Sítio Roberto Burle Marx é reconhecido como Patrimônio Mundial da Unesco
Sítio Roberto Burle Marx é reconhecido como Patrimônio Mundial da Unesco
O Brasil acaba de receber mais um título de Patrimônio Mundial da Unesco: é o Sítio Roberto Burle Marx, um laboratório de experimentações botânicas a céu aberto que sintetiza a obra do grande nome do paisagismo brasileiro.
Legado de Burle Marx, que criou o conceito de jardim tropical moderno, o sítio fica localizado na Barra de Guaratiba, zona oeste do Rio de Janeiro e tem 405 mil metros quadrados de área, abrigando uma coleção botânica com mais de 3.500 espécies de plantas tropicais e subtropicais, cultivada em viveiros e jardins.
A chancela de Patrimônio Mundial foi concedida por unanimidade no último 27 de julho. O sítio se enquadra na categoria Paisagem Cultural, na qual se enquadram bens que referenciam a interação entre o ambiente natural e as atividades humanas, resultando em uma paisagem natural modificada. Com o reconhecimento, agora o Brasil tem 23 Patrimônios da Humanidade – confira aqui a lista completa.
Além da vegetação única, sete edificações e seis lagos integram o espaço onde o paisagista viveu entre 1973 e 1994. No sítio também está guardado um acervo museológico de mais de três mil itens, incluindo coleções de arte moderna, cuzquenha, pré-colombiana, sacra e popular brasileira, de cristais e de conchas, além do mobiliário e dos objetos de uso cotidiano da casa de Burle Marx.
O espaço hoje é uma unidade especial do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e pode ser visitado sob agendamento. Saiba mais sobre ingressos e horários de visitação.