Seguro viagem para Portugal: regras, valor e cupom de desconto!
Seguro viagem para Portugal: regras, valor e cupom de desconto!
O seguro viagem para Portugal é obrigatório e sem ele o viajante não pode entrar no país. Essa é uma medida adotada por diversos países europeus e garante que o viajante estará protegido no caso de imprevistos durante a estadia. Consultas médicas, odontológicas, internações, remédios e até suporte em casos de extravio de bagagem e assessoria jurídica podem estar inclusos na cobertura.
A equipe do Melhores Destinos sempre viaja com um seguro viagem e temos algumas dicas para dar sobre o tema. Continue a leitura e tire suas dúvidas sobre seguro viagem: o que é, como contratar, valores mínimos para Europa e o que cobre. Temos também um cupom de desconto para contratar seguro viagem para Portugal gastando menos. Vamos lá!
Seguro viagem Portugal com desconto
Acesse o site da promoção, faça a cotação e use o cupom:
MELHORESDESTINOS – 35% de desconto em 6 x sem juros
Seguro viagem Portugal
A principal dúvida dos viajantes sobre o seguro viagem para Portugal é se ele é obrigatório. A resposta é sim! Portugal faz parte do Acordo de Schengen, um acordo entre países europeus que estabelece a livre circulação de pessoas entre seus membros. Alguns deles são: Alemanha, França, Bélgica, Croácia, Espanha, Grécia, Itália, Noruega, Suíça e Portugal.
Para viajantes de países que não fazem parte do Acordo de Schengen, é necessário apresentar o passaporte e um seguro viagem com cobertura mínima de 30 mil euros (ou o equivalente em dólares) para acidentes, enfermidades e repatriação. A apólice do seguro é o documento que os viajantes devem apresentar na imigração para ter a entrada liberada em Portugal. Caso não tenham, serão encaminhados de volta ao Brasil.
Leia também:
Seguro viagem: 18 dicas para contratar e viajar com segurança!
Seguro viagem na Europa é obrigatório? Tire suas dúvidas e viaje despreocupado
Custos com saúde em Portugal e o PB4
Portugal conta com um sistema público de saúde, mas ele não é totalmente gratuito como no Brasil. Para utilizá-lo às vezes é preciso pagar algumas taxas, que geralmente têm valores baixos. No caso dos brasileiros, o certificado PB4 dá direito ao uso do sistema público português. Falaremos sobre ele abaixo, mas já adiantando: o PB4 não substitui o seguro viagem em Portugal!
O que é PB4 e como solicitar?
Portugal, Cabo Verde, Itália e Brasil tem um acordo que permite que os cidadãos do país de origem usem o sistema público de saúde no país de destino com os mesmos direitos de um residente. Para isso, precisam do PB4, o Certificado de Direito à Assistência Médica (CDAM). Para emitir o certificado é necessário entrar no site do governo, preencher o formulário e enviar os documentos solicitados. O prazo para a emissão é de até 30 dias. Mais informações aqui.
Diferença do seguro viagem e do PB4
O PB4 dá ao viajante brasileiro o direito de acessar o sistema público de saúde como um residente de Portugal. Isso significa que o atendimento pode ser cobrado. Embora muitos procedimentos sejam gratuitos e, quando não, tenham taxas baixas, utilizar o sistema público de saúde português pode representar um gasto, tanto em euros quanto em tempo de viagem.
Já com o seguro viagem, o viajante conta com o suporte da seguradora para lidar com imprevistos, tornando o atendimento médico menos burocrático, mais simples e rápido. Além disso, o seguro cobre os custos de saúde durante a viagem, e, se for preciso pagar algo em Portugal, você será reembolsado pela seguradora ao voltar ao Brasil.
O seguro viagem também auxilia com outros problemas não relacionados à saúde, como extravio de bagagem, necessidade de remarcação de voos, suporte jurídico, assistência funeral e indenizações. Além disso, o PB4 não exclui o fato de Portugal fazer parte do Acordo de Schengen, que exige que todos os turistas apresentem um seguro viagem para entrar nos países membros. Enfatizamos: o PB4 não substitui o seguro viagem!
Leia também:
Viagem para Portugal: tudo o que você precisa saber para curtir o país
Lisboa – 77 dicas do que fazer em uma viagem à capital de Portugal
O que fazer no Porto, Portugal: 53 dicas da capital do destino português
Como comprar seguro viagem para Portugal
Contratar um seguro viagem para Portugal é simples. O viajante pode fazer isso em empresas especializadas, pelo banco, com a companhia aérea, em agências de turismo ou até com a operadora do cartão de crédito, pelo próprio site da seguradora escolhida.
Basta acessar, fazer uma cotação informando o destino, tempo de viagem e idade do viajante. Depois, é só escolher o plano que mais se adequa ao seu perfil, verificando os valores e o nível de cobertura (para Portugal a cobertura mínima é de 30 mil euros), preencher os dados e realizar o pagamento. A apólice será enviada por e-mail.
Quanto custa o seguro viagem para Portugal
Os valores de um seguro viagem para Portugal variam conforme a seguradora e o plano escolhido. Pesquisando nas principais seguradoras, encontramos valores a partir de R$ 240 até R$ 950. Os seguros viagem para a Europa são baseados nas exigências do Tratado de Schengen e, independente do plano escolhido, devem cobrir os 30 mil euros.
Melhor seguro viagem para Portugal com desconto
A Allianz Travel foi eleita por nossos leitores, no Prêmio Melhores Destinos 2023/2024, como o melhor seguro viagem. E você pode viajar sua excelente cobertura e ainda pagando pouco.
Cupom de desconto para comprar seguro viagem Portugal
Acesse o site da promoção, faça a cotação e utilize o cupom para ganhar o desconto: MELHORESDESTINOS
O que cobre o seguro viagem
O seguro viagem cobre principalmente despesas médicas de urgência e emergência. Ele também oferece suporte para imprevistos comuns em viagens, como problemas com bagagem e remarcação de passagem em casos específicos. A cobertura e os valores variam conforme a seguradora e o plano contratado. Lembrando que na Europa, o valor mínimo de cobertura exigido é de 30 mil euros
Confira abaixo o que geralmente os seguros viagem cobrem:
- Atendimento médico e odontológico 24h;
- Seguro no caso de interrupção ou cancelamento da viagem, em caso de emergência médica;
- Visita ao segurado hospitalizado;
- Acompanhante em caso de hospitalização prolongada;
- Despesas farmacêuticas;
- Hospedagem após alta hospitalar;
- Remarcação de passagem para regresso;
- Repatriação médica e funerária, que garante o retorno do viajante ao Brasil tanto em caso de doença e acidente quanto em caso de falecimento;
- Assistência funeral;
- Indenização no caso de morte;
- Indenização no caso de invalidez permanente ou total;
- Localização de bagagem extraviada;
- Indenização no caso de extravio de bagagem;
- Despesas jurídicas;
- Pagamento antecipado de fiança.
Como usar o seguro viagem em Portugal
Há dois tipos de serviço oferecidos, o seguro viagem e a assistência viagem. O seguro prevê que o viajante pague todas as despesas médicas do próprio bolso e depois solicite o reembolso à seguradora. Já com a assistência viagem os gastos são arcados pela seguradora contratada, que indicará o local credenciado para o atendimento. Há empresas que oferecem esses serviços conjuntos, como a Allianz Travel, para o viajante estar protegido independente da situação.
Se ocorrer um imprevisto durante a viagem e for necessário acionar o seguro, o viajante deve entrar em contato com a seguradora. Por isso, mantenha sempre o contato da empresa em fácil acesso. A seguradora orientará sobre o hospital credenciado mais próximo ou, se não houver um disponível, explicará como proceder para ser atendido fora da rede credenciada. Nesse caso, o viajante irá pagar as despesas e, ao retornar ao Brasil, apresentar os comprovantes para receber o reembolso.
Dúvidas frequentes sobre seguro viagem para Portugal
Qual seguro de viagem é exigido para Portugal?
O seguro viagem exigido para Portugal é um que atenda as exigências do Tratado de Schengen, que é cobertura minima de 30 mil euros para despesas Médicas e Hospitalares.
É obrigatório o PB4 para entrar em Portugal?
Não! Para quem viaja como turista para Portugal o obrigatório é seguro viagem.
Pode entrar em Portugal sem seguro de viagem?
Não! Todos os países que fazem parte do Tratado de Schengen exigem seguro viagem, e Portugal é um deles.
Qual o valor mínimo do seguro viagem para a Europa?
30 mil euros ou o equivalente em dólares.
Qual o melhor seguro viagem para Portugal?
O Allianz Travel foi eleito como o melhor seguro viagem, por voto popular no Prêmio Melhores Destinos.
Já passou algum perrengue em viagem por falta de seguro? Conte sua experiência nos comentários