Tráfego aéreo na Europa começa a se recuperar lentamente
Tráfego aéreo na Europa começa a se recuperar lentamente
O dia 12 de abril foi o mais sombrio para a aviação na Europa. Somente 2.099 voos operaram naquele dia no continente, que no ano anterior registrou uma média de 27.180 operações diárias. Mas o fim de algumas restrições está permitindo que gradualmente os aviões retornem às pistas europeias, após a crise causada pelo coronavírus.
Na semana entre 20 e 26 de abril, segundo relatórios do Eurocontrol, a Organização Europeia para a Segurança da Navegação Aérea, foi registrada uma média diária de 3.734 voos. Em 29 de abril, os números continuaram a subir e o registro atingiu 4.566 voos por dia.
Na busca por apoiar a recuperação do setor aéreo na região, o Eurocontrol trabalha no “Plano de recuperação NOP 2020”. Trata-se de uma iniciativa que incorpora companhias aéreas, centros de controle e aeroportos de países europeus, para trabalharem juntos no sentido de acelerar a retomada do setor, o quanto for possível.
O anúncio ocorre depois que várias companhias aéreas anunciarem a reativação de parte de suas operações para a Europa, como a Aeroméxico que voltará a operar voos para vários destinos no Velho Continente.
A KLM foi a primeira companhia aérea europeia a anunciar o retorno de seus voos pelo continente. Desde ontem eles operam um voo diário de Amsterdã para oito destinos: Madri e Barcelona, na Espanha; Milão e Roma, na Itália, Budapeste (Hungria), Praga (República Tcheca), Varsóvia (Polônia) e Helsinque (Finlândia).
A Air Europa já confirmou que está planejando reativar seus voos a partir de 1º de junho, desde que as restrições de cada país o permitam. Eles estimam que voarão do aeroporto de Barajas para Bélgica, França, Alemanha, Holanda, Itália, Portugal, Reino Unido e Suíça, Marrocos, Tunísia e Israel, Miami e Nova York.
A British Airways pretende ter voos disponíveis a partir de meados de maio, enquanto a Air France, Ryanair e a Lufthansa planejam seu retorno com mais vôos até 1º de junho.
Segurança em Saúde
O retorno dos voos também coloca em prática o chamado “novo normal”. A segurança da saúde será o fator chave para a recuperação do setor. Algumas companhias aéreas já implementaram testes rápidos em seus portões de embarque, novos uniformes especiais assim como a Air France, Azul, Gol e Latam anunciaram o uso obrigatório de máscaras nos seus voos.
Com relação aos voos intercontinentais, é importante saber até quando os países da região permanecerão com as fronteiras fechadas para os turistas. Além disso, muitas companhias precisarão do auxílio governamental para conseguir superar o imenso prejuízo causado pela pandemia.
Ainda assim, é muito bom ver que os sinais de recuperação do setor começam a aparecer na Europa.
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