Companhia aérea dos Estados Unidos vai cobrar pelo despacho de bagagem


Companhia aérea dos Estados Unidos vai cobrar pelo despacho de bagagem
Mais uma companhia aérea resolveu cobrar dos passageiros para despachar bagagem. Agora, a Southwest Airlines pela primeira vez em sua história fará uma cobrança de quem quiser levar mala na viagem. Uma das principais aéreas dos Estados Unidos, ela era a única no país que ainda não tinha esse tipo de cobrança. É uma decisão importante, que mostra que a Southwest está disposta a abrir mão de um benefício para o cliente que a diferenciava dos concorrentes.
Southwest vai cobrar pela bagagem nos voos
A mudança entra em vigor para passagens aéreas compradas a partir de 28 de maio, em todas as classes tarifárias, exceto a de nível superior, que seguirá oferecendo duas malas sem custo adicional.
Portanto, se você tem viagem marcada para os EUA e pretende conhecer mais lugares fazendo voos internos no país, terá até o final de maio para garantir sua passagem com mala despachada incluída na tarifa.
“O que mudou é que percebemos que precisamos de mais receita para cobrir nossos custos”, disse o COO Andrew Watterson em uma entrevista à CNBC sobre as mudanças na cobrança de bagagem.

Southwest irá cobrar pela bagagem despachada em voos nos EUA
Ainda terão duas malas grátis os passageiros frequentes que possuam status Elite, e uma mala para os portadores de cartão de crédito da Southwest.
A novidade chega após meses de pressão da Elliott Investment Management, que adquiriu uma participação na Southwest no ano passado. Desde então, a imprensa internacional já noticiava sobre a intenção da acionista de mudanças rápidas na companhia, que há mais de 50 anos oferecia vantagens como bagagem despachada grátis, passagens remarcáveis sem custo e escolha do assento.
Baixe grátis o app do Melhores Destinos e receba direto no seu celular promoções, notícias e dicas de viagem!
A companhia não informou o valor que planeja cobrar para despachar bagagem. Uma mala custa a partir de US$ 35 com as concorrentes American, Delta e United, variando de acordo com a rota e tipo de tarifa escolhida.
Segundo dados federais, as companhias aéreas dos Estados Unidos geraram mais de R$ 5 bilhões com cobranças de bagagem em 2024.
A Southwest opera no modelo low cost, com passagens baratas e serviços limitados em seus voos internos nos Estados Unidos. Ela conecta mais de 100 cidades com cerca de 4 mil voos por dia. Sua frota, assim como a da Gol, é padronizada em aviões Boeing 737.
E você, o que achou da mudança? Tem planos de voar com a Southwest esse ano? Comente e participe!