logo Melhores Destinos

Saiba tudo sobre o “GOL NO AR”, o novo sistema de entretenimento Wi-Fi da empresa

Denis Carvalho
26/08/2011 às 12:26

Saiba tudo sobre o “GOL NO AR”, o novo sistema de entretenimento Wi-Fi da empresa

No mês de maio, o Melhores Destinos antecipou, com dica de nossos leitores sempre atentos, que a GOL preparava o lançamento de um novo sistema de entretenimento sem fio em seus voos. Hoje, o segredo enfim foi revelado e a GOL convidou 8 veículos de imprensa para conhecer a novidade e o Melhores Destinos foi um dos convidados.

O “GOL NO AR”, já estará disponível gratuitamente em aproximadamente 250 voos por dia a partir de 1º de setembro.

Abaixo você confere a tela inicial do portal que você acessa após se conectar às rede Wi-Fi do avião.

GOL NO AR WI-FI

O GOL NO AR é uma plataforma de entretenimento onde o passageiro usa seu notebook, tablet ou smartphone com Wi-Fi, para acessar conteúdos multimidia durante os voos. Segundo a GOL, o sistema é inédito na aviação mundial e oferece aos clientes conteúdo de qualidade fornecido por alguns dos maiores grupos de comunicação do Brasil. Inicialmente a rede sem fio pode ser acessado via iPhones, iPads, iPods touch, netbooks e notebooks equipados com a tecnologia Wi-Fi. Futuramente, a GOL promete acesso  para outros tipos de tablets e smartphones.

Durante o voo entre Congonhas e Porto Alegre, o Melhores Destinos pôde ter acesso ao conteúdo composto por vários vídeos, reportagens e canais de áudio, incluindo material da CBN,  Sportv, canais de rádio e jogos. A GOL explicou que o acesso poderá ser realizado durante o voo e o conteúdo será atualizado automaticamente a cada pouso em nove aeroportos: São Paulo/Congonhas, São Paulo/Guarulhos, Rio de Janeiro/Santos Dumont, Rio de Janeiro/Tom Jobim-Galeão, Belo Horizonte/Confins, Salvador, Porto Alegre, Brasília, Belém e Fortaleza. O sistema, porém, não oferece acesso à internet, como chegou a se especular, mas apenas ao material oferecido pela empresa.

Este sistema criado pela GOL busca ser uma alternativa mais eficiente aos sistemas de entretenimento oferecidos atualmente pelas demais companhias aéreas. O foco dele não é fornecer acesso à Internet, e sim substituir aquele serviço que tem por exemplos nos A319 da Avianca no Brasil e em dezenas de companhias aéreas pelo mundo: aquela tela que fica no encosto da poltrona da frente e oferece conteúdos multimida.

É claro que muitos ficam na expectativa de ter acesso à Internet, seria realmente muito interessate, mas nem é alinhado com a proposta da GOL, nem seria gratuito e o mais importante de tudo: a infra estrutura usada para oferecer Internet via Wi-Fi em países como os Estados Unidos não existe ainda no Brasil e provavelmente não existirá nos próximos anos. Aquela tecnologia usada pela TAM para dar acesso à Internet é usando 3G via roaming Internacional e por isso acaba saindo caríssimo o seu uso.

Na nossa avaliação a GOL foi muito  feliz em apostar nesse novo formato, pois com ele a empresa consegue oferecer um serviço de entretenimento melhor que as demais companhias que voam na América do Sul e com custo muitas vezes inferior. Observe que no modelo da GOL ela não tem custo nenhum com equipamentos individuais em cada poltrona e o seu conteúdo é atualizado várias vezes por dia, ao contrário do modelo das demais companhias onde o conteúdo é atualizado em média uma vez por mês. Pense em um voo que faz a ponte aérea, o conteúdo será atualizado praticamente de hora em hora.

Veja um video que fizemos do sistema da GOL sendo utilizado. Nesse video estávamos usando o GOL NO AR em um notebook.

Equipes da GOL trabalharam 14 meses no desenvolvimento do portal, que será utilizado pelos clientes gratuitamente. A instalação dos equipamentos necessários na frota será gradual, sendo que o sistema já está implantado em 35 aeronaves. Neste primeiro momento, a companhia vai oferecer o produto em cerca de 250 voos diários, principalmente na Ponte Aérea entre Rio de Janeiro e São Paulo.

Em resumo, a novidade tem tudo para agradar aos passageiros que optarem pela empresa, já que contarão gratuitamente com muitas opções de diversão e entretenimento, desde que o passageiro esteja de posse de um equipamento com Wi-Fi, claro.

Para finalizar, fotos do teste no notebook, do teste no iPhone e três fotos do avião 🙂 Depois das fotos a inda tem um F.A.Q sobre o GOL NO AR.

1. Em quais aeronaves o sistema está disponível?
Lançamos o produto inicialmente com 35 aeronaves equipadas, ou seja, 30% da nossa frota total. Para facilitar a identificação:
As aeronaves equipadas com Entretenimento a Bordo GOL NO AR possuem um adesivo escrito “GOL NO AR” identificando-a.
Serão disponibilizados cartões de orientações de acesso numa caixa de acrílico localizada na parte frontal da aeronave.
Nossos comissários de bordo informarão quando o Entretenimento de Bordo GOL NO AR estiver disponível no voo através de speech (anúncio) no momento apropriado.

2. Como saber se a aeronave possui Entretenimento a Bordo disponível?
Haverá um adesivo GOL NO AR indicativo localizado no interior da aeronave.

3. Quais os tipos de equipamentos estão aptos a acessar o Entretenimento a Bordo?
Notebooks com capacidade wi-fi, ipads e iphones inicialmente. O Entretenimento a Bordo ainda não é compatível para outros modelos de smartphones e tablets, podendo haver distorção de layout ou incompatibilidade para assistir vídeos e ouvir áudios caso conectados.

4. Eu tenho que pagar para acessar o conteúdo a bordo?
Não, o acesso ao Entretenimento a Bordo é gratuito aos clientes da GOL.

5. Ao acessar o Entretenimento a Bordo estou consumindo o plano de dados da minha operadora de celular?
Não, o acesso é via Wi-Fi interno da aeronave. O seu equipamento estará em MODO A VIÃO e portanto não estará ligado à sua operadora.

6. Posso fazer ou receber chamadas telefônicas com meu smartphone durante o voo?
Não, os celulares devem ser acessados em MODO A VIÃO e com o Wi-Fi habilitado para acesso exclusivo ao Entretenimento a Bordo.

7. O uso de aparelhos celulares não vai interferir nos sistemas de controle das aeronaves?
Não, os aparelhos celulares deverão ser utilizados em Modo Voo ou Modo Avião e foi devidamente autorizado pelas autoridades competentes.

8. Como configuro meu equipamento para acessar o Entretenimento a Bordo GOL NO AR?
Uma vez anunciado pela Tripulação que está autorizado o uso de equipamentos eletrônicos:
1. Acione o modo avião ou modo voo de seu equipamento (quando aplicável)
2. Ative o Wi-Fi, localize a rede GOL NO AR e conecte-se.
3. Após conectar na rede, abra seu navegador, digite: www.golnoar.voegol.com.br e divirta-se.
Em caso de dúvidas, retire um cartão de orientação disponível em uma das aeronaves equipadas com o Entretenimento a Bordo GOL NO AR.

9. Posso acessar a Internet (outros sites) através da rede Wi-Fi GOL NO AR?
Não, o uso do Wi-Fi GOL NO AR é exclusivo para acesso ao Entretenimento a Bordo da GOL.

10. O que devo fazer se eu encontrar problemas de conexão?
Nós lamentamos por qualquer inconveniência em dificuldades de conexão. Na próxima experiência a bordo, certifique-se que o Entretenimento a Bordo esteja disponível no voo. Dificuldades de acesso podem estar relacionados tanto ao excessivo número de usuários simultâneos quanto a configurações do seu equipamento. Consulte seu administrador de rede ou o fabricante do seu equipamento.

11. O Entretenimento a Bordo GOL NO AR está disponível somente em voo ou posso acessá-lo em casa, no escritório, no aeroporto ou numa lan-house?
Somente a bordo de aeronaves GOL/V ARIG.

12. Quão seguro é o Entretenimento a Bordo GOL NO AR?
Recomendamos que tome as precauções quando acessa redes sem-fio públicas e se conecte apenas à rede nomeada GOL NO AR. Em caso de dúvidas, consulte o Termo de Uso disponível dentro do Entretenimento a Bordo.

13. Qual a frequência de atualização dos conteúdos?
Os conteúdos são atualizados, por internet quando o avião está em solo em alguns aeroportos do Brasil.

14. É obrigatório o uso do fone de ouvido?
Para que todos os passageiros tenham um voo agradável, recomendamos aos passageiros que desejem ouvir músicas ou assistir vídeos do Entretenimento a Bordo, utilize seu próprio fone de ouvido para não incomodar os passageiros ao redor.

15. Como eu posso fazer uma reclamação, sugestão ou elogio sobre o Entretenimento a Bordo GOL NO AR?
Através da nossa Central de Atendimento através do site www.voegol.com.br ou pelo telefone 0800 704 0465 (24 horas).

16. A tripulação está apta a me ajudar a configurar o meu equipamento?
Não, a tripulação não possui conhecimento tecnológico para ajudar os passageiros, além disso, a tripulação está no voo para garantir a segurança do mesmo. Dentro do próprio Portal de Entretenimento a Bordo há um link para Dúvidas Frequentes, além do manual disponibilizado a bordo das aeronaves equipadas.

Não perca nenhuma oportunidade!
ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
tela do app do melhores destinos
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção