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Dificuldades no site da Gol: como fazer check-in, consultar o voo e comprar bagagem

Daniel Gadelha
26/08/2021 às 14:56

Dificuldades no site da Gol: como fazer check-in, consultar o voo e comprar bagagem

A Gol anunciou na última sexta-feira que faria uma manutenção programada de seus sistemas durante o final de semana que os deixaria inoperantes para fazer check-in online, alterar voos ou fazer o pagamento de reservas de passagens aéreas (relembre aqui).

No entanto, a manutenção parece estar levando mais tempo que o inicialmente previsto e muitos clientes estão com dificuldades para fazer check-in, consultar reservas e adquirir serviços. Confira como contornar essas situações.

Reservas Gol recebem novos localizadores

O principal ponto da mudança de sistemas da Gol foi que todas as passagens compradas até 20 de agosto de 2021 receberam novos localizadores (códigos de reserva). Ou seja, você não conseguirá mais consultar ou fazer check-in utilizando o localizador que recebeu no momento da compra.

Para descobrir o novo localizador da sua viagem, a Gol disponibilizou um link específico em seu site. Basta informar o código antigo, clicar em “Buscar” e receber o novo código.

Eu consultei alguns localizadores de reservas que emiti antes de 20 de agosto de 2021 e consegui descobrir os novos códigos. No entanto, o site ainda apresenta instabilidade e pode não apresentar o novo código de imediato, sendo necessário fazer mais de uma tentativa. Mas não desista!

Uma ótima ideia seria a Gol enviar para todos os clientes e-mails ou SMS informando o novo localizador da reserva, fica a dica!

Como fazer check-in na Gol?

De posse do seu novo código de reserva, acesse o novo link de check-in da Gol e realize o processo normalmente. No momento o único canal digital disponível para realizar check-in é pelo site, já que o aplicativo da companhia segue inoperante e encaminhando os usuários para o navegador do celular. Lembrando que o check-in da Gol está disponível a partir de 48 horas antes da decolagem do voo.

Caso não consiga fazer o check-in online, a recomendação é que vá para o aeroporto com bastante antecedência (entre 2 e 3 horas antes da decolagem) para ter tempo hábil para realizar o procedimento.

Como consultar reservas na Gol?

A consulta de reservas também só está disponível utilizando os novos localizadores e através de um novo link. Caso você tenha cadastro no site da Gol, poderá acessar a sua página no menu “Minhas Viagens” (clique aqui) utilizando o seu e-mail ou CPF e visualizar as suas próximas viagens já com os novos códigos, o que é uma mão na roda. No entanto, por conta da mudança, será preciso solicitar uma nova senha de acesso. Para isso, clique em “Esqueci minha Senha” e cadastre uma nova senha através do link enviado por e-mail.

Como comprar bagagem, marcar assento ou adicionar outros serviços a reserva?

Depois de descobrir o seu novo localizador e consultar a sua reserva, é possível fazer marcação antecipada de assento ou incluir bagagem despachada. Vale lembrar que, dependendo da tarifa adquirida, esses serviços poderão ser cobrados e que os valores da bagagem da Gol aumentaram de preço e que para pagar o menor valor é preciso comprar com pelo menos 48 horas de antecedência da viagem.

Como saber se meu voo foi cancelado ou alterado?

De acordo com a Gol, a manutenção nos sistemas não afetou as operações e os voos seguem acontecendo conforme programado. Mas para consultar o seu voo, acesse o link “Status de Voo” e informe o número do voo ou origem e destino e a data.

No entanto, nas pesquisas que fizemos, não foi possível confirmar o status de nenhum voo. Aparentemente a funcionalidade ainda não está ativa ou está passando por intermitências. Nesse caso, é necessário entrar em contato com a companhia.

Mesmo assim, vale lembrar que a Gol informa os passageiros sobre voos alterados ou cancelados através de e-mail, telefone ou SMS. Caso o seu voo tenha sido alterado e você não concorde com o novo itinerário, entre em contato com a empresa através do e-mail acomodacao@voegol.com.br com os dados da sua reserva e informando o voo desejado. O tempo de resposta é em média entre 24h e 48h.

Como remarcar, cancelar ou antecipar passagens da Gol?

Caso você deseje alterar, cancelar ou antecipar o seu voo, essas opções também já estão disponíveis no site ao visualizar a sua reserva. Em todo caso, pode haver cobrança de taxas ou diferença de tarifa.

Site da Smiles também está instável

A Smiles também está com instabilidade para resgatar passagens da Gol com milhas. Em alguns momentos, é possível encontrar resultados para a busca de passagens, em outros, nenhum voo é apresentado. Caso precise realizar um resgate dos próximos dias, a dica é ter bastante paciência. O app Smiles também está inoperante para emissões.

O site está funcionando normalmente para emissão de passagens de companhias parceiras.

Canais de atendimento Gol

A Gol oferece atendimento para compra de passagens, alteração, remarcação de voos e informações nos seguintes números 0300 115 2121 e (11) 5504-4410. O atendimento funciona de segunda a sábado de 6h às 22h.

Já para reclamações, a companhia atende pelo 0800 704 0465, todos os dias da semana, 24h.

O que diz a Gol

Em nota ao Melhores Destinos, a Gol enviou a seguinte declaração no dia 26 de agosto de 2021:

A GOL Linhas Aéreas informa que a manutenção em seu sistema de vendas e atendimento, iniciada neste fim de semana, está sendo concluída com êxito. Os procedimentos de contingência aplicados durante o período mais crítico fluíram normalmente e as operações já estão normalizadas, tanto de vendas quanto nos canais digitais de atendimento, incluindo check-in online. A Companhia confirma também que não houve nenhuma situação de vulnerabilidade do sistema.
No momento, estamos enfrentando apenas algumas instabilidades pontuais na disponibilização de nossos produtos para algumas agências de viagem, o que está sendo tratado com prioridade máxima, de forma a minimizar os impactos sentidos pelos parceiros. Essas instabilidades em nada afetam as operações dos voos, que seguem sua programação com total Segurança, valor número 1 da Companhia.
Em caso de dificuldades de acesso e emissões, a GOL pede para que os agentes de viagens procurem os executivos comerciais responsáveis pelo atendimento de suas respectivas agências.

Já no dia 2 de setembro de 2021, a empresa enviou a seguinte nota:

A GOL Linhas Aéreas informa que a manutenção em seu sistema de vendas e atendimento foi concluída. Esta semana, a Companhia ainda enfrenta instabilidades pontuais, que estão sendo prontamente reparadas. O processo de vendas de passagens já está 95% restabelecido em todos os canais – site GOL, aplicativo mobile e agências de viagem – e as operações de voos são realizadas dentro da normalidade. A implementação de diversas melhorias nos processos dos canais digitais e totens em aeroportos, além de uma nova versão do aplicativo mobile, vão contribuir ainda mais para a experiência do Cliente.


Ficamos na expectativa de que os sistemas se normalizem o quanto antes.

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