logo Melhores Destinos

Tempo é dinheiro! Cafés na Espanha passam a cobrar mais caro pelo tempo em que o cliente fica na mesa

Luigi Rigoni
09/06/2025 às 5:00

Tempo é dinheiro! Cafés na Espanha passam a cobrar mais caro pelo tempo em que o cliente fica na mesa

As promoções do Melhores Destinos no seu WhatsApp

Entrar

Após bater muita perna por Barcelona, que tal sentar na mesa de um café para tomar algo, papear ou só curtir o clima da cidade? Embora esse seja um programa comum dos turistas em férias na Espanha, o ato pode não ser tão bem-visto assim e ainda custar caro. Veja o motivo.

Viaje mais gastando menos! Baixe o aplicativo do Melhores Destinos para receber promoções de passagens aéreas, hotéis, seguro viagem e muito mais!

Preços de café sobem conforme o tempo de permanência

Alguns bares e cafés de Barcelona e Madri estão limitando o tempo de permanência em seus estabelecimentos e cobrando mais caro daqueles que excedem esse tempo. O preço de uma simples xícara de café pode até dobrar, dependendo do tempo que a pessoa ficar sentada.

A notícia gerou polêmica nas redes sociais depois que uma usuária postou no X um aviso do Caffè Perfetto, localizado no centro de Barcelona, uma das áreas mais turísticas da cidade. Na plaquinha colada às mesas, há uma tabela que mostra como o preço dos produtos sobe conforme o tempo de permanência no local.

Um cafezinho custa 1,30 euro. Mas, se você ficar mais de 30 minutos na mesa, o preço sobe para 2,50 euros. E, caso decida aproveitar por mais de uma hora com a mesma bebida, o valor vai para 4 euros (cerca de R$ 26).

O dono do Caffè Perfetto explicou que a decisão veio para conscientizar os consumidores. “Uma pessoa não pode ficar muito tempo sem consumir, senão os negócios não dão lucro”, disse Massimo em uma entrevista ao jornal espanhol Diario.es.

cafe cobra mais caro pelo tempo de permanência

Foto: @barcafeperfetto | Reprodução

Já Maria Moreno Albiol, autora do post polêmico, disse à BBC Brasil que os moradores e trabalhadores do bairro vêm sofrendo com a gentrificação e o crescimento do turismo na área. Com isso, os preços e a disputa por um espacinho vago aumentam.

Nos comentários do post viralizado no X, há quem discorde da decisão, enquanto outros apoiam. E você, o que acha da medida?

Não viaje para a Espanha sem contratar um seguro viagem para a Europa.

Acesse o site da promoção para comprar com desconto usando o cupom MELHORESDESTINOS

Crescimento do turismo na Espanha

A Espanha é o segundo destino mais visitado do mundo, perdendo apenas para a França. Em 2024, foram 94 milhões de visitantes e, em 2025, os números seguem em alta. No primeiro trimestre deste ano, o país recebeu 5,7% mais viajantes do que no ano passado, segundo o Instituto Nacional de Estatística espanhol.

Espanha turismo

Sagrada Família, um dos pontos mais visitados da Espanha. Foto: Monique Renne | Guia Melhores Destinos

O crescimento tem gerado debates sobre o impacto que esse fenômeno traz à região, como o aumento dos preços de estabelecimentos e aluguéis, principalmente em áreas mais centrais e turísticas. Para contornar a crise imobiliária, o governo espanhol tem tomado algumas medidas.

Um dos exemplos mais recentes foi o endurecimento das regras para aluguéis por temporada. Mais de 65 mil imóveis foram removidos do Airbnb por estarem fora das normas. No ano passado, as autoridades de Barcelona já haviam anunciado que não iriam mais conceder novas licenças para esse tipo de hospedagem, e o plano é que, até 2028, esse modelo deixe de existir na cidade.

La Barceloneta

La Barceloneta, uma das praias mais animadas de Barcelona. Foto: Monique Renne | Guia Melhores Destinos

Veja também:

Não perca nenhuma oportunidade!
ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
tela do app do melhores destinos
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção