Não será dessa vez! TAP descarta voos para Curitiba e novas rotas no Brasil


Não será dessa vez! TAP descarta voos para Curitiba e novas rotas no Brasil
A principal companhia portuguesa, TAP, negou que vá expandir sua malha aérea para o Brasil. Pelo menos por enquanto. Nas últimas semanas, duas cidades brasileiras haviam sido cogitadas para entrar nas operações da aérea, mas a empresa afirmou que não vai mexer nos seus voos em 2025.
A TAP voa atualmente de Lisboa para 13 capitais brasileiras (sendo 12 voos diretos), mas recentemente outras duas cidades entraram nas especulações de novas rotas: Curitiba e João Pessoa. O diretor da companhia para as Américas, Carlos Antunes, negou que a TAP vai ter novas operações este ano.
Em abril, o diretor chegou a dizer que estado do Paraná era uma das prioridades na expansão da malha aérea da companhia portuguesa, mas que uma questão técnica impede que a TAP voe para Curitiba: o pequeno tamanho da pista, de 2.218 metros. Ele segue com a opinião que é inviável ter um voo para lá no momento.

Aeroporto de Curitiba
“Curitiba é uma cidade espetacular com potencial enorme de procura e de negócios. É a sede de grandes empresas e é um estado muito bem posicionado no Brasil, mas não conseguimos voar para o aeroporto de Curitiba porque a pista é curta”, disse Antunes ao jornal português Diário de Notícias.
Esse problema, no entanto, pode ser resolvido em 2026, com a conclusão de uma nova pista de 3 mil metros de extensão no Aeroporto Afonso Pena, que será a maior do estado e poderá receber aviões como o A330. Quem sabe a TAP mude de ideia até la?
Outro destino brasileiro descartado foi João Pessoa, apesar de o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, ter afirmado ao Diário de Notícias estar em negociações com a TAP para a abertura de uma nova rota na Paraíba.
“Já temos uma malha extremamente qualificada no Nordeste com muitos voos e uma grande capacidade. Se quisermos trazer passageiros de João Pessoa temos parceiros como a Azul, a Latam e a Gol para estes voos domésticos. É como em Portugal: as pessoas do Norte pegam um voo doméstico para Lisboa ou vão com outros transportes”, afirmou Carlos Antunes.
A TAP tem hoje 102 voos por semana no Brasil, de 13 cidades. De Lisboa, voa para Porto Alegre, Florianópolis, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Salvador, Maceió, Recife, Natal, Fortaleza e Manaus com escala em Belém. E tem também voos do Porto para São Paulo e Rio de Janeiro.