TAP pode estar perto do limite de novas rotas para o Brasil, afirma diretor
TAP pode estar perto do limite de novas rotas para o Brasil, afirma diretor
Companhia aérea internacional com mais destinos atendidos no Brasil, a TAP pode estar perto de atingir um limite de novas rotas no país. Detentora de um portfólio nada modesto de 13 cidades brasileiras – serão 15 até o fim do ano – com voos diretos para Lisboa e/ou o Porto, em Portugal, a empresa deverá passar a focar na ampliação de frequências em linhas já existentes.

“Estamos lançando este ano Curitiba e São Luís, e começando a chegar dentro daquilo que nos parece ser o limite de rotas novas que podemos colocar no Brasil”, afirmou o diretor da TAP para as Américas, Carlos Antunes, em entrevista ao jornal A Tarde, da Bahia.
O cenário desenhado pelo executivo mostra que a TAP pode mudar o foco do seu crescimento no Brasil. “Senão com o lançamento de rotas novas, pelo menos com a adição de novas frequências”, disse Antunes.

Entre os destinos que podem receber mais voos estão Florianópolis e Porto Alegre – as cidades foram nominalmente mencionadas pelo executivo. As duas capitais, aliás, terão uma nova frequência para Lisboa cada a partir de julho, chegando a quatro por semana.
Atualmente, a TAP opera cerca de 100 ligações semanais entre Brasil e Portugal. Esse número aumentará ligeiramente com a estreia da rota Curitiba-Lisboa em julho (três voos semanais) e de São Luís-Lisboa a partir do fim de outubro (duas ligações semanais).

“São Luís não estava no nosso radar há dois anos. Curitiba sempre esteve, mas a gente acreditava que não podia lançar porque a pista de decolagem era curta demais. Mas encontramos uma forma de fazer o voo de Lisboa-Curitiba, Curitiba-Rio, Rio-Lisboa”, destacou Antunes na entrevista.
Privatização da TAP exige investimentos em países de língua portuguesa
Processos de privatização de empresas ou mudanças de controle costumam gerar uma série de incertezas, ao menos na etapa inicial, sobre como será o novo estilo de comando. Com a TAP isso não é diferente.
Pelo menos no papel, no entanto, os brasileiros podem ficar tranquilos em relação à presença da companhia no Brasil após o processo de venda da aérea portuguesa, cuja conclusão está prevista para meados deste ano.

No documento elaborado pelo governo português com as muitas condições para consolidar a privatização da TAP, está o investimento em países de língua portuguesa. Isso significa que os novos donos – seja o Grupo Lufthansa ou a Air France-KLM – continuarão olhando para o Brasil.
“O futuro nós não sabemos, mas para a TAP o mercado brasileiro é o principal mercado estrangeiro. É o mercado número 1 e nós vamos continuar a investir aqui”, afirmou Antunes.
Quais são os destinos da TAP no Brasil?

(Captura de imagem: Flightradar24)
Atualmente, a TAP está presente em 13 cidades brasileiras, mas chegará a 15 até o fim do ano. É, de longe, a empresa internacional com maior presença por aqui. Os destinos atendidos são:
- São Paulo
- Rio de Janeiro
- Belo Horizonte
- Brasília
- Florianópolis
- Porto Alegre
- Salvador
- Fortaleza
- Maceió
- Recife
- Natal
- Belém
- Manaus
- Curitiba (a partir de julho)
- São Luís (a partir de outubro)
Em que outras cidades você acha que a TAP poderia colocar voos diretos para Lisboa ou Porto? Participe nos comentários!
Mateus Tamiozzo
Sou jornalista com 10 anos de experiência em aviação - e completamente apaixonado por tudo o que envolve aviões e aeroportos. No Melhores Destinos, fico bem de olho nas companhias aéreas e na movimentação sempre intensa do setor, tudo para levar a você informações úteis e atualizadas.
Na bagagem, 26 países, incluindo a Coreia do Norte, e 17 companhias aéreas. E é só o começo!