Má notícia! Companhia low cost JetSmart encerrará voos internacionais saindo de Guarulhos
Má notícia! Companhia low cost JetSmart encerrará voos internacionais saindo de Guarulhos
A companhia low cost JetSmart vai suspender seus voos internacionais no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. As alterações nas rotas para a Argentina e para o Chile já podem ser conferidas na programação do sistema Siros, da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), onde ficam oficialmente as operações planejadas no Brasil. É uma péssima notícia, já que a companhia tem oferecido preços incríveis, especialmente nos voos para Santiago.
O site da companhia também não oferece mais passagens de Buenos Aires ou de Santiago para Guarulhos a partir de 11 de janeiro. Excepcionalmente, haverá voos entre os destinos no mês de junho de 2025. Depois, as operações se encerram entre os países.
Procurada pelo Melhores Destinos, a JetSmart não esclareceu se as suspensões serão ou não temporárias, nem deu detalhes sobre as mudanças nas rotas da companhia para a maior cidade brasileira.
No entanto, explicou que, por ser uma companhia de ultra baixo custo, precisa avaliar continuamente o desempenho da malha aérea para poder se “adaptar às dinâmicas de cada mercado e garantir um crescimento sustentável.”
Viajantes que tinham passagens compradas para o período em que as rotas foram suspensas, devem entrar em contato com a companhia para a remarcação do voo ou pedido de reembolso.
Com as alterações, a companhia continuará com voos saindo do Rio de Janeiro, Foz do Iguaçu e Florianópolis para países da América do Sul.
Vale destacar que a JetSmart também suspendeu recentemente os voos saindo de Curitiba para Buenos Aires, após poucos meses de operação da rota.
Com a saída da Jetsmart de Guarulhos, a Latam e a low cost Sky Airline serão as únicas companhias com voos diretos para Santiago. Já para Buenos Aires, há diversas empresas com o trajeto sem escala. Mesmo assim, é sempre uma pena perder uma opção de voo, pois quanto mais concorrência, maior a chance de termos preços mais competitivos e melhores aos passageiros.
Veja nota na íntegra enviada pela JetSmart ao MD:
“Nosso propósito é ampliar a conectividade na América do Sul, mantendo sempre nosso compromisso com tarifas baixas e um serviço de qualidade. Como companhia aérea de custo ultra baixo, buscamos desenvolver nossas atividades na região de maneira sustentável e responsável frente aos clientes, autoridades, acionistas e demais stakeholders, nos obrigando a avaliar continuamente o desempenho de nossa malha aérea para que possamos nos adaptar às dinâmicas de cada mercado e garantir um crescimento sustentável.
Nesse processo de revisão constante, a ativação de rotas é realizada, em alguns casos, de forma sazonal e, em outros, em resposta a demandas específicas do mercado. Quando essas demandas não se mantêm estáveis, precisamos tomar decisões imediatas sobre a continuidade das operações, o que nos permite preservar algumas rotas e, ao mesmo tempo, suspender ou descontinuar temporariamente outras, conforme necessário.
Estamos focados em fortalecer nosso modelo de negócios e nossa malha regional com o objetivo de continuar crescendo e explorando novas oportunidades para conectar ainda mais destinos no futuro, alinhados à nossa missão de democratizar os céus da América do Sul. Desta forma, recentemente iniciamos o acúmulo de milhas no programa de recompensas AAdvantage, expandimos nossa frota para 41 aeronaves e fortalecemos nossa malha aérea na América do Sul.”