Trancoso, na Bahia! Tudo o que fazer nesse paraíso pertinho de Porto Seguro!
Trancoso, na Bahia! Tudo o que fazer nesse paraíso pertinho de Porto Seguro!
Trancoso, na Bahia, é daqueles lugares capazes de causar paixão entre os viajantes. Basta um passeio pelo Quadrado e um mergulho nas praias de Trancoso para cair de amores pelo lugar. Repleta de hotéis e pousadas charmosas, Trancoso é um convite a relaxar. Difícil vai ser apenas escolher o que fazer em Trancoso, já que a vila conta com atrações espetaculares, entre elas a lindíssima Praia do Espelho, uma das melhores praias do Brasil. Aproveite os dias em Trancoso. Você também vai se apaixonar por aquele mar!
Distrito do município de Porto Seguro e vizinha da encantadora Arraial d’Ajuda, a vila de Trancoso merece ser o seu próximo destino de férias para descansar e recarregar as energias. Trancoso é para ser curtida sem pressa e, durante boa parte do ano, o que reina na vila é a tranquilidade baiana. Basta, no entanto, chegar a alta temporada para o lugar lotar de turistas e se tornar um dos mais animados destinos do Brasil, com direito a um famoso réveillon que atrai muitos famosos. Passado o furor do verão, é hora de curtir Trancoso com toda a calma que ela merece. A boa notícia é que por lá a previsão do tempo está sempre ao lado dos viajantes, já que o sol reina no céu da Bahia! Seja na calmaria ou no agito, Trancoso espera por você!
Trancoso
Trancoso está localizada no Litoral Sul da Bahia, na região conhecida como Costa do Descobrimento. Distante 47 km de Porto Seguro (via balsa) e 22 km de Arraial d’Ajuda, Trancoso é um dos melhores destinos entre as praias da Bahia para dias de sol. Pertinho de Trancoso está ainda a espetacular Praia do Espelho e a rústica vila de Caraíva.
O que fazer em Trancoso
Trancoso é o típico destino no qual todos correm direto para o mar! As praias de Trancoso são incríveis e não há porque fugir delas enquanto estiver por lá. Podemos garantir, no entanto, que há muito mais o que fazer em Trancoso durante a sua viagem, mesmo que quase tudo esteja mesmo voltado para as praias. O passeio em Trancoso começa no Quadrado, mas pode facilmente ir até Arraial d’Ajuda, o vilarejo de Caraíva ou à Ponta do Corumbau. Basta ter tempo e disposição! Certeza que cada porção de areia valerá os dias de viagem.
Praias de Trancoso
As praias de Trancoso são o protótipo de paraíso. Cercadas por areia fina, imensos coqueirais, falésias coloridas e mar com piscinas naturais, as praias de Trancoso se encaixam bem no sonho de qualquer viajante para dias de relaxamento à beira-mar. E a grande vantagem de Trancoso é ter praias tanto para quem gosta de agito e infraestrutura quando para os que preferem praias desertas, mais isoladas e praticamente sem ninguém.
Para conhecer as praias de Trancoso, você poderá investir em trajetos de carro, mototáxi, lancha, ônibus, bike e, claro, a pé! Aliás, caminhar pelas praias de Trancoso é a melhor maneira de aproveitá-las intensamente. Sempre que o fôlego permitir, prefira ir caminhando. Já o carro facilita o acesso a praias mais distantes, mas sempre será uma novela estacioná-lo: muitas vezes haverá guardadores, outras não haverá estacionamento e há ainda as casas particulares que não permitem o carro parar. Em Trancoso há também praias em área de reserva, nas quais o acesso é possível apenas a pé ou por trilhas onde não passam carros. Nesses casos, vale investir em um passeio de quadriciclo para chegar até elas.
As caminhadas que partem de Trancoso até Arraia d’Ajuda ou de Trancoso até a Praia do Espelho estão entre os mais belos passeios da região, mas exigem fôlego, disposição e maré baixa para serem completadas!
Quem vai para as praias de Trancoso precisa estar atento à questão dos valores. Dificilmente será barato fazer uma refeição ou beber à beira-mar na região. Durante a alta temporada de verão, é comum até mesmo a cobrança de consumação mínima para sentar-se nas cadeiras do restaurante ou bar. E os valores ultrapassam tranquilamente R$ 100 por pessoa. Se estiver com orçamento limitado, não hesite em levar o seu próprio lanche e bebidas para a praia. Aliás, a medida é primordial para quem passará o dia nas praias mais desertas, onde não há quiosques com venda de bebidas e comidas.
Maré em Trancoso
Assim como todo o litoral baiano, nas praias de Trancoso o visual muda bastante a depender da maré. Você poderá encontrar uma praia completamente diferente no mesmo dia, conforme o horário que for visitá-la. Na prática, quando a maré está baixa, o mar se retrai e as piscinas naturais aparecem. As faixas de areia ficam longas e a água bastante rasa. Já na maré alta, o mar sobe e chega a esconder completamente a faixa de areia. Para ver o movimento da maré bem intenso, prefira viajar nas luas nova e cheia, períodos conhecidos como maré viva.
Já na luas minguante e crescente, você encontrará a “maré morta”, quando há pouca variação no mar durante o dia e você verá com mais frequência um visual no meio termo entre as marés alta e baixa. Veja mais detalhes sobre como interpretar a tábua de maré e saber o melhor dia para viajar.
Vai passar mais dias na região? Confira o nosso post com 19 hotéis e pousadas para relaxar nas praias do Litoral Sul da Bahia!
Melhores praias de Trancoso
1. Praia dos Coqueiros
A Praia dos Coqueiros é uma das mais procuradas entre os turistas que chegam a Trancoso. Com lindo visual, muita sombra, excelente infraestrutura de restaurantes e um mar bem tranquilo, a Praia dos Coqueiros é uma boa pedida para relaxar durante todo o dia. É a praia com a cara de Trancoso! E a vantagem de lá é oferecer também cantinhos mais reservados e desertos, onde reina a tranquilidade. Coqueiros agrada a todos.
Um ponto que faz da Praia dos Coqueiros uma das favoritas dos turistas é o fácil acesso. Para chegar à Praia dos Coqueiros você poderá escolher entre uma caminhada de apenas dez minutos a partir do Quadrado ou ir de carro, mototáxi, bike, quadriciclo… Dá pra ir de todo jeito!
Onde comer na Praia dos Coqueiros
Os restaurantes da Praia dos Coqueiros têm cardápios deliciosos e oferecem comida bem elaborada e muitos pratos típicos da Bahia. O ambiente é sempre charmoso, bem decorado e com cadeiras e espreguiçadeiras convidativas a relaxar. Tudo para você ficar o dia todo por lá! Boas pedidas para pratos tipicamente baianos na Praia dos Coqueiros são o Silvana & Cia Praia e o Cabana Enseada Beach Trancoso.
Como chegar à Praia dos Coqueiros
A Praia dos Coqueiros está a apenas dez minutos a pé do Quadrado de Trancoso. Para quem não está disposto a caminhar, vale pegar um mototáxi ou até mesmo ir de carro. Há estacionamentos à beira da praia, mas o custo pode chegar a R$ 30 o dia. Na alta temporada, evite ir de carro, já que o lugar fica bem cheio e complicado para estacionar. Nesse caso, prefira ir a pé.
2. Praia dos Nativos
Assim como a Praia dos Coqueiros, a Praia dos Nativos também é muito frequentada pelos turistas em Trancoso. Localizada nos arredores do Quadrado e também com boa infraestrutura, a Praia dos Nativos oferece lindo visual, coqueiros a perder de vista e ainda o rio que desemboca no mar e dá ainda mais charme à paisagem. Diferente da vizinha Praia dos Coqueiros, a Praia dos Nativos oferece quiosques e restaurantes menos sofisticados e com valores mais acessíveis, o que atrai o público que deseja um lugar para curtir à beira-mar, mas não quer pagar demais por isso.
Em períodos de alta temporada, a Praia dos Nativos costuma ficar bem cheia. Para fugir do movimento, caminhe rumo à esquerda da faixa de areia, onde o clima é sempre mais tranquilo e a praia, algumas vezes, deserta.
Onde comer na Praia dos Nativos
Na Praia dos Nativos, há desde barraquinhas de tapioca até restaurantes mais elaborados. Experimente os populares Cabana do Dinga e Cabana do Zé Barbudo; o animado e festeiro Fly Club Bar; e, um pouco mais afastado, o superelegante Villas de Trancoso Bar de Praia e Restaurante.
Como chegar à Praia dos Nativos
A Praia dos Nativos está localizada a quinze minutos de caminhada a partir do Quadrado ou da Praia dos Coqueiros. Para quem não está disposto a andar, vale pegar um mototáxi ou ir de carro. Há estacionamentos públicos à beira da praia. Ao visitar a Praia dos Nativos a pé, fique ligado ao volume de água do rio que corta a faixa de areia. Com a mudança de maré, o rio sobe e pode ser necessário contratar um barqueiro ou alugar uma prancha de stand up para fazer a travessia até o outro lado. O trajeto, no caso de rio cheio, pode ser feito a pé pela estrada.
3. Praia do Rio da Barra
A Praia do Rio da Barra é uma das mais lindas e isoladas de Trancoso. Rota obrigatória para quem faz a caminhada rumo a Arraial d’Ajuda, a Praia do Rio da Barra conta com longa faixa de areia, lindos coqueiros, falésias multicoloridas e formação de piscinas naturais na maré baixa. Para completar o cenário de paraíso, conta ainda com a foz do Rio da Barra para dar água doce aos visitantes e refrescar ainda mais o dia.
A Praia do Rio da Barra, vizinha à Praia dos Nativos, é ideal para quem deseja tranquilidade, mas não abre mão de serviço à beira-mar. No local, há apenas um restaurante, que supre bem as refeições do dia. O resto da faixa de areia é ocupado apenas pelo lindo cenário de Trancoso, o que rende a sensação de praia quase particular. Para se isolar um pouco mais, basta caminhar pela faixa de areia para chegar aos pontos mais desertos da Praia do Rio da Barra.
Onde comer na Praia do Rio da Barra
A opção para refeições na Praia do Rio da Barra é o Restaurante Rio da Barra. Caso deseje comer em outro lugar, vale seguir até a vizinha Praia dos Nativos.
Como chegar à Praia do Rio da Barra
A Praia do Rio da Barra está localizada a 5,2 km do Quadrado, seguindo a a Estrada de Trancoso. O melhor acesso para carro é pelo Restaurante Rio da Barra, com cobrança de estacionamento. É possível também chegar à Praia do Rio da Barra de quadriciclo ou mototáxi. Se quiser ir a pé, o acesso é pela Praia dos Nativos. O percurso pela areia tem 3 km e o mais recomendado é que seja percorrido durante a maré baixa.
4. Praia de Taípe
Com quiosques descontraídos e clima rústico, a Praia de Taípe marca a fronteira entre Trancoso e Arraial d’Ajuda. A Praia de Taípe é marcada por lindas falésias em tons de rosa, vermelho e ocre, com quase cinquenta metros de altura. A vegetação é cercada por coqueiros, a faixa de areia é longa e o clima é de praia quase deserta.
São poucos os quiosques presentes na Praia de Taípe e para fugir deles basta andar por alguns poucos metros pela faixa de areia. Com uma curta caminhada você terá a sensação de ter a praia somente para você. Se preferir ficar nos quiosques, não deixe de aproveitar as redes para tirar uma soneca por lá. Assim você entrará rapidinho no clima da Bahia. Se você faz a linha que gosta de agito, vale investir em um voo de parapente, com direito a decolagem no alto das falésias. Vale dizer que na Praia do Taípe está localizado o Club Med Trancoso, um dos melhores resorts da região, com incrível visual.
Como chegar à Praia de Taípe
O acesso mais fácil à Praia de Taípe é de carro, pela Estrada de Trancoso, onde a pista é toda de terra. Há um pequeno estacionamento disponível próximo às barracas e quiosques. Pela mesma pista, é possível também chegar de quadriciclo ou mototáxi. A pé, a Praia de Taípe é facilmente acessível a partir da Praia do Rio da Barra, em Trancoso, ou pela Praia da Pitinga, em Arraial d’Ajuda.
5. Praia do Rio Verde
A Praia do Rio Verde tem ambiente tranquilo e muito convidativo a um dia de relaxamento em Trancoso. Vizinha da Praia dos Coqueiros, a Praia de Rio Verde é uma boa opção para quem busca infraestrutura, restaurantes à beira-mar e uma boa pousada intimista com pé na areia. Tudo isso sem abrir mão da tranquilidade. E esse é exatamente o ponto forte do lugar! A Praia de Rio Verde conta ainda com a vantagem de estar a apenas 2 km do Quadrado e pode ser visitada de carro, a pé, com quadriciclo ou mototáxi.
A Praia de Rio Verde tem mar tranquilo com formação de piscinas naturais na maré baixa, areia clarinha e coqueiros que completam a cena. Para aproveitar o visual e descansar, você poderá escolher entre os restaurantes das pousadas da região (com quiosques e gazebos deliciosos) ou um cantinho mais vazio para chamar de seu. Basta caminhar um pouco mais para ter a praia toda sua.
Onde comer na Praia do Rio Verde
A praia tem diversas opções de restaurante, alguns deles vinculados a hospedagens. O ambiente é delicioso e quase sempre haverá um belo sofá, quiosque, bangalô ou guarda-sol charmoso para se sentar. É comum a cobrança de consumação mínima. Sempre pergunte antes de escolher o lugar. Boas pedidas na Praia do Rio Verde são o Bahia Bonita, o Casa Clube Trancoso e o Toca do Mar.
Como chegar à Praia de Rio Verde
Localizada entre a Praia dos Coqueiros e a Praia da Itapororoca, a Praia do Rio Verde está a apenas 2 km do Quadrado de Trancoso. O acesso mais fácil é de carro, mototáxi ou quadriciclo, pela Estrada de Trancoso, sentido sul. Os restaurantes da praia oferecem estacionamento com custo entre R$ 20 e R$ 30, valor que pode variar na alta temporada. Quem preferir ir a pé poderá partir tanto do Quadrado quanto da Praia dos Coqueiros.
6. Praia de Itapororoca
A Praia de Itapororoca é uma das mais lindas e tranquilas de Trancoso. Por lá não há quiosques ou restaurantes, apenas o visual e as fachadas das casas luxuosas que tomam conta do lugar. Com isso, Itapororoca é praticamente deserta! O lado ruim de Itapororoca é que as grandes mansões limitam bastante o acesso à faixa de areia. Para chegar, será necessário caminhar a partir da Praia de Rio Verde ou encontrar as poucas e escondidas passagens que existem a partir da estrada. Não se deixe abater pela “dificuldade” de acesso.
Ultrapassada essa barreira, você encontrará uma faixa de areia maravilhosa, com mar calmo, corais, piscinas naturais, coqueiros e amendoeiras para se proteger do sol. Para completar o cenário, há ainda um balanço estrategicamente posicionado de frente para o mar e que rende lindas fotos!
Onde comer na Praia de Itaporoca
São raras as opções de restaurantes na Praia de Itapororoca. Se quiser investir em uma refeição, procure o Casa Clube Trancoso (na divisa com a Praia de Rio Verde) ou a Pousada Tutabel (já na divisa com o rio).
Como chegar à Praia de Itapororoca
A Praia de Itapororoca está localizada entre a Praia do Rio Verde e a Praia de Patimirim. O acesso pode ser tanto pela estrada — de carro ou quadriciclo — quanto pela faixa de areia. Para quem vai pela estrada, é preciso atenção para não perder a estreita passagem de pedestres que leva à faixa de areia, localizada próximo ao hotel Fasano.
Uma cancela “limita” o acesso dos carros, mas ela não é uma cancela oficial e está na estrada apenas para intimidar os turistas. Basta parar o carro e pedir para passar que ela será aberta, até porque a via é pública, assim como o acesso à praia. Para quem vai a pé, basta caminhar a partir da Praia do Rio Verde ou da Praia de Patimirim, as duas com acesso à Praia de Itapororoca.
7. Praia de Patimirim
Logo depois da Praia de Itapororoca está a quase desconhecida Praia de Patimirim. Queridinha entre os surfistas e os amantes de praias desertas e isoladas, Patimirim oferece boas ondas e, ao mesmo tempo, piscinas naturais em meio aos corais. Ideal para quem prefere a calmaria do mar. Na Praia de Patimirim não há quiosques ou restaurantes. O que reina por lá é o ambiente selvagem e deserto do Litoral Sul da Bahia. Ótima pedida para quem não faz questão de infraestrutura e quer mesmo uma praia cercada apenas pela natureza para ser feliz. Aproveite que Patimirim está entre as praias de Trancoso acessíveis de carro. Depois de lá, será preciso investir em um quadriciclo ou seguir a pé pela faixa de areia.
Como chegar à Praia de Patimirim
Distante 6,4 quilômetros do Quadrado, Patimirim acaba não entrando na lista de praias mais visitadas de Trancoso, o que é excelente para quem busca um cantinho sossegado para curtir um banho de mar. Não há placas que identifiquem a praia, mas, acredite, o carro chega bem pertinho da areia e o estacionamento é gratuito (uma raridade em Trancoso).
A Praia de Patimirim está localizada entre a Praia de Itapororoca e a Praia de Itaquena. O acesso de carro é possível por uma estrada de terra e areia, após o Hotel Fasano e a cancela dos búfalos. Para chegar a pé, basta caminhar a partir da Praia dos Coqueiros ou Rio Verde, onde há boas opções de estacionamento.
8. Praia de Itaquena
O difícil acesso à Praia de Itaquena faz com que ela esteja quase sempre deserta. Um paraíso para quem busca um lugar tranquilo mesmo no auge da alta temporada de verão. A Praia de Itaquena tem longa faixa de areia clarinha, formação de piscinas naturais em meio aos corais e jeito de paraíso. Em alguns trechos, o mar oferece boas ondas, o que torna a Praia de Itaquena bem conhecida entre os surfistas. Localizada em área de proteção ambiental e com acesso apenas por quadriciclo ou a pé, Itaquena acaba ficando longe dos holofotes de Trancoso, ao menos para o grande público.
Como chegar à Praia de Itaquena
Itaquena está localizada entre a Praia de Patimirim e a Praia da Barra do Rio dos Frades. Não é permitido o acesso à Praia de Itaquena de carro, mas a estrada de areia possibilita a passagem de quadriciclos (que não podem ir até a faixa de areia). Pela beira-mar, é possível chegar caminhando. O percurso total, entre a Praia dos Coqueiros e a Praia de Itaquena, tem 10 km de extensão. O ideal, para percorrê-lo por completo, é sair do centro de Trancoso na maré baixa.
9. Praia da Barra do Rio dos Frades
Uma das praias mais isoladas de Trancoso, a Praia da Barra do Rio dos Frades está também entre as mais bonitas e preservadas da região. Localizada em uma região de proteção ambiental e sem nenhuma infraestrutura, a Praia da Barra do Rio dos Frades tem visual bem diferente se comparada a todas as outras de Trancoso. O cenário é composto pelo encontro do Rio dos Frades com o mar, local marcado por um lindo manguezal que dá tom distinto e único ao lugar. Vale o sacrifício para ir até lá! Se você chegar caminhando a partir de Trancoso, chegará antes do rio. Caso vá de quadriciclo, a estrada te levará ao ponto depois do rio. Para ultrapassar a água e chegar à praia, o ideal é fazer o passeio na maré baixa. Ambos os caminhos são lindos!
Como chegar à Praia da Barra do Rio dos Frades
O encontro do Rio dos Frades com o mar está localizado após a Praia de Itaquena. Não é permitido o acesso de carro, mas a estrada de areia possibilita a passagem de quadriciclos (que não são permitidos na praia, só na estrada). Pela beira-mar, é possível chegar caminhando a partir da Praia de Itaquena. O percurso entre a Praia dos Coqueiros e a Praia da Barra do Rio dos Frades tem 12 km.
10. Praia do Espelho
A famosa Praia do Espelho vai muito além de uma simples faixa de areia e já ganhou status de destino. Se você pretende conhecer a Praia do Espelho durante a sua viagem a Trancoso, vale até mesmo se hospedar por lá para curtir com mais calma a beleza do lugar. Uma das mais lindas praias da Bahia, a Praia do Espelho atrai os turistas que buscam hospedagem à beira-mar, sempre cercadas de cenários deslumbrantes, piscinas naturais, falésias e coqueiros a perder de vista.
A Praia do Espelho, também chamada de Curuípe, é a principal faixa de areia da região, onde está grande parte dos restaurantes, quiosques e pousadas que recebem os turistas. O “agito” se concentra em um curto trecho do mar. Para ver a Praia do Espelho mais tranquila, basta caminhar para a direita, onde a praia se torna cada vez mais selvagem e preservada. Caminhando rumo à esquerda, você encontrará ainda a Praia dos Amores e a Praia do Outeiro, ambas emendadas à Praia do Espelho. Logo depois estará a Praia da Barra do Rio dos Frades. A Praia do Espelho é um dos paraísos mais bem guardados do Litoral Sul da Bahia.
Onde comer na Praia do Espelho
Há diversas opções de restaurantes na Praia do Espelho, alguns deles com menus bem elaborados e ambientes convidativos a um dia inteiro de descanso (e comida, claro). Na alta temporada, é comum que haja cobrança de consumação mínima. Na dúvida, sempre pergunte antes de fazer o pedido. Na Praia do Espelho vale conferir o Restaurante da Silvinha (atende apenas com reserva), a boa comida aliada a ambiente aconchegante no Maion e também o restaurante e quiosque Oribá.
Como chegar à Praia do Espelho
É possível ir à Praia do Espelho de carro, ônibus, quadriciclo, lancha e, com um pouco mais de pique, até mesmo a pé! A maneira mais rápida de chegar ao Espelho é o percurso de lancha, porém o carro permite liberdade de horário e você poderá conhecer outras praias na região. O ônibus é uma boa pedida especialmente no retorno de quem vai à Praia do Espelho a pé e, certamente, a maneira mais econômica de chegar ao lugar. Veja mais detalhes sobre como chegar à Praia do Espelho.
Passeios em Trancoso
Trilha de Trancoso a Arraial d’Ajuda
Um dos passeios mais procurados entre os turistas que buscam caminhadas à beira-mar é a trilha de 13 km entre o centro de Trancoso e a Praia do Mucugê, próxima ao centro de Arraial. O caminho, todo à beira-mar, começa pela Praia dos Coqueiros e segue pela Praia dos Nativos, Praia do Rio da Barra, Praia de Taípe, Praia da Pitinga, Praia do Parracho e Praia do Mucugê. É uma longa e linda caminhada. Para retornar a Trancoso, vale pegar um ônibus! Ao fazer a caminhada, prefira sempre o período da maré baixa, quando a faixa de areia é mais longa.
Trilha de Trancoso até a Praia do Espelho
A trajeto a pé de Trancoso rumo à Praia do Espelho tem 18 km de extensão e segue sempre à beira-mar. A trilha começa pela Praia dos Coqueiros e segue pela Praia do Rio Verde, Praia de Itapororoca, Praia de Patimirim, Praia de Itaquena, Praia Barra do Rio dos Frades, Praia do Outeiro, Praia dos Amores e, finalmente, a famosa Praia do Espelho. O visual é cercado por piscinas naturais e enormes árvores de mangue, além de incríveis coqueirais. Uma paisagem bem distinta e que vale o percurso. Como a caminhada é longa, o mais comum é fazer o trajeto de ida a pé e, na volta, usar o ônibus que sai do Espelho rumo a Arraial d’Ajuda, com parada em Trancoso. Ah! E faça o caminho sempre na maré baixa, quando a passagem pelos rios é mais fácil.
Passeios de lancha para Espelho, Caraíva e Corumbau
O mar de Trancoso é muito convidativo a passeios de lancha. Você poderá investir em tours que levam a diversos destinos, entre eles a Praia do Espelho, Caraíva e até a Ponta do Corumbau. O custo é alto, mas a diversão é garantida! O valor de uma passeio de lancha, em média, será entre R$ 300 e R$ 400 por pessoa, a depender do destino. Durante a alta temporada de verão, é mais fácil encontrar grupo para dividir o custo. Na baixa, o mais provável é que seja necessário pegar uma lancha quase particular e o valor será bem mais alto. Vale dizer que todos os destinos dos passeios de lancha podem ser conhecidos por conta própria de carro.
Passeios de quadriciclo
Os passeios de quadriciclo em Trancoso permitem chegar a faixas de areia onde o carro não chega, com a Praia de Itaquena e a Praia da Barra do Rio dos Frades. Além disso, quem está em quadriciclo pode chegar mais rápido também à Praia do Espelho e até mesmo a Caraíva! As rotas variam bastante e é possível até mesmo alugar um quadriciclo e fazer a rota que desejar. Diversão garantida! Vale apenas ficar ligado ao fato de que é proibida a circulação de qualquer veículo motor nas faixas de areia. Mantenha-se sempre na estrada. Há passeios com valores a partir de R$ 200.
Mergulho em Trancoso
O litoral da Bahia é repleto de vida. Em meio aos corais, é fácil observar dezenas de espécies de peixes e outros animais marinhos. Aproveite para fazer alguns mergulhos com snorkel e também com cilindro, especialmente no Parque Marinho Recife de Fora. O passeio para a prática de snorkeling pode ser contratado com saída de Arraial d’Ajuda. O tour tem total de 4h de duração e o custo médio, por pessoa, é de R$ 150. Já a prática de mergulho com cilindro segue para o mar em passeios de catamarã e tem custo entre R$ 250 e R$ 400 por pessoa, com o batismo incluído.
Observação de baleias jubarte em Trancoso
Para ver animais marinho maiores, como as baleias jubarte, a melhor época é de julho a outubro, quando elas aparecem aos montes no Litoral Sul da Bahia. Não perca a chance de observar esses animais maravilhosos, que passam com frequência no mar de Trancoso. Apesar de Abrolhos ser mais famosa para a observação desses animais fantásticos, as jubartes não ficam restritas àquele arquipélago. É possível observá-las em toda a orla da Bahia. Sendo assim, se estiver em Trancoso no período de avistamento de baleias, não perca a chance de fazer um passeio. O custo médio é de R$ 250 por pessoa e o tour costuma ter saída de Arraial d’Ajuda.
Quadrado de Trancoso
O Quadrado é a cara de Trancoso, um resumo do charme, alegria e beleza dessa região de Porto Seguro, na Bahia. Localizado no centro histórico e turístico da vila, à beira das falésias coloridas e de frente para o mar, o Quadrado é daqueles cenários que causam paixão entre os viajantes. Com amplo gramado, cercado por típicas casas coloridas e marcado pela delicada Igrejinha de São João Batista, o Quadrado é um sonho em forma de realidade. Difícil escapar de passar algumas horas por lá, seja entre as lojinhas, à mesa de um dos restaurantes ou até mesmo em uma das privilegiadas pousadas da área.
Ao caminhar pelo Quadrado de Trancoso, não deixe de observar as placas que contam a história dos antigos moradores do lugar, descendentes de índios e pescadores da região. Hoje ponto turístico, o Quadrado já foi morada dos nativos. Apesar do grande movimento de visitantes, ainda é possível aproveitar a companhia dos moradores durante o baba (como chamam a pelada de futebol) ao final da tarde.
Um passeio pelo Quadrado de Trancoso é delicioso a qualquer hora do dia e cada momento é especial. Destaque para o pôr do sol e o anoitecer, quando as luzes dão ainda mais charme à cena e fazem do Quadrado o melhor resumo da maravilha que é Trancoso. Aproveite para ir muitas vezes, faça muitas fotos e relaxe no Quadrado.
Igrejinha de Trancoso
Construída entre os séculos XVII e XVIII, a Igrejinha de Trancoso – ou Igreja de São João Batista – marca a ponta do Quadrado. Pequenina, charmosa e estrategicamente localizada, a Igrejinha de Trancoso é um dos maiores símbolos da vila, representada em peças de arte, decoração, roupas e até joias produzidos na região. Impossível sair de Trancoso sem um registro do lugar. Há até mesmo quem aproveite o lindo cenário para se casar por lá. E quando acontece um casamento na Igrejinha de Trancoso, todos os moradores e turistas assistem ao lindo momento, já que os noivos costumam chegar caminhando pelo chão de terra batida do Quadrado. Lindo e inesquecível!
Para visitar o interior da Igrejinha de Trancoso é preciso contar com a sorte. Nem sempre as portas estão abertas. Se estiverem, aproveite para entrar. O lugar tem decoração simples, mas muito acolhedora. Os altares, as imagens de São João Batista, São Benedito, São Sebastião e Santo André são originais. E se você tiver o sonho de casar por lá, você pode! Confira mais detalhes no site oficial.
Mirante de Trancoso
A foto do mar de Trancoso, feita a partir do alto das falésias, é um dos clássicos registros entre os turista que chegam à vila. E encontrar esse ângulo espetacular para uma fotos de Trancoso é bem fácil! O mirante que dá acesso à cena fica localizado atrás da Igrejinha do Quadrado. Aproveite o registro em diversos momentos do dia, já que a luz muda bastante e você poderá registrar sempre cenas diferentes. Do alto você verá a Praia dos Coqueiros, a Praia dos Nativos, o Rio Trancoso e um imenso coqueiral. Depois de apreciar a vista, desça até a praia, claro!
Restaurantes em Trancoso
Para começar pelos clássicos de Trancoso e restaurantes já bem estabelecidos, experimente o Capim Santo, o Cacau e o restaurante El Gordo, os três com menu repleto de pratos bem elaborados e um bom mix da culinária internacional com a baiana. Para sentar-se debaixo das árvores e viver o ar do Quadrado, experimente o Silvana e Companhia ou o Rabanete, com preços mais acessíveis e ambiente delicioso! Um pouco fora do Quadrado principal, vale conhecer o contemporâneo Jacaré do Brasil e o restaurante e pizzaria Maritaca. Para um lanche rápido, recorra à Tapioca da Elma e à Tapioca da Sandra. As duas estão localizadas na pracinha da feira de artesanato, na ponta do Quadrado, e preparam tapiocas quentinhas.
Com conceito muito especial e localizado em meio a uma reserva de seringueiras, o restaurante Floresta Trancoso é para quem busca uma experiência que vai bem além da comida. Vá com tempo e com reserva. A vontade será de ficar lá para sempre! Curta a comida e o lugar.
Afastado do burburinho do Quadrado, será possível encontrar preços mais acessíveis. Para quem busca economia, vale experimentar os pratos feitos do Sabor do Mundo; os clássicos sanduíches do Lá no Dom; e, para um bom tempero baiano, o quiosque do Acarajé da Chica. Todos localizados na Estrada de Trancoso, principal avenida comercial da vila.
Se você quer mesmo é um bom restaurante à beira-mar, confira as dicas em cada uma das praias que sugerimos no post. Assim você poderá escolher de acordo com a sua praia favorita.
Noite de Trancoso
Se de dia Trancoso é um sucesso, à noite ela é ainda mais especial! Com o acender das luzes, a vila se torna ainda mais charmosa e convidativa. O tom de destino rústico dá lugar ao requinte dos restaurantes badalados e lojas de grife que tomam conta especialmente do Quadrado e arredores, onde a noite de Trancoso sempre acontece.
Quanto mais gente em Trancoso, mais animada a noite! Durante a alta temporada de verão é possível descolar algumas festas VIPs e baladas secretas. Entre o Réveillon e o carnaval, a festa em Trancoso não tem hora nem lugar para acontecer. Sendo assim, a balada em Trancoso se apresenta de maneiras bem distintas ao longo do ano. Se você estiver na região no auge do calor de janeiro, pode contar com festas, shows e beach clubs animados. Vale até mesmo investir em grandes espetáculos, que acontecem no lindíssimo Teatro L’Occitane (mais próximo de Arraial d’Ajuda).
Fora da temporada de verão a noite de Trancoso é bem mais tranquila, quase sempre restrita aos restaurantes e bares do Quadrado. Ainda que não haja tantas baladas, a noite seguirá maravilhosa em Trancoso! Aproveite a calmaria para sentar-se às mesas dos bons restaurantes e degustar a sempre espetacular culinária baiana.
Tempo em Trancoso e quando ir
O maravilhoso sol da Bahia está sempre pronto para aquecer os viajantes que chegam a Trancoso. Assim como todo o litoral baiano, Trancoso é um ótimo destino para ser visitado durante todo o ano. Até mesmo nos períodos mais chuvosos, o sol aparece e sempre rende dias à beira-mar. A previsão do tempo em Trancoso é sempre favorável a quem busca relaxar.
Os meses mais quentes em Trancoso coincidem com o verão, especialmente de novembro a abril, quando a média máxima é entre 28°C e 29°C e a mínima fica entre 24°C e 25°C. Em Trancoso é comum que a temperatura ultrapasse a casa dos 30°C.
Já os meses mais frios são marcados pelo inverno, com máxima de 25°C e mínima de 21°C em junho, julho e agosto. Ainda que seja inverno, o calor é predominante em Trancoso. O clima é quente e ideal para aquecer o corpo e também a alma!
Durante todo o ano há incidência de chuvas em Trancoso, sendo que os meses de verão costumam registrar maior incidência. O mês mais chuvoso do ano é novembro, com 165 mm, enquanto o mês com menos chuvas é agosto, com a marca de 81 mm. Não há uma estação seca em Trancoso, por isso não se assuste com possíveis previsões de chuva. O sol sempre aparece na Bahia, mesmo que intercalado com uma chuva rápida para refrescar o dia.
- Meses mais quentes – novembro a abril;
- Meses menos quentes – junho a agosto;
- Meses mais chuvosos – novembro, dezembro, março e abril;
- Meses menos chuvoso – junho, julho, agosto, setembro e fevereiro;
- Período de alta temporada – férias escolares, meses de verão e todos os feriados prolongados.
Temperatura mínima* | Temperatura máxima* | Chuvas* | |
Janeiro | 24°C | 28°C | 112 mm |
Fevereiro | 25°C | 29°C | 99 mm |
Março | 24°C | 28°C | 141 mm |
Abril | 24°C | 28°C | 146 mm |
Maio | 23°C | 26°C | 120 mm |
Junho | 22°C | 25°C | 94 mm |
Julho | 21°C | 25°C | 100 mm |
Agosto | 21°C | 25°C | 81 mm |
Setembro | 22°C | 26°C | 93 mm |
Outubro | 23°C | 26°C | 126 mm |
Novembro | 24°C | 27°C | 165 mm |
Dezembro | 24°C | 28°C | 149 mm |
* Com dados do Climatempo
Alta temporada em Trancoso
Trancoso é um destino muito procurado durante o verão, especialmente entre o Ano Novo e o Carnaval. Neste período, os preços estarão exorbitantes e haverá um grande número de turistas na região. O movimento se repete em todos os feriados prolongados do ano, mas durante o verão é ainda mais intenso. Se você quiser economizar na viagem e ver Trancoso um pouco mais tranquila, prefira viajar fora do período das férias de verão e feriados prolongados.
Tábua de maré
As praias da Bahia, assim como de todo o nordeste, sofrem grande influência da maré, o que pode render praias com visuais muito diferentes ao longo do dia ou do mês. O ideal, para ver o efeito da maré e pegar as piscinas naturais em Trancoso, é viajar durante as luas nova e cheia. É neste período que a variação da maré é maior e as piscinas ficam mais perceptíveis. Já nas luas crescente e minguante, quando acontece a chamada maré morta, a variação de amplitude da maré é pequena, o que diminui bastante a visibilidade das piscinas naturais. Fique atento à tábua de marés para saber o que esperar do mar de Trancoso.
Pousadas, hotéis e resorts em Trancoso
Trancoso tem uma oferta enorme de boas pousadas, hotéis e até resort para os dias de descanso em meio ao Litoral Sul da Bahia. A pequena vila surpreende com pousadas charmosas, hotéis boutique e algumas hospedagens dignas de cinco estrelas. Ainda que um certo toque de requinte (aliado ao rústico) esteja sempre presente nas pousadas de Trancoso, você poderá encontrar hospedagens com ótimos preços por lá. Trancoso é o destino certo para conseguir uma pousada maravilhosa, sem precisar pagar muito por isso. Mas se você quiser mesmo extrapolar o orçamento e investir em um hotel dos sonhos, você também o encontrará em Trancoso!
Além dos hotéis e pousadas, Trancoso conta com grande oferta de casas para aluguel por temporada em sites como o AirBNB, o que pode ser mais econômico e cômodo em uma viagem à região. Se estiver com um bom grupo, vale até investir em uma grande casa pertinho do mar. O custo pode ser equivalente a um bom hotel e você poderá curtir dias de luxo em Trancoso.
Onde se hospedar em Trancoso: melhores regiões e dicas de pousadas
A região mais turística de Trancoso é pequena e a chance de você estar bem localizado é grande! O Quadrado marca o centro dos acontecimentos em Trancoso e quanto mais perto dele você estiver, melhor localizado estará. Isso, claro, se você quiser ficar pertinho do agito, dos principais restaurantes, do comércio e do acesso à Praia dos Coqueiros e Praia dos Nativos. Caso opte por uma hospedagem próxima ao Quadrado de Trancoso, lembre-se de verificar a disponibilidade de vagas de estacionamento. Isso é fundamental para quem está de carro, especialmente em uma região onde há pouquíssima oferta de vagas.
Caso deseje ficar perto do Quadrado, mas precise economizar, procure hospedagens nas ruas próximas. Você estará pertinho do agito e com certeza pagará bem menos se comparado aos hotéis localizados exatamente no Quadrado.
Se você prefere tranquilidade e uma boa hospedagem pé na areia, o Quadrado não é para você. Isso porque o Quadrado de Trancoso e toda a região mais turística da vila estão no alto das falésias, longe da beira-mar. Caso queira ficar de frente para a praia, você precisará buscar hospedagens mais afastadas do Quadrado. E já podemos adiantar que o custo de se hospedar em um hotel em Trancoso de frente para a praia será bem alto!
A oferta à beira-mar é pequena e os preços não são amigáveis, mas com certeza as opções são maravilhosas! Uma boa pedida de praia com preços mais acessíveis é a Praia do Rio Verde, vizinha à Praia dos Coqueiros e não muito distante do centro de Trancoso. Não há oferta de hospedagem na Praia de Patimirim, Praia de Itaquena e na Praia da Barra do Rio dos Frades.
Confira a seguir algumas dicas de pousadas, hotéis e resorts maravilhosos para os seus dias de férias nas praias da Bahia!
Localização: Praia dos Nativos
A Pousada Estrela d’Água é o destino certo para quem busca ir muito além de uma simples cama para dormir. De frente para o mar da Praia dos Nativos, essa pousada está entre as mais refinadas de Trancoso. A hospedagem conta com duas piscinas à beira-mar (uma delas de hidromassagem), spa, sala de jogos, redário, boutique, sala de ginástica, diversas atividades para os hóspedes e quartos maravilhosos.
Hotel e Resort Villas de Trancoso
Localização: Praia dos Nativos
Para quem busca um pouco mais de requinte, mas sem perder o lado rústico da região, o hotel Villas de Trancoso é uma excelente opção. De frente para o mar, na Praia dos Nativos, esse hotel é para quem pode ostentar um pouco mais. O hotel formado por casas charmosas, o que garante maior privacidade e a sensação de morar à beira da praia.
Localização: Praia de Rio Verde
Localizada entre o mar e mata, a Pousada Tutabel é um sonho para quem busca descansar e relaxar. De frente para a Praia de Rio Verde, a hospedagem se destaca não só pelo cenário, mas também pela deliciosa piscina e uma arquitetura maravilhosa.
Localização: Praia de Rio Verde
Impossível não relaxar durante uma hospedagem no Villas de Gaia Hotel Boutique. O lugar tem o perfeito pacote de ambiente aconchegante, pé na areia, vista para o mar, piscina e ótimo serviço, além de um quarto confortável, claro! Tudo sem perder o jeito rústico e chique que é tão característico de Trancoso.
Localização: Praia de Rio Verde
Com pé na areia e ambiente delicioso à beira-mar, a Pousada Bahia Bonita é para quem faz questão de se hospedar em uma das praias de Trancoso. A pousada oferece quartos confortáveis, restaurante e quartos com vista para o jardim ou para o mar, alguns oferecem uma relaxante banheira de hidromassagem.
Localização: Quadrado de Trancoso
Muito conhecida entre os turistas devido ao excelente restaurante que funciona anexo, a Pousada Capim Santo oferece charmosas hospedagens para quem busca conforto em meio ao bem localizado Quadrado de Trancoso. Cercada por um lindo jardim, a pousada oferece piscina, hidromassagem e serviço de massagem para os hóspedes.
Pousada Hospedaria do Quadrado
Localização: Quadrado de Trancoso
Com fachada típica das casas do Quadrado de Trancoso, essa pousada com jeito simples esconde um interior aconchegante em meio à mais privilegiada localização da vila. O ambiente é acolhedor, os quartos delicadamente decorados e a varanda completa o pacote de aconchego do lugar. Boa pedida para aliar preço e qualidade em meio ao Quadrado de Trancoso.
Localização: Quadrado de Trancoso
A linda piscina com borda infinita e vista para o mar é o grande atrativo da Pousada Segredos de Trancoso, localizada no alto das falésias e bem no centrinho do Quadrado. A pousada agrada a quem busca hospedagens mais independentes e oferece 4 casas completas bem aconchegante, todas com deck e vista para o mar.
Localização: próximo ao Quadrado de Trancoso
Ótima relação custo x benefício pertinho do Quadrado, a Pousada Seis e Meia agrada com lindo ambiente, quartos confortáveis e preço acessível. Boa pedida para economizar, mas ainda assim ficar hospedado em um lugar delicioso! A pousada conta com uma linda piscina em meio ao jardim e os quartos têm a cara de um destinos de praia.
Localização: próximo ao Quadrado de Trancoso
A Pousada Oca Trancoso tem linda decoração e ambiente que remete às populações indígenas da região. O lugar alia bem o rústico ao elegante, com charme e resgate das tradições locais. Boa relação custo x benefício perto do Quadrado, a pousada tem quartos confortáveis e ótimo preço, além de uma boa piscina para relaxar.
Localização: próximo ao Quadrado de Trancoso
Com uma banheira de hidromassagem no jardim e charmosa decoração, a Pousada Calypso é um convite a relaxar! A pousada está localizada a poucos metros do Quadrado e é ideal para estar pertinho do agito, sem pagar muito por isso.
Localização: próximo ao Quadrado de Trancoso
O lindo jardim é o grande destaque a Pousada Quarto Crescente. Com piscina cercada de verde, gazebo e sofás relaxantes, além de quartos confortáveis, essa pausada é uma boa opção para aliar preço a excelente serviço. Tudo bem pertinho do Quadrado!
Localização: próximo ao Quadrado de Trancoso
Com ótimo preço e localizada nos arredores do Quadrado de Trancoso, a Pousada Raizes Brasil tem ambiente aconchegante, um lindo gazebo à beira da piscina e quartos confortáveis para os dias de descanso entre as praias da Bahia. A pousada não é luxuosa, mas é uma boa relação custo x benefício para estar perto do agito do Quadrado.
Localização: próximo ao Quadrado de Trancoso
Com vista para a mata, o mar e o rio, o Hotel Boutique Bahia Bonita se destaca pelo visual que cerca o lugar. Além do lindo cenário, o hotel conta ainda com acomodações incríveis e repletas de pequenos luxos, sempre aliados ao clima rústico que tanto combina com Trancoso.
Localização: Praia de Taípe
Os apaixonados por resorts não ficarão de fora em Trancoso. O Club Med Trancoso é a pedida para quem busca serviços exclusivos e all-inclusive em meio ao Litoral Sul da Bahia. Com incrível visual do alto das falésias, o Club Med Trancoso tem cenário dos sonhos. Vale dizer que o Club Med Trancoso, apesar do nome, não está localizado exatamente em Trancoso. Na prática, o resort está localizada na Praia de Taípe, a primeira praia de Arraial d’Ajuda antes de Trancoso. A diferença de localidade é mínima e o acesso a Trancoso é facílimo.
Como chegar a Trancoso
O aeroporto mais próximo de Trancoso é o Aeroporto de Porto Seguro – BPS, principal porta de entrada para quem pretende visitar o destino saindo de outros estados ou mesmo de Salvador. A partir do Aeroporto de Porto Seguro, será possível seguir até Trancoso de carro, ônibus, Uber ou transfer particular, passando ou não por Arraial d’Ajuda e utilizando ou não a balsa, a depender da rota escolhida.
Como chegar a Trancoso de carro
Para chegar a Trancoso de carro, saindo de Porto Seguro, há dois caminhos principais. O primeiro, com 47 km de distância, tem percurso via Arraial d’Ajuda, onde será necessário fazer a travessia de balsa e depois seguir em estrada de terra até Trancoso. A segunda opção de trajeto não passa pela balsa, mas tem percurso mais longo, com total de 77 km pela BR-367 e depois BA-001. Fique atento à qualidade da estrada, que não é das melhores.
Quem chega de carro a partir de outras cidades da Bahia, não precisará passar por Porto Seguro para chegar a Trancoso. Nesse caso, o melhor trajeto é viajar até Eunápolis e de lá pegar a BR-367 até o entroncamento com a BA-001, chamada de Estrada de Trancoso. O percurso evita a passagem por Porto Seguro e a travessia de balsa.
Balsa de Porto Seguro para Arraial d’Ajuda / Trancoso
A balsa de Porto Seguro para Arraial d’Ajuda / Trancoso opera 24h por dia, com intervalos que variam de trinta minutos a uma hora. Para pegar a balsa, basta entrar na fila, que em períodos de alta temporada pode ser bem demorada. A cobrança da tarifa acontece antes de entrar, quando os atendentes passam recebendo os pagamentos dos motoristas pela janela do veículo.
Há duas empresas operando a balsa, sendo que uma delas aceita cartão de crédito e a outra, não. Na dúvida, tenha o valor em espécie para não ser obrigado a aguardar a próxima balsa que aceite cartão. O custo da balsa, por veículo com o motorista, é de R$ 20 em dias de semana e R$ 24,75 em finais de semana e feriados. O custo para cada passageiro extra ou pedestre sem carro é de R$ 5,40 (paga só na ida).
Como chegar a Trancoso saindo de Porto Seguro de ônibus
Para quem está sem carro, a opção mais econômica para chegar a Trancoso é o percurso de ônibus a partir de Arraial d’Ajuda. Para isso, será necessário usar o táxi, Uber ou ônibus comum até a balsa no lado de Porto Seguro, fazer a travessia e pegar o ônibus de Arraial d’Ajuda para Trancoso do outro lado da balsa. O trajeto é operado pela empresa Viação Águia Azul. O trecho entre Arraial d’Ajuda e Trancoso tem custo de R$ 13 e há diversos ônibus por dia (confira os horários).
Como chegar a Trancoso saindo de Porto Seguro de táxi, Uber ou transfer particular
Quem optar por mais conforto e praticidade poderá fazer o trajeto de Uber, táxi ou transfer particular a partir do Aeroporto de Porto Seguro. O transporte mais econômico é o Uber, que cobra, em média, R$ 80 pela viagem para até quatro pessoas. O transfer particular tem preço médio de R$ 250 para até três pessoas.
Empresas que realizam transfer de Porto Seguro para Trancoso:
Como circular por Trancoso
Trancoso é um vilarejo bem pequeno e é possível percorrê-lo em grande parte a pé. Para o dia a dia na vila, não será necessário transporte, salvo se você estiver hospedado longe do centro. Ainda assim, algumas praias estão mais distantes do Quadrado e um carro ou quadriciclo podem ser úteis para chegar até elas. O veículo será interessante também se você quiser visitar atrações próximas, como Arraial d’Ajuda, Praia do Espelho e até mesmo Caraíva.
Todas as praias de Trancoso podem ser acessadas a pé, mas a distância até cada uma delas varia bastante. A boa notícia é que o caminho à beira do mar de Trancoso será sempre espetacular! Para quem pretende circular de carro entre as praias, é preciso ficar atento à falta de estacionamentos públicos e até mesmo a algumas áreas de preservação ambiental onde o acesso do automóvel não é permitido, como na Praia da Ponta do Rio dos Frades e a Praia de Itaquena.
Ao percorrer as praias de Trancoso de carro, você encontrará algumas cancelas, como se fossem condomínios privados. Infelizmente, a prática é comum, mesmo em estradas de acesso público. Não se deixe intimidar e peça a liberação do seu acesso para chegar à praia que deseja.
Outro detalhe que deve ser levado em consideração na hora de optar por se locomover de carro, é a falta de estacionamentos públicos, tanto na praia quanto nos arredores do Quadrado. Inclua no orçamento taxas diárias acima de R$ 20 para estacionar o veículo em estacionamentos privativos. Guardadores de carro também são uma prática comum na região. Se estiver de carro, prefira pousadas que oferecem vagas de estacionamento, especialmente nos arredores do Quadrado.
Para quem não quer usar o carro, o quadriciclo (com diárias entre R$ 120 e R$ 200), os mototáxis e até a boa e velha bike podem ser úteis. Veja mais detalhes e dicas sobre como se locomover em Trancoso.
Quanto tempo ficar em Trancoso
Trancoso é um ótimo destino para feriados prolongados e viagens rápidas. O acesso fácil (com o Aeroporto de Porto Seguro) ajuda a não perder tempo em deslocamento e facilita curtir o máximo possível. Ainda que Trancoso caiba bem em uma viagem de quatro dias, o ideal é ficar por lá ao menos uma semana. Com isso você poderá conhecer todas as praias, curtir com calma e ainda explorar regiões vizinhas, como a Praia do Espelho, Caraíva ou Arraial d’Ajuda. Se a intenção for percorrer todas essas regiões, dedique ao menos dez dias para a viagem.
E você? Já esteve em Trancoso ou pretende ir pra lá? Conte pra gente quais são os seus planos de viagem!