logo Melhores Destinos

Alívio! União Europeia aprova ajuda bilionária para salvar a TAP Portugal

Leonardo Cassol
23/12/2021 às 11:08

Alívio! União Europeia aprova ajuda bilionária para salvar a TAP Portugal

O plano de reestruturação prevê redução de pessoal, de salários e de frota. Além disso, como contrapartida do apoio, a TAP terá que liberar slots (horários de pouso e de decolagem) no congestionado aeroporto de Lisboa, para que concorrentes tenham mais acesso à capital portuguesa. Uma das empresas que mais brigou por isso foi a low cost Ryanair.

A Comissão Europeia também determinou que a empresa terá que se desfazer da sua subsidiária, Portugalia, e ceder as ações que detém em várias empresas do grupo TAP, incluindo uma subsidiária de manutenção de aeronaves que fica no Brasil.

Do total aprovado, quase metade, ou 1,2 bilhão de euros (quase R$ 8 bilhões), correspondem à conversão de um empréstimo emergencial pago em julho deste ano, em capital próprio da empresa.

O bloco acredita que o apoio e a reestruturação vão colocar a companhia aérea no caminho de sua viabilidade no longo prazo.

A notícia é um alívio para a empresa, já que outras companhias aéreas europeias já receberam financiamento estatal.

A TAP Portugal tem uma presença bastante relevante no Brasil, com voos do Porto para São Paulo e Rio de Janeiro e de Lisboa para as duas capitais e também para Salvador, Recife, Natal, FortalezaMaceió, Belém, Brasília, Porto Alegre e Belo Horizonte. E não é esperado que isso mude, já que a reestruturação da empresa prevê a redução de rotas na Europa.

Não perca nenhuma oportunidade!
ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
tela do app do melhores destinos
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção