Boa notícia! Primeiro trem da linha que chegará ao Aeroporto de Congonhas já está no Brasil
Boa notícia! Primeiro trem da linha que chegará ao Aeroporto de Congonhas já está no Brasil
O primeiro trem da Linha 17-Ouro, que chegará ao Aeroporto de Congonhas, já está no Brasil! O navio trazendo a composição atracou no último sábado no Porto de Santos, vindo da China após encomenda do Metrô de São Paulo. Confira a seguir o que sabemos até agora desta super novidade!
Trem para o Aeroporto de Congonhas chega ao Brasil
Segundo o Metrô de São Paulo, foram 40 dias de viagem até o Brasil. Os cinco carros que compõem o trem foram retirados da embarcação ontem. Com isso, agora passarão por procedimentos de liberação aduaneira antes de serem trazidos para a capital paulista.
Cinco carretas subirão a serra do litoral paulista de Santos até o Pátio Água Espraiada, onde o veículo será montado por completo e passará por testes até obter o certificado de segurança e ser liberado para operação.
O navio “Kong Que Song” partiu em 15 de maio do Porto de Zhangjiagang, na região de Xangai, na China, trazendo este trem que faz parte de um lote de 14 unidades encomendadas pelo Metrô junto à BYD, que fabrica os trens na China.
A segunda unidade chegará ao Brasil ainda este ano e os demais serão entregues ao longo de 2025, segundo o cronograma estabelecido.
Como são os trens do metrô que irão para Congonhas
Cada composição do monotrilho é formada por cinco carros, sendo que os de extremidade tem 21 assentos cada e os carros intermediários contam com 24 assentos cada. A capacidade total é para 616 passageiros, incluindo assentos prioritários e áreas para pessoas com deficiência.
O trem tem passagem livre entre os carros, sistema de ar-condicionado, iluminação LED, câmeras de vigilância, sistema de detecção e combate a incêndio, sistema de comunicação audiovisual aos passageiros com mapa de linha dinâmico e intercomunicador para contato ao Centro de Controle Operacional (CCO).
Cada carro tem quatro portas (duas em cada lado) medindo 1,6 metros de largura que respeitam as normas e critérios de acessibilidade. As laterais estão equipadas com janelas panorâmicas, permitindo visualizar o trajeto, além de janelas tipo basculantes, que podem ser abertas caso necessário, garantindo ventilação de emergência para os passageiros.
O Metrô retomou a construção da Linha 17-Ouro em setembro do ano passado e vem avançando nas obras desde então. A meta é concluir a obra bruta até o final de 2025, permitindo o avanço da instalação de sistemas para a abertura da linha em 2026, que vai ligar o Aeroporto de Congonhas à rede de transporte sobre trilhos e beneficiar a 100 mil pessoas diariamente.
Estamos cada dia mais perto da nova Linha 17-Ouro finalmente começar suas operações. Vamos aguardar os próximos passos para que o primeiro trem enfim seja liberado! E você, curtiu a novidade? Comente abaixo e participe!