Torre Monumental de Buenos Aires é reaberta a visitantes e vira nova atração


Torre Monumental de Buenos Aires é reaberta a visitantes e vira nova atração
A Torre Monumental (também chamada Torre de los Ingleses) é um dos cartões postais do bairro do Retiro, próxima à praça General San Martin. Datado do início do século passado, o monumento passou por uma reforma e agora pode ser visitado pelos turistas. A convite do governo de Buenos Aires, nossa editora Leila Aisen fez a visita à torre e mostra em primeira mão como é o passeio, que pode fazer parte do seu roteiro na bela capital argentina. Confira!
Torre Monumental (Torre dos Ingleses) de Buenos Aires
A Torre Monumental (também chamada Torre dos Ingleses) caba de ser reinaugurada e passou a ser uma nova opção turística em Buenos Aires. Subimos ao alto do monumento e contamos a vocês nesse post como é o passeio.
Não por acaso a torre é mais conhecida pelos habitantes locais como a Torre dos Ingleses: o monumento foi doado por residentes britânicos na Argentina por ocasião do centenário do primeiro governo de origem, em 1910. Os materiais foram trazidos da Inglaterra, e a equipe técnica e operários da construção eram ingleses. A estrutura foi projetada pelo arquiteto britânico Ambrose Macdonald Poynter.
Para reabrir a torre, o prédio foi recondicionado e o elevador foi consertado. Além disso, assim que se entra, há uma exposição fotográfica do antigo bairro do Retiro e uma intervenção artística nas janelas e paredes, antecipando a vista da varanda do sexto andar.
A restauração da torre de 60 metros de altura ficou a cargo do Ministério da Cultura da Cidade de Buenos Aires. O elevador chega ao 6º andar, onde a varanda que circunda a torre está localizada. O original foi feito de ferro e foi doado pelo Príncipe de Gales dez anos após a inauguração, mas foi destruído algum tempo depois. Em 1999, um trabalho de restauração foi encomendado para a torre e um novo elevador foi colocado, mas logo ele também paro de funcionar e nunca voltou, o que impedia o acesso público aos andares superiores.
E quanto a vista da torre? Como é em um ponto privilegiado da cidade, a partir da varanda há uma bela vista do Retiro e do porto: você pode apreciar o
Kavanagh (edifício emblemático da cidade), o hotel Sheraton Buenos Aires, o Yatch Club Argentino, a Reserva Ecológica, a estação Retiro e o novo Paseo del Bajo.
Leia também:
O que fazer em Buenos Aires: 48 dicas para a sua viagem!
103 pontos turísticos de Buenos Aires!
Restaurantes em Buenos Aires: 50 lugares comer e beber
Dicas de compras em Buenos Aires
Dicas de transporte em Buenos Aires
Como ir de Ezeiza a Buenos Aires
Maradona em Buenos Aires: um roteiro por 7 lugares que marcaram a vida do ídolo
O relógio é uma versão menor do famosíssimo Big Ben, localizado na sede do Parlamento britânico, em Londres. Na verdade, foi montada pela mesma empresa, Gillett & Johnston, fundada em 1844 e que ainda fabrica e repara relógios.
A torre tem cinco sinos de bronze que soam a cada quinze minutos e o maior deles pesa sete toneladas. Na fachada, o arquiteto inglês captou a estética que representa grande parte da construção britânica. E deixou a marca dos países que compõem a coroa britânica, além do escudo da República Argentina.
Horários e preços para visitar a Torre Monumental
De segunda a sexta-feira, das 10:30 às 16:30. Última subida ao mirante: 16hs
Sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 18h30. Última subida ao mirante: 18hs
Subida ao mirante: AR$ 100 – grátis às quartas-feiras
Menores de 12 anos têm entrada gratuita.
Endereço: Av. Dr. José María Ramos Mejía 1315, Retiro (Praça Fuerza Aérea Argentina).
Gostou da novidade? Não deixe de ler nosso Guia de Buenos Aires, com todas as informações completas para a sua viagem!