Nova tecnologia da Azul permite que avião mude rota no ar para fugir de turbulências e economizar combustível


Nova tecnologia da Azul permite que avião mude rota no ar para fugir de turbulências e economizar combustível
A Azul está implantando novos sistemas tecnológicos em seus aviões que prometem tornar os voos mais rápidos e tranquilos a seus passageiros – além de economizar combustível.
O primeiro, inédito na aviação nacional, permite mudar o percurso do voo com o avião no ar, encurtando distâncias e gastando menos querosene de aviação. Com a segunda tecnologia, ainda em estudo, a companhia vai conseguir também identificar, antes mesmo de decolar, possíveis turbulências, fazendo ajustes na rota para evitar as correntes de ar no caminho.
Com o trabalho das equipes de Malha e do Centro de Controle de Operações (CCO) e com o aval do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), a Azul tem feito estudos e pesquisas desde o ano passado para encurtar os trajetos de subida e descida de suas rotas mais frequentes. Com os voos mais rápidos e econômicos, a companhia economizou 15,6 milhões de litros de combustível.
Agora, como uma tecnologia desenvolvida por um parceiro, a Azul tem conseguido fazer esse encurtamento de rota com o avião no ar durante o voo, sem qualquer risco para os passageiros, segundo a companhia.
Conforme a Azul, o novo software funciona de forma parecida com os aplicativos de trânsito, que com base em obstáculos e pontos de congestionamento reportados, avaliam e redefinem o melhor caminho para o motorista.
Mas, ao invés dos motoristas de carro, ônibus e caminhão colocarem suas observações (como ocorrem nas ruas e estradas), será o histórico das aeronaves que voam pelo mesmo percurso em outros horários que servirá de guia para os pilotos definirem um novo trajeto – tudo dentro das possibilidades e permissões do DECEA, obviamente.
Com esse ajuste de rota, os pilotos da Azul podem encurtar o tempo de chegada ao destino, reduzindo também o consumo de combustível. Assim, a companhia prevê uma economia de quase R$ 29 milhões neste ano.
Xô, turbulência!
Além do software que já está em uso, a Azul tem uma outra ferramenta em estudo, mas específica para desviar de turbulências, analisando os voos de outros aviões que passaram pela região momentos antes.
“Essa outra novidade vai permitir que o voo seguinte consiga identificar, antes mesmo de decolar, o melhor trajeto para desviar da corrente de ar e seguir viagem tranquilamente. Bom para a companhia e melhor ainda para o conforto dos nossos clientes”, disse Daniel Tkacz, vice-presidente Operacional da Azul.