logo Melhores Destinos

Mais voos: número de aviões de passageiros na América Latina deve dobrar em 20 anos, diz Airbus

Daniel Akstein Batista
19/10/2022 às 11:07

Mais voos: número de aviões de passageiros na América Latina deve dobrar em 20 anos, diz Airbus

Para atender à demanda de voos e passageiros nos próximos 20 anos, a Airbus calcula que a frota de aviões que já circula na América Latina vai precisar praticamente dobrar no período, pulando de 1.450 para 2.850 aeronaves. E o tráfego de pessoas no tráfego aéreo da região também deve dobrar até 2041, de acordo com os estudos da empresa.

Segundo a Airbus, mais da metade dos 2.850 aviões será para atender a demanda crescente, enquanto 45% dos aviões vão substituir modelos que são menos eficientes em termos de combustível, melhorando a questão ambiental.

Os números fazem parte do novo estudo ‘Global Market Forecast (GMF)’ da Airbus, que apontou que a região da América Latina e Caribe vai precisar de 2.550 novos aviões de passageiros e carga nas próximas duas décadas, sendo 2.330 aeronaves de corredor único e 220 widebodies

Mais viagens, mais tráfego de passageiros

Apesar da pandemia do Coronavírus, que derrubou o número de voos e viagens nos últimos dois anos, a região já está recuperando os bons números, devendo voltar à normalidade total entre o ano que vem e 2025.

A expectativa é que nos próximos 20 anos o tráfego de passageiros de origem e destino na América Latina mais que dobre, considerando a perspectiva atual de aumento de 3,7% por ano.

Brasil, Argentina e Chile devem ser os países que mais vão ter passageiros voando, e uma explicação para a alta de viagens aéreas é o crescimento da classe média e os novos modelos de negócio das companhias, fazendo com que os voos sejam mais acessíveis à população. Segundo a Airbus, projeta-se que em 2041 existam 500 milhões de pessoas de classe média na América Latina e Caribe, o que representa 67% da população dessa região.

Nos últimos 17 anos, o que vimos já é uma alta no setor da aviação. De 2002 a 2019, o número de voos quase triplicou na América Latina. E a expectativa é que em duas décadas o aumento seja quase o dobro – saindo de 0,44 viagens anuais per capita em 2019 para 0,86 em 2041.

Não perca nenhuma oportunidade!
ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
tela do app do melhores destinos
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção