Empresas de táxi-aéreo estão autorizadas a vender assentos individuais
Empresas de táxi-aéreo estão autorizadas a vender assentos individuais
A partir de agora os passageiros terão mais uma alternativa para voar. As companhias de táxi-aéreo receberam permissão da Anac para vender passagens individuais, como as companhias aéreas de voos regulares. A medida tem caráter emergencial e beneficiará especialmente passageiros e cargas em áreas com oferta reduzida de voos em decorrência da pandemia.
As empresas de táxi-aéreo, que deverão ser certificadas pelo Regulamento Brasileiro de Aviação Civil (RBAC nº 135), poderão oferecer passagens aéreas para até 15 voos semanais em aviões com capacidade para até 19 passageiros. A empresa que desejar vender um número maior de voos por semana deverá cumprir outros requisitos operacionais e o registro dos serviços de transporte aéreo junto à Anac.
Em ambos os casos, as empresas devem garantir os direito e assistências aos passageiros estabelecidas na resolução 400/2016, como reembolso, remarcação ou acomodação sem custo em caso de cancelamento de voo.
Antes de contratar serviços de táxi-aéreo, é importante que o passageiro consulte se a aeronave e a empresa são homologadas pela Anac no site Voe Seguro.
Será que em breve teremos empresas de táxi-aéreo oferecendo assentos por valores acessíveis para competir com as companhias aéreas? Eu espero que sim!
Com informações no portal da Anac.
Veja também: