Torre Monumental de Buenos Aires é reaberta a visitantes e vira nova atração

Leila Aisen
13/07/2019  ·  6:15Publicado 13 · jul · 2019  ·  6:15Atualizado 20 · ago · 2019

Torre Monumental de Buenos Aires é reaberta a visitantes e vira nova atração

A Torre Monumental (também chamada Torre de los Ingleses) é um dos cartões postais do bairro do Retiro, próxima à praça General San Martin. Datado do início do século passado, o monumento passou por uma reforma e agora pode ser visitado pelos turistas. A convite do governo de Buenos Aires, nossa editora Leila Aisen fez a visita à torre e mostra em primeira mão como é o passeio, que pode fazer parte do seu roteiro na bela capital  argentina. Confira!

Torre Monumental (Torre dos Ingleses) de Buenos Aires

A Torre Monumental (também chamada Torre dos Ingleses) caba de ser reinaugurada e passou a ser uma nova opção turística em Buenos Aires. Subimos ao alto do monumento e contamos a vocês nesse post como é o passeio.

Não por acaso a torre é mais conhecida pelos habitantes locais como a Torre dos Ingleses: o monumento foi doado por residentes britânicos na Argentina por ocasião do centenário do primeiro governo de origem, em 1910. Os materiais foram trazidos da Inglaterra, e a equipe técnica e operários da construção eram ingleses. A estrutura foi projetada pelo arquiteto britânico Ambrose Macdonald Poynter.

Para reabrir a torre, o prédio foi recondicionado e o elevador foi consertado. Além disso, assim que se entra, há uma exposição fotográfica do antigo bairro do Retiro e uma intervenção artística nas janelas e paredes, antecipando a vista da varanda do sexto andar.

A restauração da torre de 60 metros de altura ficou a cargo do Ministério da Cultura da Cidade de Buenos Aires. O elevador chega ao 6º andar, onde a varanda que circunda a torre está localizada. O original foi feito de ferro e foi doado pelo Príncipe de Gales dez anos após a inauguração, mas foi destruído algum tempo depois. Em 1999, um trabalho de restauração foi encomendado para a torre e um novo elevador foi colocado, mas logo ele também paro de funcionar e nunca voltou, o que impedia o acesso público aos andares superiores.

E quanto a vista da torre? Como é em um ponto privilegiado da cidade, a partir da varanda há uma bela vista do Retiro e do porto: você pode apreciar o
Kavanagh (edifício emblemático da cidade), o hotel Sheraton Buenos Aires, o Yatch Club Argentino, a Reserva Ecológica, a estação Retiro e o novo Paseo del Bajo.

Leia mais:
O que fazer em Buenos Aires: 43 dicas para a sua viagem!
20 passeios grátis para se fazer em Buenos Aires!
Onde comer em Buenos Aires
Dicas de compras em Buenos Aires
Dicas de transporte em Buenos Aires
Como ir de Ezeiza a Buenos Aires

 

O relógio é uma versão menor do famosíssimo Big Ben, localizado na sede do Parlamento britânico, em Londres. Na verdade, foi montada pela mesma empresa, Gillett & Johnston, fundada em 1844 e que ainda fabrica e repara relógios.

A torre tem cinco sinos de bronze que soam a cada quinze minutos e o maior deles pesa sete toneladas. Na fachada, o arquiteto inglês captou a estética que representa grande parte da construção britânica. E deixou a marca dos países que compõem a coroa britânica, além do escudo da República Argentina.

Horários e preços para visitar a Torre Monumental

De segunda a sexta-feira, das 10:30 às 16:30. Última subida ao mirante: 16hs
Sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 18h30. Última subida ao mirante: 18hs
Subida ao mirante: AR$ 100 – grátis às quartas-feiras
Menores de 12 anos têm entrada gratuita.
Endereço: Av. Dr. José María Ramos Mejía 1315, Retiro (Praça Fuerza Aérea Argentina).

Mais informações aqui.

Gostou da novidade? Não deixe de ler nosso Guia de Buenos Aires, com todas as informações completas para a sua viagem!