Swiss Airlines anuncia cancelamento de 1.400 voos para o verão europeu


Swiss Airlines anuncia cancelamento de 1.400 voos para o verão europeu
Quem vai viajar com a Swiss no verão europeu deve ter atenção redobrada! Isso porque a companhia aérea suíça anunciou o cancelamento de cerca de 1.400 voos programados entre abril e outubro de 2025.
Segundo Oliver Buchhofer, chefe de operações da empresa, o problema surgiu por uma combinação de fatores. Desde falta de pilotos causada por ausências médicas e licenças, treinamentos, um novo acordo trabalhista até problemas técnicos na frota de Airbus A220. Em resumo, a Swiss planejou mais voos nas condições que podia operar.
Viaje mais gastando menos! Receba as melhores ofertas de viagens no aplicativo do Melhores Destinos ou assine a nossa newsletter!
Para ter ideia da situação, mesmo sendo um alto executivo, o chefe Buchhofer deve passar mais tempo na cabine de um Airbus A330, como capitão durante o verão, do que no escritório dele, para ajudar a cobrir os voos da companhia.
A empresa informou que já tentou encontrar soluções com companhias parceiras como a Lufthansa, mas o verão é movimentado para todo mundo, logo, ninguém tem tripulação sobrando.
Voos afetados
O corte representa cerca de 1,5% dos voos previstos para o verão e vai atingir principalmente as rotas de curta e média distância, informou a aérea. Além disso, a rota de longa distância para Chicago será reduzida entre setembro e outubro.
A empresa disse estar avisando os cancelamentos com antecedência, para os passageiros poderem se reorganizar sem surpresas de última hora.
Viagens no verão
Se você tiver algum voo marcado com a Swiss para o verão europeu, atenção:
- Fique de olho no e-mail e no aplicativo da companhia para atualizações sobre seu voo;
- Reconfirme horários e conexões, especialmente em rotas europeias;
- Caso seu voo seja cancelado, a empresa deve oferecer alternativas ou reembolso, como prevê a legislação europeia.
- Avalie outras rotas do grupo Lufthansa. Swiss, Lufthansa, Austrian e Brussels permitem combinar segmentos, às vezes com acréscimo mínimo de tarifa.
Conta que não fecha
Como justificativas para os cancelamentos, a Swiss aponta o desequilíbrio entre frota e equipe: há aviões disponíveis, mas faltam pilotos. Em especial para os modelos Airbus A320, A321, A330 e A340.
Já com os A220, acontece o contrário: há pilotos suficientes, mas faltam aeronaves, devido a problemas técnicos com os motores. Nota do editor: Deviam ter comprado Embraer!
Além disso, a companhia está treinando os primeiros pilotos para o novo Airbus A350 e implementando um novo acordo de trabalho, que busca melhorar o equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Isso aumentou a demanda por mais 70 pilotos em tempo integral.
Para aliviar o problema, a Swiss pediu para alguns pilotos mais experientes adiarem a aposentadoria e também ofereceu compensações para quem topasse trabalhar mais horas temporariamente. Mesmo assim, não foi o bastante.
Mais contratações
A empresa pretende treinar mais pilotos nos próximos anos, mas a formação completa leva tempo. Hoje, a capacidade de treinamento já está no limite, mas há planos de aumentar a oferta para até 110 novos pilotos por ano, para tentar estabilizar a operação nos próximos verões.
O plano de reforçar as equipes faz parte da estratégia do grupo Lufthansa, que pretende contratar cerca de 10 mil novos profissionais da aviação em 2025 — sendo aproximadamente 800 pilotos. A maior parte dessas contratações deve acontecer na Alemanha, onde fica a sede do grupo.
Cancelamentos em massa nunca são agradáveis, mas a Swiss se adiantou para tentar minimizar transtornos. Fique atento às comunicações oficiais e, se tiver dúvidas, contate a companhia ou seu agente de viagens. Assim, você mantém o roteiro em dia e ainda aproveita o verão europeu sem turbulências desnecessárias. Boa viagem!
Com informações do site Aero Telegraph e do jornal SwissInfo.ch