Atenção! Voos para Buenos Aires começam a ser transferidos do Aeroparque para Ezeiza
Atenção! Voos para Buenos Aires começam a ser transferidos do Aeroparque para Ezeiza
Tem voo marcado para a Argentina pelo Aeroparque Jorge Newbery? É bom checar sua reserva, pois desde o último sábado metade dos voos internacionais do aeroporto mais próximo de Buenos Aires foram transferidos para Ezeiza. Até 2019, todos os voos internacionais serão retirados desse aeroporto, exceto os que chegam do Uruguai.
Localizado no bairro de Palermo, o Aeroparque tem como grande vantagem estar no meio da cidade, permitindo que se chegue a qualquer bairro de Buenos Aires com facilidade. Apesar de ser maior e ter mais estrutura, Ezeiza está mais longe: a cerca de 30 km do centro da cidade.
Hoje o Aeroparque recebe apenas voos internacionais de países próximos. E esse número foi reduzido de 222 para 111 frequências semanais: 60 da Aerolíneas Argentinas/Austral, 35 da Latam, 10 da Gol e 6 da Amaszonas Paraguay.
No caso da Aerolíneas, e sua subsidiária Austral, a estatal indicou que os voos a transferidos foram os que saem de Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador e Santa Cruz de la Sierra. Permanecerão mais um ano no Aeroparque apenas alguns dos voos que chegam de Curitiba e de São Paulo.
A medida afetou metade voos da Latam que saem de Guarulhos e seguirão para Ezeiza. Serão mantidos apenas 2 voos diários da Latam Brasil para o Aeroparque, saindo de São Paulo pela manhã e no fim da tarde. Já a GOL vai manter 10 voos semanais de Guarulhos para o Aeroparque, operando todos os dias, exceto aos sábados. Em contato com o Melhores Destinos, a companhia confirmou que metade dos voos foram transferidos e haverá mais mudanças nas próximas semanas.
Por decisão do governo argentino, até abril do ano que vem todos os voos internacionais que chegam do Brasil e demais países pousarão em Ezeiza, exceto os do Uruguai. O Aeroparque passará a comportar comente voos pela Argentina ou para o país vizinho. Apesar de ser mais longe, Ezeiza tem a vantagem de ser maior e mais completo, com boas opções de restaurantes, lanchonetes e lojas.
Além do Aeroparque e de Ezeiza, Buenos Aires conta com o recém inaugurado aeroporto El Palomar, que era uma base aérea militar e passou a receber voos da FlyBondi. Para que o terceiro aeroporto receba voos internacionais, contudo, será necessário uma reforma e ampliação, que começa em julho.