<
logo Melhores Destinos

Só pagando! Companhia aérea vai cobrar por assentos que reclinam na classe econômica

Mateus Tamiozzo
18/10/2025 às 14:00

Só pagando! Companhia aérea vai cobrar por assentos que reclinam na classe econômica

Acesse nosso grupo de ofertas no telegram

Entrar

Dos mesmos criadores da “tarifa que não inclui mala de mão”, vem aí a taxa para reclinar o assento. A companhia aérea WestJet, do Canadá, anunciou que vai mudar completamente as cabines de seus aviões de corredor único, incluindo, a partir de agora, poltronas que não reclinam.

Na prática, o passageiro que quiser recostar o assento terá que pagar por um lugar mais caro. A WestJet não especificou quantas poltronas serão instaladas neste formato, mas o primeiro avião com o novo layout deve começar a voar ainda neste mês.

Os assentos que não reclinam são apenas parte da reforma que a WestJet está fazendo. A companhia afirmou que criará uma seção chamada Extended Comfort (Conforto Estendido, em tradução livre), que terá 36 lugares e estará localizada logo atrás da seção Premium.

Já os assentos comuns serão divididos entre lugares no fundo do avião com menos espaço e poltronas mais à frente com um pouco mais de espaço. Além disso, alguns serão desenhados para “maximizar o espaço para as pernas”.

Baixe o aplicativo do Melhores Destinos e seja o primeiro a receber as melhores promoções e ofertas de passagens e hotéis!

Mais variedade e segmentação

A WestJet afirma que “a variedade e a segmentação de escolhas de assento são desenhadas para acompanhar todos os tipos de conforto e orçamento e criar mais opções para os canadenses”.

Além disso, a instalação de poltronas “ultra-finas” permitirá à WestJet criar uma fileira a mais de assentos. A empresa afirma que isso “reduz o custo por assento e ajuda os canadenses com tarifas mais acessíveis”.

Todos os aviões Boeing 737 MAX e 737-800 da companhia passarão pelas reformas. Testes com um protótipo da nova cabine, segundo a companhia, foram feitos no fim do verão no hemisfério norte (ou seja, entre o fim de agosto e o mês de setembro).

A iniciativa da WestJet não é uma novidade no setor. Outras empresas da América do Norte, como Frontier, Allegiant e Spirit já adotam modelos semelhantes em suas classes econômicas. Isso sem falar na Ryanair, companhia aérea low cost europeia em que nenhum assento reclina.

Com informações do USA Today


O que achou? É justo ou todos deveriam ter a mesma opção de reclinação na classe econômica? Acha que essa medida pode pegar no Brasil? Participe nos comentários!

Não perca nenhuma oportunidade!
ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
tela do app do melhores destinos
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção