logo Melhores Destinos

Melhor fugir! 6 sinais de que você escolheu um péssimo restaurante durante a viagem

Mari Kateivas
06/06/2024 às 5:00

Melhor fugir! 6 sinais de que você escolheu um péssimo restaurante durante a viagem

Pode acontecer com qualquer um, mas é sempre bom ouvir os mais experientes para evitar ciladas em viagens, certo? Por isso, trouxemos neste post 6 sinais que você precisa identificar para saber quando deve fugir de restaurantes nada recomendáveis!

As dicas são do especialista em restaurantes e escritor Darron Cardosa, que faz questão de compartilhar suas expertises do universo gastronômico na revista Food & Wine.

Viaje mais gastando menos! Baixe o aplicativo do Melhores Destinos e não perca as promoções de viagens!

É fato que, hoje em dia, dá para saber facilmente se um restaurante é bom ou não antes mesmo de sair de casa, é só dar uma olhadinha nas avaliações online dos clientes no Google Maps ou sites especializados. Mesmo assim, conhecimento nunca é demais quando se trata de dicas que podem salvar sua viagem, sem depender de pesquisas prévias (que podem ser esquecidas durante uma viagem corrida).

Portanto, fique atento aos 6 sinais seguintes para saber quando você pode ter tomado uma decisão errada ao entrar em um restaurante desconhecido, segundo o especialista:

6 sinais de que o restaurante é ruim

1. Banheiro sujo

“Já disse isso antes e direi novamente do topo das montanhas. Quando você entra no banheiro e ele está com o chão sujo, uma lata de lixo transbordando ou falta de sabonete no dispensador, ouça o apito do seu salva-vidas interior. Se um restaurante não se esforça para limpar uma área que os clientes veem, como seriam as outras partes do restaurante? Enxágue as mãos em água quente, sacuda-as, pois não há toalhas de papel, e fuja para um local seguro.”

2. Menu de 10 páginas

“Se o menu for mais prolixo do que filme “E o Vento Levou”, você pode querer reconsiderar. Um restaurante verdadeiramente excelente concentra-se em um número seleto de entradas, enquanto um menu extenso, bem, simplesmente não o faz. É difícil confiar em uma cozinha que pode fazer bolo de carne, lasanha e enxilhadas. O restaurante pode pensar que domina todas as cozinhas, mas, francamente, minha querida, não dou a mínima. Isenção de responsabilidade: se for uma lanchonete, o cardápio pode ser tão longo quanto eles quiserem, mas escolha com sabedoria. Ovos, sim. Fettuccine de lagosta, não.”

Leia também:
Tipos de tomada no mundo – veja os formatos e adaptadores para evitar perrengues!

3. Menus pegajosos, saleiros e pimenteiros sujos

“Esta é mais uma pista de que o restaurante não coloca a limpeza como algo importante. Quando você se sentar, observe os itens na mesa para ver em que estado eles estão. Qualquer coisa que tenha uma viscosidade maior do que o normal significa que ninguém se deu ao trabalho de limpá-lo depois que o último cliente o usou. Aquele saleiro poderia estar na boca de uma criança que acabou de comer cereal. A propósito, o nível correto de viscosidade no menu é não ter absolutamente nenhuma viscosidade.”

4. Odor forte

“Entrar em um restaurante deve encantar seus sentidos olfativos, e não os agredir. Você quer sentir cheiro de ervas, alho, bacon ou brownies, mas sentir cheiro de água sanitária, repelente de insetos ou produtos químicos, não é um bom sinal. Se o perfume é um ambientador repugnantemente forte que cheira a flores de funerárias, que cheiro eles estão tentando encobrir?”

5. Ser ignorado

“Você deve ser reconhecido por alguém ao entrar em um restaurante, seja pela recepcionista, maître, garçom ou até mesmo por alguém que está atrás do bar. Você quer saber que eles sabem que você está lá. Se após se sentar você ainda se sentir negligenciado, pode ser uma indicação do que está por vir. O serviço não está a altura. Você merece coisa melhor do que isso e está tudo bem em ir embora.”

6. Fotos de todos os pratos no cardápio

“Restaurantes que precisam de imagens em vez de palavras ou explicações para descrever a comida podem deixá-lo desapontado. Além disso, não tem como a comida que chega à sua mesa ficar idêntica à imagem que você viu no cardápio.”

Todas as dicas são interessantes para serem consideradas ao entrar em um restaurante que você não tem referência. Mas, como tudo na vida, o especialista afirma que podem existir algumas exceções:

“É possível que você se surpreenda positivamente ao pedir um prato de macarrão, com base em uma imagem que estava na página nove de um menu pegajoso, após ser ignorado pelo garçom, em um restaurante que cheira à água sanitária e tem um banheiro coberto de sujeira, maaaaas as chances são mínimas!”

O artigo em inglês foi publicado no site especializado Food & Wine e você pode ler aqui.


Confesso que ser ignorada já me fez ir embora algumas vezes e o menu pegajoso me faz repensar se quero ficar ali. É claro que a boa educação recomenda ser discreto ao deixar um restaurante, mas também não somos obrigados a ficar em um lugar que não parece nada aceitável. O que você acha? Concorda com as dicas do especialista? Participe nos comentários!

Não perca nenhuma oportunidade!
ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
tela do app do melhores destinos
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção