logo Melhores Destinos

Companhia aérea dos Estados Unidos vai cobrar pelo despacho de bagagem

Thayana Alvarenga
11/03/2025 às 14:31

Companhia aérea dos Estados Unidos vai cobrar pelo despacho de bagagem

Mais uma companhia aérea resolveu cobrar dos passageiros para despachar bagagem. Agora, a Southwest Airlines pela primeira vez em sua história fará uma cobrança de quem quiser levar mala na viagem. Uma das principais aéreas dos Estados Unidos, ela era a única no país que ainda não tinha esse tipo de cobrança. É uma decisão importante, que mostra que a Southwest está disposta a abrir mão de um benefício para o cliente que a diferenciava dos concorrentes.

Southwest vai cobrar pela bagagem nos voos

A mudança entra em vigor para passagens aéreas compradas a partir de 28 de maio, em todas as classes tarifárias, exceto a de nível superior, que seguirá oferecendo duas malas sem custo adicional.

Portanto, se você tem viagem marcada para os EUA e pretende conhecer mais lugares fazendo voos internos no país, terá até o final de maio para garantir sua passagem com mala despachada incluída na tarifa.

“O que mudou é que percebemos que precisamos de mais receita para cobrir nossos custos”, disse o COO Andrew Watterson em uma entrevista à CNBC sobre as mudanças na cobrança de bagagem.

Southwest irá cobrar pela bagagem despachada em voos nos EUA

Ainda terão duas malas grátis os passageiros frequentes que possuam status Elite, e uma mala para os portadores de cartão de crédito da Southwest.

A novidade chega após meses de pressão da Elliott Investment Management, que adquiriu uma participação na Southwest no ano passado. Desde então, a imprensa internacional já noticiava sobre a intenção da acionista de mudanças rápidas na companhia, que há mais de 50 anos oferecia vantagens como bagagem despachada grátis, passagens remarcáveis sem custo ​​e escolha do assento.

Baixe grátis o app do Melhores Destinos e receba direto no seu celular promoções, notícias e dicas de viagem!

A companhia não informou o valor que planeja cobrar para despachar bagagem. Uma mala custa a partir de US$ 35 com as concorrentes American, Delta e United, variando de acordo com a rota e tipo de tarifa escolhida.

Segundo dados federais, as companhias aéreas dos Estados Unidos geraram mais de R$ 5 bilhões com cobranças de bagagem em 2024.

A Southwest opera no modelo low cost, com passagens baratas e serviços limitados em seus voos internos nos Estados Unidos. Ela conecta mais de 100 cidades com cerca de 4 mil voos por dia. Sua frota, assim como a da Gol, é padronizada em aviões Boeing 737.


E você, o que achou da mudança? Tem planos de voar com a Southwest esse ano? Comente e participe!

Não perca nenhuma oportunidade!
ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
tela do app do melhores destinos
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção