logo Melhores Destinos

TAP anuncia redução na franquia de bagagem a partir de 14 de março

João Goldmeier
João Goldmeier
10/03/2017 às 15:49

TAP anuncia redução na franquia de bagagem a partir de 14 de março

A TAP Portugal anunciou hoje suas novas regras de franquia de bagagem de mão e despachada, que irão valer para as passagens compradas a partir de 14/03/2017, quando entra em vigor a nova normativa da Anac (saiba mais sobre essa e outras mudanças na bagagem no super post preparado pelo MD clicando aqui).

Como é a regra atualmente

Atualmente todos os passageiros que voam TAP partindo do Brasil têm direito a despachar duas bagagens com até 32kg, ou seja, não há nenhuma distinção entre classe econômica e classe executiva.

A diferença fica por conta da bagagem de mão: passageiros da econômica podem levar apenas uma bagagem de até 8kg, enquanto passageiros da executiva podem levar duas.

Leia também:
Bagagens em aviões: saiba o que pode levar e o peso permitido
Franquia de bagagem em voos internacionais: conheça as regras de cada companhia

Como vai ficar a partir do dia 14/03/2017

Para os passageiros da executiva a regra não muda. Já os da econômica terão sua franquia reduzida para duas bagagens de até 23kg cada (redução de quase 30%).

Não houve alterações nas regras da bagagem de mão.

E aí, duas malas de 23kg é suficiente para viajar para Europa? A franquia de bagagem vai ser determinante para você escolher a cia aérea?

Confira o comunicado na íntegra clicando aqui.

Dica do Leitor Luiz Fernando Arruda.

75 Comentários

  • Ricardo says:

    Com duas malas de 23 kgs dá e sobra. Mas eu ainda acho que isso é so uma transição, e logo a franquia vai ser igual que a maioria dos países, somente uma peça de 23 kgs. Que junto com uma mochila pequena também é suficiente.

    • Marcio Pedrosa says:

      Discordo totalmente desta nova regra. Já morei no exterior e por lá as passagens são realmente low fare, o que nunca existirá por aqui. Na baixa temporada você acha passagens por menos de £1. Pra quem tem filhos sabe que 23kg não são suficientes. E já que a maioria consegue levar menos de 23kg, pra que reduzir de 32kg? Justamente para poder cobrar quando o passageiro necessitar. Empresas como a Gol não estão criando uma nova tarifa mais em conta, basta prestar atenção que verá que foi criada uma mais cara e as outras só trocaram de nome. Simples assim.

      • Hugo Leonardo says:

        Mas se não der a chance de existir uma low fare, daí nunca saberemos… não poderemos ter uma Ryanair ou AirAsia se não dermos as condições para elas serem criadas, espero, junto dessa regra, que o limite de estrangeiras seja extinto ou pelo menos aumentado para permitir que novas empresas sejam criadas. Mas ficar exigindo esse tanto de coisa das empresas, realmente, nunca teremos um ambiente propício para nascer uma low fare. A Azul prometeu ser uma low cost, hoje é a low cost com as passagens mais caras do país, vai que nasce uma nova BRA (saudades dos preços dela).

    • Fabio says:

      Se voce acha que 23kg sao suficientes para uma viagem a Europa eh porque provavelmente voce nao bebe vinho.

      • Ricardo says:

        Oi Fabio! Bebo muito vinho, mas não é por isso que vou trazer uma adega inteira na mala. E recomendo viajar leve, na minha última viagem à Europa fui com 11 kgs, não precisei despachar a bagagem e a sensação de liberdade é incrível. Poder pegar metrô sem problemas, achar fácil lugar nos trens, não pagar extra em low costs, etc…No final é uma tremenda economia, tanto financeira, como física e mental. Demorei a aprender isso!

        • Fabio says:

          Pois eu encho as duas malas de 32kg a medida que vou passando pelas vinicolas e carrego o peso feliz da vida.
          Adega inteira, nao. Mas de 25 a 30 garrafas, sempre!
          As vezes uso ateh a franquia adicional do status elite

          • RABUGENTO SFQNS says:

            Eu costumo trocar de roupas todos os dias. Não sei vestir uma camisa depois que despi. Calças uso dois dias e lavo. Meias e cuecas nem se fala.
            Nem sempre se encontra uma lavanderia à mão. Principalmente se for rodar pelos vilarejos.
            Nessa situação o volume das roupas acaba sendo grande, principalmente no inverno.

          • Fabio says:

            Eu tambem. E nao viajo para fazer mochilao. Mas tem gente aqui que pretende enfiar os habito goela abaixo dos outros.

          • RABUGENTO SFQNS says:

            Prefiro alugar um carro que tenhas bom espaço para dois e para todas as malas.
            VLT e metrô eventualmente desde que tenha estação próximo do hotel, desde que vá até um destino pré definido.
            Sou daqueles que gosta de rodar sem destino e parar onde aprouver.

  • Bruno says:

    Uma mla de 23KG é o suficiente.
    Mais que isso, é exagero!!
    Ou só quem viaja com crianças e precisa de muitas coisas de sobra.
    Também dependendo da quantidade de pessoas e dias viajando.

  • Adriano Destorac says:

    na nova regra a bagagem de mão num tem que ser 10kg?

    • Luiz Fernando ARRUDA says:

      Adriano, será autorizada bagagem de mão até 10 kgs no total em classe econômica. 8 kgs de volume + 2 kgs de volume pessoal.

      • João says:

        Isso mesmo Arruda! No caso da Executiva são dois volumes de 8kg + um item pessoal de até 2kg. Abraço e obrigado pela dica!

      • Luiz C Pielak says:

        Entretanto, não se pode levar um cortador de unhas, uma pasta de dentes, uma garrafa de vinho, enxaguante bucal ou perfume. Qualquer um desses itens, que tenha mais de 50ml, têm que ser despachado. Até um canivete suiço é passível de ser descartado. A ANAC só esta fazendo o papel de controlar o cartel que as Cias Aéreas não conseguiram resolver entre elas.

  • Marconi Ribeiro says:

    Só resta saber se o preço vai baixar…
    Uma mala de 23Kg acredito ser suficiente na maioria dos casos, já no inverno é outra coisa…

  • Juliana Neiva says:

    Olá, só uma correção: lá no início diz que vale para passagens compradas a partir de 2014 ao invés de 2017 🙂

  • Henrique says:

    Gente eu fui pra Tailandia, Camboja e Singapura com uma mala de 13 quilos. Pelamor….

  • Felipe Mendes says:

    As pessoas precisam parar de medir as outras com as próprias réguas. Eu geralmente viajo com pouca bagagem, mas não tenho o direito de querer que os demais sejam iguais a mim.

    No mais, já fiz um voo TAP pra ficar 2 anos sem voltar em casa. Se alguns colegas que comentam aqui tivessem me visto iam achar um absurdo eu carregar duas malas bem grandes e cheias, sem saber que eu não tava indo passar férias.

    Cada um cuida da sua vida, moçada. É o melhor pra todo mundo.

    • Anderson Cunha says:

      É o mesmo que eu penso Felipe Mendes. Tem um pessoal aqui que quer impor o próprio comportamento aos demais. Em voos domésticos e para destinos da América do Sul também costumo viajar com apenas bagagem de mão. Isso por considerar mais conveniente e para evitar a espera no desembarque. Das vezes que fui a passeio para a Europa levei somente uma bagagem de porão. O mesmo fiz na última oportunidade que passei temporada de seis meses na Inglaterra. A primeira vez, no entanto, fui com duas bagagens lotadas de roupas, além da de mão. Mas sou solidário aos passageiros que tinham um direito e que agora terão de pagar a mais ou se adequarem.

  • Antonio Souza says:

    Viajarei a Portugal em novembro e darei preferência a empresa que me proporcionar melhores condições, mesmo que não tenha que fazer vôo direto.

  • Filippe Torres says:

    Acho que cada um sabe quanto é suficiente pra si. Pra mim uma mala de 23kg não é suficiente. O ideal é poder levar uma de até 32kg, e se necessário, na volta, trazer outra. Sair do Brasil com duas malas é muita função. PÉSSIMA mudança da TAP. Não me verá mais em seus voos, a não ser que os preços sejam realmente convidativos.

  • Guilherme Silva says:

    1 mala de 20kgs eh suficiente pra pelo menos 2 semanas de viagem, esteja voce Viajando dentro do Brasil ou para o Exterior , isso se voce esta APENAS viajando, agora se esta de mudança ou trazendo muamba aí sim vai precisar de mais bagagem… Imagino que a maioria das pessoas conseguirao viajar pra qualquet lugar com 20kg de bagagem, quando voce necessitar de algo a mais, voce paga pela mala extra, pronto! As crianças tem sua própria franquia de bagagem, exceto as criancas que viajam no colo (menores de 2 anos), mas neste caso elas nao pagam passagem ou pagam apenas uma fração da passagem, sobrando ai dinheiro pros pais pagarem por mala extra, afinal este onus tem que ser de quem viaja com a criança, nao de todos outros viajantes que esperam tarifas baixas! O Brasil precisa de tarifas compeitivas para beneficiar todos, quem necessira de mais que pague por isto, o custo Brasil precisa ser reduzido, no pais é lindo, um potência turístico fantástico, a exemplo da Argentina e ate mesmo dos EUA, poderiamos (mas ainda nao vamos) usar do turismo para auxiliar a superar a crise… Sou Bacharel em Turismo, tenho mais de 15 anos de atuação em agencias de viagens ni Brasil, em 2015 deixei o pais, passei pela italia e agora resido na Inglaterra, como um vicio, meus olhos sempre buscaram as propagandas, vitrines e divulgacoes das agencias de viagens daqui, e infelizmente em quase dois anos, EU NUNCA vi nenhuma agencia de viagens ofertando viagems para o Brasil! Ja via para Argentina, Chile e Perua, raros mas ví, o mais comum na America sao Eua, Mexico e Caribe. Isso é muito triste! Pense voce que eu moro em uma cidade pequena (aprox 200mil/hab. e apesar do tamanho, existe voo charter daqui pra Cancun… Existe um potencial imenso de Britanicos dispostos a viajar para praias paradisíacas com aguas quentes, eles vao pra asia (Pucket), mas nao conseguem chegar em Fortaleza, porque so a passagem vai custar mais cara que o pacote completo….

  • Aline Jeane Ortiz says:

    Ah pessoal, os voos da TAP estão absurdamente caros, sempre planejo com antecedência e esta semana fui ver e fiquei boba, um voo para Lisboa para 2 adultos e 1 criança está saindo mais de 10 mil reais… absurd, sendo que em outubro do ano passado paguei 5.500 para os 3, ou seja dobrou de valor… não entendi, pq a TAP é uma companhia simples, não tem nada de luxo a bordo! ?

  • João says:

    Oi Leandro, ainda não sabemos como vai ficar, embora o cenário que você deseja seja possível. O jeito é emitir até o dia 13. Abraço!

  • Marco Dias says:

    Use as milhas para emitir trechos domésticos europeus. Acredito que ainda vale a pena.

  • maria lucia says:

    João Goldmeier é o novo membro da equipe MD advindo daquela busca entre os leitores que gostariam de trabalhar para o MD?

  • João says:

    Oi Paulo, isso mesmo! Mas no comunicado a TAP traz exemplos mostrando que o preço final ficará igual. Preferimos aguardar para postar algo concreto e não suposições para informar melhor vocês. Abraço!

    • PauloBR says:

      Olá João, alguma novidade sobre o assunto da cobrança ou não da YQ nos bilhetes emitidos com milhas?

      Abraço,

      • João says:

        Oi Paulo, só vamos saber amanhã, mas com essa liminar que saiu acredito que a cobrança do YQ pela TAP também esteja suspensa. Sigo de olho. Abraço!

        • PauloBR says:

          João, o problema é que a liminar suspende apenas a eficácia do Artigo 13 da Resolução 400/2016 da ANAC, que fala sobre a bagagem despachada. Os demais artigos não foram atingidos por esta liminar.

  • Fabio says:

    E como fica para quem eh Star Alliance Gold?

  • Rebeca Freitas de Reus says:

    Será que eles vão abaixar esse preço depois de terça? Nunca vi passagens t’ao caras quanto essas ultimamente.

  • Alan Rodrigo de Almeida says:

    Eles realmente não cobram o stopover. O preço da passagem varia de acordo com a época. Não é sempre que os preços estão bons. Por isso a importância de acompanhar os preços e comprar quando compensar.

    • Marconi Ribeiro says:

      Você acha normal uma passagem subir R$600 na mesma categoria de tarifa (no caso a basic) de um dia para o outro enquanto todas as outras companhias mantiveram os preços? Se fosse o caso de falta de assentos na categoria ainda vá, mas ainda hoje tem assentos disponíveis na mesma categoria. Eu acompanho os preços não é de hoje, e a única empresa que subiu os preços de forma escandalosa foi a TAP.

      • Jac Bueno says:

        Verdade. Andei pesquisando preços e a TAP me deu um susto. Sempre a preferi, principalmente por poder passar uma semana em Lisboa, mas agora talvez mude meus planos. É gritante a diferença das outras companhias e ainda no site havia um aviso de que só estava liberada a bagagem de mão e nenhuma indicação sobre a bagagem despachada.

  • Humberto says:

    Não seria a “Black tuesday” dar vantagem depois de dobrar o preço das passagens?

  • Ricardo says:

    Oi rao! Quantidade não é igual a qualidade, assim como vestir-se para o frio com camadas é um erro típico de brasileiro. Basta um bom casaco ou parka isolantes, uma boa meia e um gorro quentinho. E luvas para os mais friorentos.

  • Mariza Leite says:

    A questão não é se 23kg são suficientes ou não. A questão é que o argumento para acabar com a franquia era que as passagens iriam cair de preço. Que o passageiro que viaja leve seria beneficiado. Entretanto, mais uma vez as empresas aqui no Brasil querem levar vantagem em tudo. Sempre prejudicando o consumidor. Obrigado ANAC. Obrigado governo.

    • PauloBR says:

      Cara Mariza, eu não vejo surpresa alguma nisso. Esse “governo” que esta aí tomou o poder para se safar da cadeia e para beneficiar empresas, nada mais do que isso. O povo, o consumidor, não interessa nem um pouquinho para esse “governo”.

  • Luiz C Pielak says:

    Você esta certo! Não levei em consideração as variáveis do clima. É preciso ver todos os cenários. Obrigado pela correção.

  • Thiago Antonio says:

    Essa regra só prejudicará os brasileiros. As companhias aéreas prometeram reduzir os preços das passagens pra quem fizesse o check-in online, não reduziram. Prometeram reduzir os preços com a alimentação básica (sanduíches e barras de cereais), não reduziram. Moro no exterior e dentro de 2 anos volto ao Brasil e já estou nervoso pensando na quantidade de bens que terei que me desfazer e fazer caber o pouco que restar dentro de duas malas de 23kg. A Anac que deveria nos proteger, só defende os interesses das empresas. Bronca.

  • Marcia says:

    tenho família e amigos em Portugal então sempre levo duas malas abarrotadas de coisas…mais uma mala na cabine…porém a situação é bem pior simulei uma passagem para o Porto embarcando em fevereiro e a tarifa básica só deixam levar uma mala de 23 quilos… um absurdo.

  • Jess says:

    O que to achando engraçado, é que to vendo vcs reclamando de passagens caras (há tres meses atras), sendo que há 3 meses comprei ida e volta pra europa por 1900… Pela TAP! rsrs Quem procura acha…

  • José Marques da Portelinha says:

    A informação não é válida para passagens iniciadas no Brasil,que continúa sendo 2 peças de 32 kilos na classe econômica.

  • Rafael Silva says:

    Palhaçada isso,pior única linha área de fortaleza pra Lisboa e a Tap,fazer o que né …,espero outras linhas áreas de fortaleza pra Lisboa.

  • Jac Bueno says:

    Na ida vou até com uma só de cabine. O problema é na volta. Quando vou para a Europa, fico dois meses e vou comprando coisas que me agradam, ainda mais depois de pegar uma liquidação em Paris.Não consigo saber o custo dos quilos extras. Em 2013, paguei 150 euros e eram 13 quilos a mais. No caso, foi uma bagagem extra, que o funcionário no check-in disse que seria mais em conta do que o custo dos quilos a mais numa mala.

  • Bruno Knischewski says:

    Posso continuar usando minha antiga mala de 32kg enchendo apenas os novos 23kg? Ou sera que vao cobrar a mais por causa das dimensoes?

  • Balaio do Devir says:

    certeza isso gente? todos os voos saindo do Brasil independente de classe? qual o 0800 da TAP please?

  • Eli Salgado says:

    Olá, o controle de bagagem de mão pesa as malas? porque a mina está passando em mais de 1kg dos 10kg (8+ 2) permitidos. obrigada

  • Elizabete Rodrigues says:

    como toda mudança ,mais uma para ferrar o consumidor , 2 x
    23 kg é muito pouco , tanto para ir quanto para voltar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *