Tudo o que você precisa saber antes de contratar um seguro viagem internacional
Tudo o que você precisa saber antes de contratar um seguro viagem internacional
O seguro viagem internacional é um serviço muito importante para quem vai para o exterior. Apesar de não ser obrigatório em muitos países, é ele que vai te salvar caso você tenha algum imprevisto durante seu passeio. Como queremos te ajudar a não estragar nada, vamos explicar qual a importância deste seguro, quais são as melhores seguradoras, quais os benefícios, entre outras informações.
O que é o seguro viagem internacional?
O seguro viagem internacional é simplesmente um serviço oferecido por algumas empresas para te dar todo o suporte que você precisar durante seu passeio. Para começar, contratá-lo pode evitar um monte de dores de cabeça, considerando que quem vai para outro país tem um principal objetivo: fugir do estresse. No planejamento é tudo muito lindo, mas na prática imprevistos podem acontecer. E é nesta hora que o seguro viagem entra em ação para te ajudar.
Por que contratar um seguro de viagem?
É claro que tranquilidade é a palavra-chave dos turistas. Porém, quando vamos passear, é natural só pensar na parte boa, como estar em um país diferente, com uma nova cultura, conhecendo outras pessoas e aprendendo sobre o mundão que está aí fora. Mesmo assim, é importante lembrar que qualquer pessoa está sujeita a contrair doenças, a ter sua bagagem extraviada e até mesmo precisar de eventuais despesas médicas. Contratando um seguro viagem, você não se preocupa com nada disso e curte sua viagem tranquilamente.
O que está incluso no pacote de serviços?
Obviamente é muito relativo generalizar, já que cada seguradora oferece um tipo de serviço de acordo com as necessidades de sua viagem. Apesar disso, geralmente são oferecidos planos com despesas médicas, farmacêuticas, orientação em caso de perda de documento e extravio de bagagens, morte acidental, despesas com fisioterapia, translado médico, cancelamento / extensão de viagem, entre outras coberturas. Os serviços variam de acordo com o plano contratado, o que também interfere no valor a ser pago pelo contratante.
Como funciona o seguro de viagem?
É muito simples. Suponhamos que sentiu um desconforto que acha necessário ir ao médico. Então você vai entrar em contato com a Central de Atendimento da seguradora que contratou e explicar seu problema. Eles irão te encaminhar para o consultório / hospital mais próximo. Lá, você realiza os procedimentos, efetua o pagamento, pega os comprovantes necessários e depois, quando voltar ao Brasil, vai solicitar o reembolso de todos os gastos junto à seguradora.
Há diferença entre assistência e seguro viagem?
Sim, há diferença. Algumas seguradoras oferecem além do seguro viagem o serviço de “assistência viagem”. Embora com nomes parecidos, o que muda na prática é a forma como o serviço é executado. Enquanto com o seguro viagem o cliente efetua os pagamentos e depois é reembolsado, com a assistência ele não tem absolutamente nenhum gasto, já que há locais conveniados com a seguradora que não irão cobrar nada pelo serviço.
Qual o melhor seguro de viagem?
Na primeira edição do Prêmio Melhores Destinos, com participação de mais de 36 mil leitores, a Allianz Global Assistance foi eleita a melhor empresa de seguro de viagens, seguida bem de perto pela Assist-Card.
Outras empresas que fazem o seguro são: Mondial Travel, Assist-Card, Cardinal Assistance, GTA, Mapfre Seguros, World Nomads, MIC Brasil, Multinational Underwriters, Porto Seguro, Travel Ace, Universal Assistance, Vital Card e World Plus. Faça sempre uma cotação online e compare preços e coberturas incluídos!
Após escolher, basta imprimir sua apólice e levar com você na viagem. Lembrando que quanto antes reservar, mais barato vai pagar!
Principais seguradoras
A maioria das seguradoras oferece o serviço diretamente em seus sites. Além disso, quando você compra sua passagem aérea, o seguro costuma ser oferecido pela companhia.
As principais empresas que fazem o seguro são: Mondial Travel, Assist-Card, Cardinal Assistance, GTA, Mapfre Seguros, World Nomads, MIC Brasil, Multinational Underwriters, Porto Seguro, Travel Ace, Universal Assistance, Vital Card e World Plus. Faça uma cotação online e compare preços e coberturas incluídos!
Após escolher, basta imprimir sua apólice e levar com você na viagem. Lembrando que quanto antes reservar, mais barato vai pagar!
Ao contrário da Europa, o seguro viagem internacional não é obrigatório na maioria das demais regiões do mundo. Apesar disto, cada país pode ter uma exigência específica para a entrada de turistas em seu território, como a contratação de um seguro saúde. Para conferir quais as exigências de cada um, basta consultar o site do Consulado ou Embaixada em questão e preparar tudo com antecedência para evitar imprevistos.
Outras dúvidas?
Para solucionar qualquer dúvida ou se informar sobre seus direitos como segurado, entre em contato com a Superintendência de Seguros Privados (SUSEP). Eles disponibilizam um canal de atendimento gratuito por meio do 0800 021 8484. Para quem não sabe, a Susep é o órgão do Governo Federal que fiscaliza e controla o mercado de seguros.
Agora que você já sabe como aderir ao seguro, basta pesquisar, contratar e relaxar até a data da sua viagem. Tem alguma dica que esquecemos de contar aqui? Escreva nos comentários e participe ajudando outros leitores!