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Valendo! Tarifa da Gol sem bagagem de mão entra em vigor – veja o que muda

Mateus Tamiozzo
14/10/2025 às 15:46

Valendo! Tarifa da Gol sem bagagem de mão entra em vigor – veja o que muda

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A companhia aérea Gol estreou hoje sua nova tarifa que não incluirá bagagem de mão! Chamada de Basic, está valendo, inicialmente, apenas para trechos de voos internacionais operados pela própria empresa com origem no exterior.

Os passageiros que escolherem a nova tarifa podem levar apenas uma bolsa ou uma mochila (item pessoal) de até 10 kg, nas medidas máximas de 32 cm (largura) x 22 cm (altura) x 43 cm (profundidade) para ser acomodada embaixo do assento à frente. As dimensões são as mesmas praticadas atualmente.

Nas simulações que fizemos de voos de Buenos Aires, na Argentina, para o Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, com saída em novembro, o passageiro precisa pagar R$ 58,45 a mais para migrar da tarifa Basic para a Light e ter direito à bagagem de mão. O mesmo valor aparece para pesquisas feitas em voos de março do ano que vem.

Já de Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, para São Paulo, o valor está em R$ 125,58. De Córdoba, na Argentina, para São Paulo, o custo extra fica R$ 87,67. De Miami para Brasília, R$ 54,63.

Neste ano, além das viagens com origem em outros países onde a Gol opera, a nova modalidade de tarifa também está valendo na rota que parte do Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, para Montevidéu, no Uruguai. Nesta simulação, o passageiro precisa desembolsar R$ 109,26 para incluir a mala de mão.

Neste momento, tudo aponta para uma variação de preços dependendo da rota e, em alguns casos, da data da viagem.

Adicionando bagagem de mão na tarifa Basic

No fluxo de compra da passagem, a Gol permite, depois da etapa de marcação (opcional) de assentos, que o viajante inclua uma bagagem de mão em sua tarifa Basic. E é aí que está o grande truque.

Se na rota Buenos Aires-São Paulo a diferença de preço entre a Basic e a Light (que permite uma bagagem de mão) é de pouco mais de R$ 50, o custo para adicionar uma mala na tarifa básica para ser levada a bordo é de nada menos do que R$ 200!

Por isso, neste momento vale a pena escolher a tarifa Light caso você realmente precise viajar com uma bagagem de mão e não só com uma bolsa ou mochila. Os valores variam dependendo da rota.

Tarifa Flex: antecipação e remarcação sem taxas

A Gol também estreou a categoria Flex em voos internacionais. Mas, ao contrário da Basic, já aparece em trechos com origem no Brasil e no exterior. Nesta classe de preços, o passageiro tem direito a escolher os assentos Gol+ Conforto e pode antecipar ou remarcar voos sem taxas extras e pode pedir reembolso do bilhete antes da partida.

Nos testes que fizemos, a tarifa Flex é de R$ 128 a R$ 518 mais cara do que a Basic, dependendo da rota. Na Gol, o custo de remarcação de viagens internacionais pode ficar entre US$ 150 e US$ 180 ou ser de 100% sobre o valor da tarifa (o que for menor, segundo a empresa).

Vale destacar que remarcações e alterações sem taxas extras já eram possíveis anteriormente, mas limitadas a passageiros viajando em Premium Economy.

Resumo das novas tarifas da Gol

Para o mercado doméstico, a Gol continua praticando três classes tarifárias, mas com mudanças de nome: Light (sem alteração), Classic (que se chamava Plus) e Flex (que se chamava Max).

Já para viagens internacionais, duas tarifas extras foram implementadas, variando da Basic até a Premium Economy, com as tarifas Light, Classic e Flex entre elas. A tarifa Flex não existia nos voos de/para o exterior.

Todas as passagens aéreas compradas sob as regras anteriores continuam válidas e serão honradas pela companhia.

Veja o antes e depois das classes tarifárias da Gol:

Antes A partir de hoje
Tarifas domésticas Light, Plus e Max Light, Classic e Flex
Tarifas internacionais Light, Plus, Premium Economy Basic, Light, Classic, Flex e Premium Economy
Bagagem de mão gratuita Sim Não (na tarifa Basic)

As regras de Azul, Gol e Latam

Atualmente, em voos domésticos, as duas principais concorrentes da Gol também permitem que os passageiros carreguem a bordo uma bagagem de mão independentemente da classe tarifária escolhida. A Azul aceita malas de até 10 kg, e a Latam, de 12 kg.

Em operações internacionais na América do Sul, a Latam tem uma tarifa Basic que não inclui bagagem de mão, anunciada no ano passado – o passageiro pode levar apenas um item de até 10 kg que caiba debaixo do assento à frente. Essa prática virou alvo da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), que notificou a Latam a prestar esclarecimentos sobre sua tarifa básica.

Já a Azul permite o embarque com uma mala de mão de 10 kg para ser acomodada no compartimento superior da cabine, além do item que vai embaixo do assento à frente.

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