logo Melhores Destinos

Centro de São Paulo ganha “Touro de Ouro” inspirado no de Wall Street

Daniel Gadelha
Daniel Gadelha
16/11/2021 às 18:49

Centro de São Paulo ganha “Touro de Ouro” inspirado no de Wall Street

No mercado financeiro, o touro representa o melhor momento do mercado, quando está em alta com os preços dos ativos subindo (bull market). O animal foi escolhido pois seu ataque é feito de baixo para cima, usando os chifres para lançar as vítimas para o alto. O contrário, quando as ações e títulos estão em queda, é representado pelo temido urso (bear market).

A imagem de touro ficou tão atrelada à bolsa de valores que em 1989 ganhou uma escultura na Wall Street, centro financeiro de Nova York, e virou ponto turístico. Mas essa exclusividade acabou. O centro histórico de São Paulo ganhou hoje uma escultura chamada Touro de Ouro inspirada na versão norte-americana.

🐂 Touro de Ouro do Centro de São Paulo

A peça foi um presente do economista Pablo Spyer e do artista plástico Rafael Brancatelli “para a cidade de São Paulo e o mercado financeiro brasileiro”. O Touro de Ouro fica em frente ao prédio da B3, na Rua XV de Novembro, no centro histórico da capital paulista.

“O Touro de Ouro representa a força e a resiliência do povo brasileiro. A B3 está trazendo esse novo símbolo para valorizar não apenas o centro de São Paulo, mas o desenvolvimento do mercado de capitais do Brasil, que passa pela própria história da bolsa”, diz Gilson Finkelsztain, CEO da B3.

“Foi mais de um ano de jornada, desde a concepção do projeto, para chegarmos a um conceito original e ao design de um touro totalmente brasileiro, com uma expressão representativa da bravura e a coragem do nosso povo”, destaca Rafael Brancatelli. O artista plástico conta que fez cerca de 150 versões de desenhos até o resultado definitivo, que agora poderá ser conferido por toda a população.

Escultura do Touro de Ouro – foto Danilo Verpa / Folha de São Paulo

A versão da brasileira do touro de Wall Street foi construída sobre uma estrutura metálica tubular com multicamadas de fibra de vidro de alta densidade e pintura anticorrosiva. O Touro tem 5,10 metros de comprimento, 3 metros de altura e 2 metros de largura.

Com informações da B3.


E você já conhece o touro de Nova York? O que achou da versão brasileira?

Veja também: