Tailândia vai reduzir tempo de isenção de visto para turistas – veja o que muda


Tailândia vai reduzir tempo de isenção de visto para turistas – veja o que muda
O Governo Tailandês deve voltar atrás e diminuir de 60 para 30 dias o tempo de isenção de visto permitido para a maioria dos turistas. A medida vem como resposta aos viajantes que têm usado a regra para estabelecer atividades econômicas ilegais, segundo o Ministério do Turismo local.
Em julho do ano passado, a autoridade de turismo do país liberou um prazo de estadia maior para incentivar que os viajantes escolhessem o destino e fomentar o turismo no país. Desde então, viajantes de 93 países estão autorizados a permanecer na Tailândia para fins turísticos até 60 dias.
No entanto, a expectativa não foi atingida e, para piorar, houve um aumento no número de imigrantes ilegais, que têm se beneficiado do sistema, segundo os gestores. Associações de viagem e hotelaria também têm demonstrado preocupação com os visitantes que descumprem normas de aluguel de alojamentos.
Com a redução, o governo espera amenizar as atividades ilegais comerciais, bem como evitar o aumento de aluguéis não autorizados.
Segundo um jornal local, a data da mudança será anunciada em breve e haverá possíveis brechas para quem já havia planejado eventuais viagens. Também deve haver mudanças no processo de solicitação do documento, que ainda serão divulgadas.
A estadia longa na Tailândia era uma boa para viajantes mais diferentões, como os nômades digitais, por exemplo. Ocorre que apenas 7% das reservas no país passaram de 22 noites, segundo dados da Forward Keys. Ou seja, o impacto da medida não deve ser tão grande.
Outros fatores têm atrapalhado o turismo tailandês, segundo especialistas: “A potencial medida política vem juntar-se a uma lista crescente de fatores que pesam sobre o setor […], juntamente com as preocupações de segurança dos turistas chineses e os orçamentos de viagem mais apertados entre os viajantes norte-americanos e europeus”, analisou a Bloomberg Intelligence num relatório recente.
A expectativa do governo é de receber mais de 40 milhões de turistas em 2025, o que bateria o recorde de 2019. No início desse ano, foi registrado um aumento de quase 4% no número de turistas, o que já é um bom sinal.
Quer receber mais notícias, dicas e promoções de viagens? Baixe o aplicativo do Melhores Destinos e aproveite!