logo Melhores Destinos

Tipos de tomada no mundo – veja os formatos e adaptadores para evitar perrengues!

Daniel Akstein Batista
10/06/2024 às 5:00

Tipos de tomada no mundo – veja os formatos e adaptadores para evitar perrengues!

Se você já viajou alguma vez para fora do Brasil provavelmente já percebeu que há diferentes tipos de tomada – e que isso pode ser um grande problema se você não se planejar bem e não souber que tomada vai encontrar no seu destino.

Quando o Brasil adotou a tomada de 3 pinos, em 2011, o assunto logo se tornou polêmico (e ainda o é hoje). E aposto que aí na sua casa muitos dos eletrodomésticos ainda são no modelo antigo mais comum, com dois pinos, e você usa um adaptador para plugar o aparelho na tomada de 3 pinos. Ou o contrário: sua residência ainda tem as tomadas velhas, com dois pinos, e é preciso encaixar o novo eletrodoméstico com 3 pinos no cabo – e aí faz o uso de um adaptador.

Segundo o Inmetro, esse tipo de tomada que temos atualmente traz mais segurança, evitando situações de risco como choques elétricos e incêndios. A questão é que esse tipo de tomada só é hoje utilizada no Brasil e África do Sul. E cada país tem um tipo diferente de tomada – então em cada viagem nós brasileiros precisamos nos adaptar.

Para não correr nenhum risco, o melhor é sempre viajar com um adaptador universal de tomadas. Veja diferentes modelos aqui e garanta o seu!

Tipos de tomada no mundo

Se em uma viagem você só percebeu na hora que não é possível carregar o seu celular no hotel por causa da tomada, saiba que essa é uma situação muito comum. A tomada americana é diferente da tomada da Europa, que é diferente da tomada da Argentina e assim vai. Aliás, muitos países adotam diferentes tipos de tomada, e era assim no Brasil até a padronização em 2011.

No total, são 15 diferentes tipos de tomada, cada uma denominada com uma letra. A do Brasil é do tipo N, com três buracos redondos, um quase ao lado do outro, sendo o do centro um pouco mais grosso.

Tomada tipo N. Foto: Comissão Eletrotécnica Internacional (IEC)

Antes de vermos todos os tipos de tomada usadas no mundo, vamos nos concentrar primeiramente em alguns grandes centros que costumam receber muitos brasileiros, então fica atento às instruções a seguir.

Tomada na Europa

Se antigamente no Brasil tínhamos diferentes modelos de tomadas, imagina então na Europa e seus diversos países. É possível encontrar variados tipos de tomadas no continente, mas os mais comuns são dos tipos C e F.

A tomada tipo C é uma velha conhecida nossa, aquela com dois buracos redondos. Já o tipo F tem um encaixe especial que serve como fio terra.

Tomada tipo C. Foto: Comissão Eletrotécnica Internacional (IEC)

A grande questão é que, apesar desses dois tipos poderem ser considerados a tomada padrão europeu, cada país tem seu tipo de tomada. Vamos conferir alguns tipos de tomada europeia.

Tomada Itália

Em uma viagem ao Velho Continente, você também deve estar preparado para encarar uma tomada diferente em Roma e outras cidades italianas. A tomada Itália tipo L é a mais comum, com três buracos redondos do mesmo tamanho, mas os plugues dos tipos C e F também são aceitos. A tensão é de 220V.

Tomada Itália tipo L. Foto: Comissão Eletrotécnica Internacional (IEC)

Tomada Portugal

A tomada em Portugal é igual a tomada padrão europeu, dos tipos C e F, com tensão de 220V, igual a muitos lugares no Brasil (mas preste muita atenção caso tenha um aparelho 110V pra não ligar na tomada portuguesa). A tomada Portugal tem o mesmo padrão em todo o país, tanto em Lisboa quanto ao norte, na região do Porto.

Tomada Portugal tipo F

Tomada França

A tomada na França mais comum é do tipo E, com dois furos redondos e um pino fio-terra e tensão elétrica de 220V. É também comum encontrar plugues do tipo C, com dois pinos redondos.

Tomada França tipo E. Foto: Comissão Eletrotécnica Internacional (IEC)

Tomada Inglaterra

Se em Portugal e na Itália já conseguimos conectar aparelhos com dois pinos redondos, a tomada na Inglaterra é um pouco diferente, com três buracos retangulares, do tipo G, e 240V de tensão. Então já separe seu adaptador universal para viajar ao Reino Unido e poder usar a tomada em Londres.

Tomada Inglaterra tipo G. Foto: Comissão Eletrotécnica Internacional (IEC)

Tomada americana

Se na Europa temos diferentes tipos de tomadas, nos Estados Unidos nos concentramos em apenas duas. O modelo de tomada americana é dos tipos A e B.

Os dois modelos do padrão de tomada americano têm algo em comum, dois pinos achatados um ao lado do outro. No plugue tipo B, no entanto, há um pino redondo embaixo que serve como aterramento – e esse modelo também foi muito usado no Brasil, principalmente em alguns eletrônicos como os computadores e eletrodomésticos. A potência nos EUA é 110V.

Tomada americana tipo B. Foto: Comissão Eletrotécnica Internacional (IEC)

Tomada Canadá

A tomada Canadá tem o mesmo padrão da tomada americana, ou seja, dos tipos A e B. Então, se você está pensando em fazer um tour pela América do Norte, indo para os Estados Unidos e Canadá, já fica sabendo que os dois países têm a mesma tomada padrão americano – e o ideal mesmo, lembre-se, é viajar com adaptador universal de tomadas para não correr nenhum risco de seus aparelhos não funcionarem por lá. A voltagem padrão no Canadá é de 110V.

Tomada tipo A. Foto: Comissão Eletrotécnica Internacional (IEC)

Tomadas na América do Sul

Agora que vimos alguns tipos de tomada americana e tomada europeia, vamos para nossos vizinhos. Afinal, é sempre importante saber quais os tipos de tomada na América do Sul encontraremos.

Tomada Argentina

Já separe seu adaptador, pois a tomada em Buenos Aires é bem diferente da que estamos acostumados a encontrar. A tomada argentina é do tipo I, sendo que o plugue desse modelo têm três pinos planos em forma de V, e a tensão é de 220V.

Tomada argentina tipo I. Foto: Comissão Eletrotécnica Internacional (IEC)

Tomada Chile

O padrão de tomada no Chile é com três pinos paralelos, do tipo L, igual a tomada da Itália. Mas os plugues do tipo C (dois pinos) também são comuns, entrando normalmente na tomada. A tensão elétrica padrão no Chile é de 220V.

Tomada Chile tipo L

 

Tomada Colômbia

O modelo mais usual de tomada na Colômbia é do tipo A, mas também são encontradas do tipo B. Lembrando que esses são os mesmos exemplos de tomada padrão americano. A voltagem colombiana é de 110V.

Plugue de tomada tipo A

Tomada Uruguai

A tomada no Uruguai mais comum é do tipo L (igual do Chile), com três buracos arredondados paralelos e com 220V. Mas, assim como a tomada na Itália, os plugues dos tipos C e F também são aceitos.

Tipos de tomadas por país – resumo

País Tipo de tomada
Tomadas Estados Unidos A e B
Tomada Canadá A e B
Tomada Itália I
Tomada Portugal C e F
Tomada França E e C
Tomada Inglaterra G
Tomada Chile L e C
Tomada Colômbia A e B
Tomada Argentina I
Tomada Uruguai L, C e F

 

Os 15 padrões de tomadas pelo mundo

Agora que conhecemos os tipos de tomada americana, da América do Sul e as principais tomadas da Europa, vamos detalhar todos os 15 tipos de tomadas do mundo, segundo a Comissão Eletrotécnica Internacional (IEC), que criou um mapa mundial com todas as informações sobre as tomadas e plugues usadas no mundo. Você pode ver mais detalhes no site oficial.

Tomada tipo A

Segundo a IEC, o plugue do tipo A é usado preferencialmente no Japão, América do Norte e América Central. Ele é um plugue não aterrado com dois pinos achatados paralelos – nos Estados Unidos, um dos lados é mais largo que o outro.

Países que utilizam o modelo do plugue:

Na África: Nigéria.
Na Ásia: Camboja, China, Coreia, Filipinas, Japão, Laos, Líbano, Libéria, Malásia, Maldivas, Taiwan, Tailândia, Vietnã.
Na América: Estados Unidos, Anguilla, Antígua e Barbuda, Aruba, Belize, Cuba, Bahamas, Barbados, Bermudas, Canadá, Costa Rica, Colômbia, Ilhas Cayman, Ilhas Virgens Britânicas, México, República Dominicana, Equador, El Salvador, Guatemala, Haiti, Honduras, Jamaica, Montserrat, Bolívia Guiana, Antilhas Neerlandesas, Nicarágua, Panamá, Peru, Porto Rico, São Cristóvão e Nevis, São Vicente e Granadinas, Trinidad e Tobago, Turks e Caicos, Ilhas Virgens Americanas e Venezuela.
Na Oceania: Guam, Micronésia, Palau, Samoa Americana.

Tomada tipo B

Como já vimos, os Estados Unidos usam tanto a tomada de tipo A como do tipo B, assim como o Japão. Esse modelo tem um pino a mais de aterramento mais longo.

Países que utilizam o modelo do plugue:

Na África: Nigéria.
Na Ásia: Filipinas, Japão, Jordânia, Laos, Líbano, Libéria, Taiwan, Tailândia, Turquemenistão.
Na América: Estados Unidos, Antígua e Barbuda, Aruba, Bahamas, Barbados, Belize, Bermudas, Ilhas Virgens Britânicas, Canadá, Colômbia, Costa Rica, Cuba, República Dominicana, Equador, El Salvador, Guatemala, Guiana, Haiti, Honduras, Ilhas Cayman, Jamaica, México, Ilhas Virgens Americanas, Montserrat, Antilhas Neerlandesas, Nicarágua, Panamá, Peru, Porto Rico, São Cristóvão e Nevis, Trinidad e Tobago, Turks e Caicos, Venezuela.
Na Oceania: Vietnã, Samoa Americana, Guam, Micronésia, Palau.

Tomada tipo C

A tomada do tipo C é uma das mais usadas no mundo, utilizada por mais de 100 países. O plugue de dois pinos redondos ainda é usado no Brasil.

Países que utilizam o modelo do plugue:

Na África: África do Sul, Argélia, Angola, Andorra, Benim, Burkina Faso, Burundi, Cabo Verde, Camarões, Chade, Comores, Costa do Marfim, Djibuti, Egito, Eritreia, Etiópia, Gabão, Guiné, Guiné Bissau, Guiné Equatorial, Ilhas Canárias, Líbia, Madagascar, Mali, Mauritânia, Maurício, Marrocos, Moçambique, Níger, República Democrática do Congo, República Centro-Africana, República do Congo, Ruanda, São Tomé e Príncipe, Senegal, Somália, Sudão, Togo, Tunísia, Zâmbia.
Na Ásia: Afeganistão, Armênia, Bangladesh, Camboja, Cazaquistão, Coreia do Norte, Filipinas, Índia, Indonésia, Irã, Iraque, Israel, Jordânia, Laos, Líbano, Maldivas, Mongólia, Myanmar, Nepal, Paquistão, Palestina, Quirguistão, Síria, Tadjiquistão, Tailândia, Timor Leste, Turquemenistão, Uzbequistão, Vietnã.
Na América: Bolívia, Bonaire, Brasil, Chile, Cuba, Guiana Francesa, Guadalupe, Martinica, Paraguai, Peru, República Dominicana, Ilha de São Martinho, Suriname, Uruguai.
Na Europa: Alemanha, Albânia, Áustria, Azerbaijão, Açores, Bielorrússia, Bélgica, Bósnia e Herzegovina, Bulgária, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, Geórgia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Ilhas Baleares, Ilhas do Canal, Ilhas Faroe, Islândia, Itália, Kosovo, Letônia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Macedônia, Moldávia, Mônaco, Montenegro, Noruega, Polônia, Portugal, República Tcheca, Romênia, Rússia, São Marinho, Sérvia, Suécia, Suíça, Turquia, Ucrânia, Vaticano.
Na Oceania: Nova Caledônia, Polinésia Francesa

Tomada tipo D

Esse tipo de tomada é mais usada nos países da Ásia e África. Ela possui três grandes pinos redondos em um padrão triangular.

Países que utilizam o modelo do plugue:

Na África: Botswana, Chade, República Democrática do Congo, Chade, Gana, Líbia, Namíbia, Níger, Nigéria, Senegal, Serra Leoa, Sudão, Tanzânia, Zâmbia, Zimbábue.

Na Ásia: Bangladesh, Butão, Hong Kong, Índia, Iraque, Jordânia, Líbano, Macau, Madagascar, Myanmar, Nepal, Paquistão, Sri Lanka, Iêmen.

Na América: Dominica, Guiana Francesa, Guadalupe, Guiana, Martinica, São Cristóvão e Nevis.

Na Europa: Mônaco.

Tomada tipo E

O plugue tipo E é bem diferente dos outros, com dois pinos redondos e um orifício para o pino de aterramento macho da tomada.

Países que utilizam o modelo do plugue:

Na África: Camarões, Burundi, Chade, Benim, Burkina Faso, República do Congo, República Democrática do Congo, Costa do Marfim, Comores, Djibouti, Guiné Equatorial, Libéria, Madagascar, Mali, Marrocos, Níger, Ilha da Reunião, Senegal, Tunísia, República Centro-Africana.
Na Ásia: Laos, Mongólia, Síria, Timor-Leste.
Na América: Guiana Francesa, Groenlândia, Guadalupe, Martinica, São Vicente e Granadinas.
Na Europa: Bélgica, Dinamarca, Ilhas Faroe, França, Mônaco, Polônia, Eslováquia, República Tcheca.

Tomada tipo F

A tomada tipo F é outro modelo de tomada europeu, com dois pinos redondos e dois clipes de aterramento na lateral. Ela é compatível com a tomada E.

Países que utilizam o modelo do plugue:

Na África: Argélia, Cabo Verde, Chade, Egito, Etiópia, Guiné, Libéria, Líbia, Moçambique, Níger, São Tomé e Príncipe.
Na Ásia: Laos, Timor-Leste, Afeganistão, Armênia, Azerbaijão, Butão, Indonésia, Irã, Jordânia, Cazaquistão, Coreia do Norte, Coreia do Sul, Quirguistão, Macau, Myanmar, Tadjiquistão, Tailândia, Turquemenistão, Vietnã.
Na América: Aruba, Antilhas Neerlandesas, Ilha de São Martinho, Suriname, Uruguai, Groenlândia.
Na Europa: Alemanha, Albânia, Andorra, Áustria, Bielorrússia, Bósnia Herzegovina, Croácia, Bulgária, Dinamarca, Estônia, Eslovênia, Espanha, Ilhas Faroe, Finlândia, Geórgia, Grécia, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Macedônia, Mônaco, Montenegro, Holanda, Noruega, Portugal, Moldávia, Romênia, Rússia, São Marinho, Sérvia, Suécia, Turquia, Ucrânia.
Na Oceania: Samoa Americana, Nova Caledônia.

Tomada tipo G

A tomada do tipo G tem três pinos retangulares e grossos. O Reino Unido usa bastante esse tipo de plugue.

Países que utilizam o modelo do plugue:

Na África: Gâmbia, Gana, Serra Leoa, Tanzânia, Botswana, Quênia, Malawi, Maurício, Nigéria, Seychelles, Tanzânia, Uganda, Zâmbia, Zimbábue,
Na Ásia: Arábia Saudita, Bahrein, Bangladesh, Brunei, Camboja, Hong Kong, Butão, Emirados Árabes, Iraque, Jordânia, Kuwait, Líbano, Macau, Malásia, Maldivas, Myanmar, Omã, Paquistão, Qatar, Singapura, Sri Lanka, Iêmen.
Na América: Belize, Guiana, Dominica, Ilhas Malvinas, Ilhas Falkland, Granada, São Cristóvão e Nevis, Santa Lúcia, São Vicente e Granadinas.
Na Europa: Chipre, Reino Unido, Gibraltar, Irlanda, Ilha de Man, Malta.
Na Oceania: Ilhas Salomão, Vanuatu.

Tomada tipo H

A tomada do tipo H é exclusiva de um país, Israel. São três pinos (achatados ou redondos), sendo um de aterramento.

Tomada tipo I

O plugue do tipo I normalmente tem dois pinos planos em forma de V com um pino de aterramento, mas pode ter uma versão com apenas dois pinos planos.

Países que utilizam o modelo do plugue:

Na Ásia: China, Tajiquistão, Timor-Leste, Uzbequistão.
Na América: Argentina, São Vicente e Granadinas.
Na Oceania: Samoa Americana, Austrália, Ilhas Cook, Ilhas Fiji, Kiribati, Nauru, Nova Zelândia, Papua-Nova Guiné, Samoa, Ilhas Salomão, Tonga, Tuvalu, Vanuatu.

Tomada tipo J

A tomada do tipo L lembra muito o padrão brasileiro, com três pinos, o que muda é a distância entre entre eles – aqui o pino de aterramento está mais distante da linha central.

Países que utilizam o modelo do plugue:

Na África: Madagascar, Ruanda.
Na Ásia: Jordânia.
Na Europa: Liechtenstein, Suíça.

Tomada tipo K

Com dois pinos redondos nas pontas e outro de aterramento no meio, a tomada do tipo K é pouco utilizada no mundo.

Países que utilizam o modelo do plugue:

Na África: Madagascar, Guiné, Senegal.
Na Ásia: Maldivas, Bangladesh.
Na América: São Vicente e Granadinas, Groenlândia.
Na Europa: Ilhas Faroe, Dinamarca.

Tomada tipo L

Existem duas versões do plugue tipo L, uma com capacidade de 10A e outra com 16A. A espessura e o espaço entre os três pinos também mudam.

Países que utilizam o modelo do plugue:

Na África: Líbia, Etiópia, Eritreia.
Na Ásia: Síria.
Na América: Chile, Uruguai.
Na Europa: Itália, São Marinho.

Tomada tipo M

Apenas algumas regiões da Ásia e da África utilizam o tipo de tomada M, que encaixa três pinos redondos. Ela se parece muito com o tipo D, mas os plugues tem os pinos maiores.

Países que utilizam o modelo do plugue:

Na África: África do Sul, Botswana, Lesoto, Moçambique, Namíbia, Suazilândia.
Na Ásia: Butão, Índia, Emirados Árabes, Iêmen, Macau, Malásia, Nepal, Paquistão, Singapura, Sri Lanka, Kuwait.

Tomada tipo N

Chegamos ao modelo de tomada brasileiro, o tipo N. Um detalhe importante é que o Brasil é um dos poucos países que utiliza dois tipos de tensão, de 127 V e 220 V.

Países que utilizam o modelo do plugue:

Na África: África do Sul.
Na América: Brasil.

Tomada tipo O

O último tipo de tomada é só utilizado por um país, a Tailândia.

Adaptador universal de tomadas

Diante de tantos tipos de tomadas, realmente pode ser confuso saber o que vamos encontrar em cada destino. Para não correr o risco de ficar sem carregar o seu celular ao chegar ao hotel, já fica a nossa dica: viaje sempre com um adaptador universal de tomadas.

Há diferentes tipos no mercado, desde os mais baratinhos até os mais completos, que incluem entrada USB e custam um pouco mais caros. A maioria deles pode ser usada em mais de 150 países!

Confira alguns modelos bem avaliados pelos consumidores e já garanta o adaptador para sua próxima viagem!

Voltagem da tomada

Além de as tomadas terem diferentes padrões pelo mundo, também precisamos nos atentar à voltagem da tomada. Enquanto alguns países têm o padrão de 220v~240v, em outros a tensão mais comum é 110~127v.

Ligar o aparelho em uma voltagem errada pode causar danos ao dispositivo e também causar acidentes elétricos.

Para saber mais sobre o tipo de tomada, voltagem e frequência, confira o site oficial da Comissão Eletrotécnica Internacional (IEC).


Você já chegou em um destino e percebeu que seu carregador não encaixava na tomada? Como resolveu o problema? Diz aqui pra gente!

Não perca nenhuma oportunidade!
ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
tela do app do melhores destinos
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção