Vem aí? Site da Gol indica nova tarifa sem direito à mala de mão em voos no Brasil
Vem aí? Site da Gol indica nova tarifa sem direito à mala de mão em voos no Brasil
A companhia aérea Gol já estaria se preparando para adotar a sua tarifa Basic – que não permite bagagem de mão a bordo – em viagens nacionais. Em sua página de tarifas, que parece ter sido atualizada recentemente, os detalhes já estão disponíveis. A nova categoria de preços da empresa está em vigor desde ontem para alguns voos internacionais, e ainda não tem data confirmada de lançamento no mercado doméstico.

De acordo com as informações do site da Gol, as regras da tarifa Basic para voos domésticos serão as mesmas aplicadas para o internacional. A principal delas é a proibição de levar uma mala pequena, de até 12 kg, a bordo (até é possível, mas você precisará pagar uma taxa). Apenas mochilas e bolsas que caibam embaixo do assento à frente estão liberadas.
Procurada pelo Melhores Destinos na manhã de hoje, a Gol informou que as regras para a tarifa Basic seguem as mesmas às divulgadas anteriormente, válidas apenas para voos internacionais. Ainda de acordo com a companhia, “desde ontem foi identificado que havia a opção de tarifa Basic no site para voos nacionais, com necessidade de ajuste”.

Captura de tela feita após a remoção da tarifa Basic das tarifas nacionais
A Gol disse também que a alteração foi feita na manhã de hoje, e afirmou ser uma “coincidência” que isso tenha acontecido depois do pedido de informação feito pelo Melhores Destinos.
Quando anunciou as mudanças para voos internacionais, a empresa afirmou que o objetivo é “proporcionar opções que se adaptam às necessidades de seus diferentes perfis” de passageiros. Mas vale destacar que isso não necessariamente significa passagens aéreas mais baratas.
Tarifa Basic da Gol tira benefícios de clientes Smiles

Outro detalhe é que, de forma silenciosa, a Gol acrescentou mudanças importantes também para clientes Smiles Prata, Ouro e Diamante com a criação da tarifa Basic.
A partir de agora, passageiros que sejam membros dessas categorias elite do programa e que adquiram bilhetes na categoria mais básica também não terão direito a bagagem de mão – e sequer a bagagem despachada!

As informações também estão na página de tarifas da Gol e, neste momento, são válidas para trechos internacionais cuja origem seja fora do Brasil. Com exceção de voos com origem no Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, e destino a Montevidéu, no Uruguai.
Resta saber se as passagens emitidas com milhas Smiles se tornarão Basic ou se vão permanecer como são hoje. Caso se tornem Basic, os resgates de voos nacionais Gol poderão desvalorizar. Uma sugestão seria a Smiles oferecer a opção de mais de uma tarifa no momento da emissão, com diferentes benefícios, como o Latam Pass já faz nos voos internacionais.
Anteriormente, clientes Prata, Ouro e Diamante tinham direito a bagagem de mão e bagagem despachada em todas as tarifas. Além das malas, confira as outras alterações para os clientes Smiles na tarifa Basic:

- Categoria Prata – antecipação gratuita de voo não permitida;
- Categoria Ouro – antecipação gratuita de voo e marcação grátis de assentos comuns não permitidos;
- Categoria Diamante – antecipação de voos, postergação de voos e marcação grátis de assentos comuns não permitidos.
Vale lembrar que a Latam já adota em voos internacionais práticas semelhantes às que a Gol está implementando para seus passageiros mais fiéis. Os clientes Latam Pass também não podem viajar com bagagem de mão ou bagagem despachada na tarifa Basic da companhia (apenas uma bolsa ou mochila de até 10 kg é permitida).
Está se organizando para viajar no próximo ano? Confira os feriados 2026
O que achou das mudanças? Você espera uma redução no preço das passagens? Costuma viajar com ou sem bagagem de mão? Participe nos comentários!