: os vagões, os serviços de bordo, os guias bem treinados e até o formato dos pacotes. No entanto, apesar de a qualidade ser a mesma, os dois passeios são muito diferentes e é preciso ajustar as expectativas quanto ao que vamos encontrar.

Enquanto o passeio paranaense evidencia bastante as belíssimas paisagens da Serra do Mar, o trajeto entre Itu e Salto não tem esse foco, nem o mesmo grau de beleza. Aqui os cenários são mais rurais ou voltados para a ferrovia comercial, o que realmente não tem o mesmo apelo visual. Porém, o passeio do Trem Republicano tem mais variedade de assuntos, e é muito interessante tanto para quem gosta de história quanto para quem ama o universo ferro-mobilístico.

trem republicano

A rotunda que gira o trem Fotos: Adonai Arruda Filho/Divulgação

Ajustadas as expectativas, gostei muito do passeio e acredito que ele fica ainda melhor com as visitas guiadas às atrações de Itu e Salto. Como a viagem de trem é curta, vale muito a pena aproveitar a vinda ao interior para conhecer os principais pontos da cidade. Mesmo eu, que já conhecia tudo, tive uma experiência enriquecedora: vi com outros olhos e com mais interesse aqueles lugares que já me pareciam banais pela familiaridade. Espero que você e sua família também se sintam assim!

Leia também: 
Passeio de trem entre Curitiba e Morretes: tudo sobre um dos trajetos mais lindos do mundo!


Valor do Trem Republicano — bilhetes e pacotes

Inaugurado em 2020, o Trem da República (Trem Republicano) é operado pela Serra Verde Express, a mesma empresa que conduz o icônico passeio de trem de Curitiba a Morretes. Assim como na viagem paranaense, a viagem no trem paulista pode ser feita comprando as passagens de ida ou volta, ou os pacotes que incluem almoço e/ou passeios pelas cidades de Itu e Salto.

Mas afinal, quanto custa o passeio de trem de Itu para Salto? Em 2025, o bilhete mais simples, que inclui apenas o trajeto de trem entre as duas cidades (partindo de Salto ou Itu) e custa a partir de R$ 45 no vagão da categoria Panorâmica, R$ 105 na categoria Turística e R$ 135 na categoria Boutique.

Leitores do Melhores Destinos têm 5% de desconto ao ativar o cupom MDESTINOS05 na finalização do pedido do site oficial.

Para quem desejar comprar ingressos para a ida e a volta, há um pacote em que uma das passagens sai pela metade do preço nas categorias Turística e Boutique (veja aqui). Em todo caso, crianças de 0 a 5 anos pagam apenas a taxa de embarque, que são R$ 16 por trecho. Moradores de Salto e Itu têm 15% de desconto no bilhete mediante comprovação de residência. Compre seu ingresso aqui.

Quanto aos demais pacotes, saiba o que está incluso em cada opção, a seguir:

Passeio de Trem com Almoço — Há dois pacotes que incluem o trajeto de trem. No mais simples, a partir de R$ 110, está inclusa apenas uma viagem de trem (partindo de Itu ou de Salto) e o almoço no Restaurante Stazione, presente nas duas estações (reserve aqui). A outra opção, a partir de R$ 150, inclui duas viagens de trem, de ida e volta, com almoço no mesmo restaurante (reserve aqui). No almoço, o viajante deve escolher entre parmigiana de filé mignon ou frango, iscas de filé mignon, barreado (prato típico do Paraná, em referência ao trem até Morretes) ou a opção vegetariana de espaguete ao sugo. Com o cupom MDESTINOS05, os passeios saem a partir de R$ 104,5 e R$ 142,5 respectivamente.

passeio de trem itu-salto preço

Fotos: Anna Voss/Divulgação

Café da Manhã + Passeio de Trem — Como o nome sugere, este pacote inclui um café da manhã, servido uma hora antes do passeio de trem, e o bilhete da viagem. Assim como na opção anterior, há o pacote incluindo apenas uma viagem, a partir de R$ 80 (veja aqui), e o pacote de ida e volta, a partir de R$ 125 (veja aqui). Às sextas-feiras o café é servido à la carte e, aos finais de semana e feriados, é buffet livre com bebidas, lanchinhos, pães, doces, proteínas e frutas. Com o cupom MDESTINOS05, os passeios saem a partir de R$ 76 e R$ 118,75 respectivamente.

Passeio de trem ida e volta com refeições — Esta é a opção que incluí o café da manhã, os bilhetes de ida e volta, e o almoço, com preços a partir de R$ 185. Com o cupom MDESTINOS05, o passeio sai a partir de R$ 175,75 (confira neste link).

passeio de trem itu-salto preço

Fotos: Anna Voss/Divulgação

Passeio de Trem + Walking Tour — Esse pacote inclui o trajeto de trem de Itu a Salto, passeios a pé guiados por Salto e o retorno de trem para Itu. No roteiro, acontecem visitas ao Complexo da Cachoeira em Salto, o Museu de Salto e o Mirante da Ponte Estaiada. Os valores são a partir de R$ 189, mas com o cupom MDESTINOS05, o passeio sai a partir de R$ 179,55 (veja aqui).

trem republicano de salto

Fotos: Carol Dalla Vecchia/Melhores Destinos

Passeio de Trem + Tour Histórico + Almoço + Sítio Tour — O pacote inclui o trajeto de trem de Itu a Salto, o almoço e passeios guiados. No roteiro, os viajantes visitam o Monumento Nossa Senhora do Monte Serrat e o Complexo da Cachoeira em Salto, além de conhecer o Parque Geológico do Varvito e o centro histórico de Itu. Por fim, há também um tour guiado pela Chácara do Rosário, uma propriedade rural histórica em Itu. Os valores são a partir de R$ 514, mas com o cupom MDESTINOS05, o passeio sai a partir de R$ 488,3 (veja aqui).

passeio de trem itu-salto preço

Sítio Tour Fotos: Anna Voss/Divulgação

Passeio de Trem com Parque Maeda + Almoço — Neste pacote, o passeio de trem de Itu até Salto é feito de manhã e, então, está incluso o transfer, day use e almoço no Parque Maeda. O parque tem diversas atrações, como tanques para pescaria, piscinas com toboágua, teleférico, passeio a cavalo, jardim japonês, estufa de morangos e mais. Os valores são a partir de R$ 386, mas com o cupom MDESTINOS05, o passeio sai a partir de R$ 366,7 (veja aqui).

Trem Republicano saindo de São Paulo ou Jundiaí — Recentemente, o Trem da República lançou pacotes completos, que incluem o transfer de São Paulo ou Jundiaí, até Itu. De manhã, os viajantes conhecem o Museu Republicano e o centro histórico de Itu e o Parque Rocha Moutonnée em Salto. O almoço acontece no Restaurante Stazione e, de tarde, é feita a visita ao Complexo da Cachoeira saltense e o trajeto de trem de volta a Itu. Por volta das 17h15, os viajantes voltam de transfer para suas cidades de origem. Ambos os pacotes custam R$ 329, mas com o cupom MDESTINOS05, o passeio sai a partir de R$ 312,55 (veja o passeio por São Paulo aqui, e por Jundiaí aqui).

passeio de trem itu-salto preço

Parque Maeda Fotos: Anna Voss/Divulgação

Trem da República com desconto
Exclusivo do Melhores Destinos, o cupom de desconto do Trem da República MDESTINOS05 garante 5% de economia na compra de ingressos e pacotes. Basta adicionar o cupom na área indicada na página de finalização do pedido do site oficial (antes do pagamento). Compre seu ingresso aqui.

Quando fazer o passeio do Trem Republicano

O passeio do Trem da República (Trem Republicano) pode ser feito durante o ano todo, as sextas-feiras, finais de semana e feriados. As saídas de Itu acontecem as sextas-feiras, às 9h, e aos sábados e domingos, às 9h e 14h. Já as saídas de Salto acontecem as sextas-feiras, às 11h, e aos sábados e domingos, às 11h e 16h.

Vale ficar de olho no calendário de eventos da Serra Verde express, pois eventualmente há algumas viagens especiais. Em outubro, por exemplo, acontece o Hallowtrain, uma viagem noturna com temática de Dia das Bruxas. E no meio do ano é realizado o Beer Train, uma viagem com degustação de cervejas artesanais e música ao vivo. Em dezembro, o trem também faz saídas com decoração e apresentações temáticas do Natal.

trem da república

Foto: Serra Verde Express/Divulgação

Onde ficar em Itu e Salto

É possível conhecer vários atrativos de Itu e Salto entre as viagens do Trem da República, principalmente se você optar por um pacote que inclua passeios guiados. Mas se você quiser escapar por um final de semana completo e visitar outros lugares legais nessas cidades, vale reservar um hotel na região e curtir com calma. Confira algumas opções de onde ficar em Salto e Itu:

HOTÉIS SALTO E ITU LOCALIZAÇÃO NOTA RESERVA
UniHotel Salto 9,2 Ver preços
Hotel Alji Salto 9,0 Ver preços
Hotel e Pousada Bem Bom Itu 8,9 Ver preços
Hotel KK Itu 8,9 Ver preços
Hotel Colonial Plaza Itu 8,7 Ver preços
Novotel Itu Terras de São José Golf & Resort Itu 8,5 Ver preços
Fazenda Capoava Itu 8,5 Ver preços
Gandini Hotel Itu 8,4 Ver preços
ibis Itu Plaza Shopping Itu 7,1 Ver preços
Hotel Fazenda Brisa Itu Itu 8,0 Ver preços
Clique aqui e encontre outras opções de hospedagem em Salto e Itu

Leia também:
Passeios de trem em São Paulo: 7 opções para curtir um passeio sobre os trilhos
20 lugares incríveis perto de São Paulo para escapar no próximo fim de semana
10 Parques aquáticos em São Paulo que você precisa conhecer!


Passeios de trem são uma ótima oportunidade para fazer um programa diferente no final de semana em família! Você já fez o passeio do Trem da República? Comente aqui o que você achou ou se ainda pretende conhecer a atração!

Não perca nenhuma oportunidade!
ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
tela do app do melhores destinos
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção