logo Melhores Destinos

Tudo o que você precisa saber antes de contratar um seguro viagem internacional

Thayana Alvarenga
Thayana Alvarenga
14/03/2017 às 8:49

Tudo o que você precisa saber antes de contratar um seguro viagem internacional

O seguro viagem internacional é um serviço muito importante para quem vai para o exterior. Apesar de não ser obrigatório em muitos países, é ele que vai te salvar caso você tenha algum imprevisto durante seu passeio. Como queremos te ajudar a não estragar nada, vamos explicar qual a importância deste seguro, quais são as melhores seguradoras, quais os benefícios, entre outras informações.

O que é o seguro viagem internacional?

O seguro viagem internacional é simplesmente um serviço oferecido por algumas empresas para te dar todo o suporte que você precisar durante seu passeio. Para começar, contratá-lo pode evitar um monte de dores de cabeça, considerando que quem vai para outro país tem um principal objetivo: fugir do estresse. No planejamento é tudo muito lindo, mas na prática imprevistos podem acontecer. E é nesta hora que o seguro viagem entra em ação para te ajudar.

Por que contratar um seguro de viagem?

É claro que tranquilidade é a palavra-chave dos turistas. Porém, quando vamos passear, é natural só pensar na parte boa, como estar em um país diferente, com uma nova cultura, conhecendo outras pessoas e aprendendo sobre o mundão que está aí fora. Mesmo assim, é importante lembrar que qualquer pessoa está sujeita a contrair doenças, a ter sua bagagem extraviada e até mesmo precisar de eventuais despesas médicas. Contratando um seguro viagem, você não se preocupa com nada disso e curte sua viagem tranquilamente.

O que está incluso no pacote de serviços?

Obviamente é muito relativo generalizar, já que cada seguradora oferece um tipo de serviço de acordo com as necessidades de sua viagem. Apesar disso, geralmente são oferecidos planos com despesas médicas, farmacêuticas, orientação em caso de perda de documento e extravio de bagagens, morte acidental, despesas com fisioterapia, translado médico, cancelamento / extensão de viagem, entre outras coberturas. Os serviços variam de acordo com o plano contratado, o que também interfere no valor a ser pago pelo contratante.

Como funciona o seguro de viagem?

É muito simples. Suponhamos que sentiu um desconforto que acha necessário ir ao médico. Então você vai entrar em contato com a Central de Atendimento da seguradora que contratou e explicar seu problema. Eles irão te encaminhar para o consultório / hospital mais próximo. Lá, você realiza os procedimentos, efetua o pagamento, pega os comprovantes necessários e depois, quando voltar ao Brasil, vai solicitar o reembolso de todos os gastos junto à seguradora.

Há diferença entre assistência e seguro viagem?

Sim, há diferença. Algumas seguradoras oferecem além do seguro viagem o serviço de “assistência viagem”. Embora com nomes parecidos, o que muda na prática é a forma como o serviço é executado. Enquanto com o seguro viagem o cliente efetua os pagamentos e depois é reembolsado, com a assistência ele não tem absolutamente nenhum gasto, já que há locais conveniados com a seguradora que não irão cobrar nada pelo serviço.

Qual o melhor seguro de viagem?

Na primeira edição do Prêmio Melhores Destinos, com participação de mais de 36 mil leitores, a Allianz Global Assistance foi eleita a melhor empresa de seguro de viagens, seguida bem de perto pela Assist-Card.

Outras empresas que fazem o seguro são: Mondial TravelAssist-CardCardinal AssistanceGTAMapfre Seguros, World NomadsMIC BrasilMultinational Underwriters, Porto SeguroTravel AceUniversal AssistanceVital Card e World Plus. Faça sempre uma cotação online e compare preços e coberturas incluídos!

Após escolher, basta imprimir sua apólice e levar com você na viagem. Lembrando que quanto antes reservar, mais barato vai pagar!

Principais seguradoras

A maioria das seguradoras oferecem o serviço diretamente em seus sites. Além disso, quando você compra sua passagem aérea, o seguro costuma ser oferecido pela companhia.

As principais empresas que fazem o seguro são: Mondial TravelAssist-CardCardinal AssistanceGTAMapfre Seguros, World NomadsMIC BrasilMultinational Underwriters, Porto SeguroTravel AceUniversal AssistanceVital Card e World Plus. Faça uma cotação online e compare preços e coberturas incluídos!

Após escolher, basta imprimir sua apólice e levar com você na viagem. Lembrando que quanto antes reservar, mais barato vai pagar!

Exigências para viajar ao exterior

Ao contrário da Europa, o seguro viagem internacional não é obrigatório na maioria das demais regiões do mundo. Apesar disto, cada país pode ter uma exigência específica para a entrada de turistas em seu território, como a contratação de um seguro saúde. Para conferir quais as exigências de cada um, basta consultar o site do Consulado ou Embaixada em questão e preparar tudo com antecedência para evitar imprevistos.

Outras dúvidas?

Para solucionar qualquer dúvida ou se informar sobre seus direitos como segurado, entre em contato com a Superintendência de Seguros Privados (SUSEP). Eles disponibilizam um canal de atendimento gratuito por meio do 0800 021 8484. Para quem não sabe, a Susep é o órgão do Governo Federal que fiscaliza e controla o mercado de seguros.

Agora que você já sabe como aderir ao seguro, basta pesquisar, contratar e relaxar até a data da sua viagem. Tem alguma dica que esquecemos de contar aqui? Escreva nos comentários e participe ajudando outros leitores!

Leia também nosso post com 15 dicas sobre seguro de viagens: o que você precisa saber na hora de viajar!

15 Comentários

  • John Rei says:

    Bom Dia!
    Estou querendo fazer uma viagem pros EUA depois pra Europa em seguida volto pro EUA tudo dentro do mesmo mês. Como fica o seguro viagem nesse caso, eu preciso fazer 3 seguros? 2 pros EUA e 1 pra Europa?

  • Lígia Gesteira says:

    Alguém sabe se o seguro que o cartão Visa Infinite oferece é bom?
    Vou pra Ásia e estou um pouco receosa de usar ele.

    • Leandro Godinho says:

      Procure na internet por relatos de quem já usou. Eu fiz isso e fiquei mais confiante pra usar o seguro do meu cartão, tanto o de viagem quanto o de carro (aluguel). FELIZMENTE, não precisei usar ainda para poder contar alguma experiência. Mas fique atenta às diferenças: gasto zero na hora / reembolso, bagagem coberta / não coberta. Geralmente, cada um sabe o que é melhor pra si SE ANALISAR direito as situações.

    • KARINA says:

      Precisei utilizar numa internação do meu filho nos EUA e não tive problemas. Foi burocrático, mas no final reembolsaram direitinho. Em outras vezes, emiti o Visa Schengen para viagens a Europa mas não precisei utilizar, mas creio que deve ser da mesma forma que o dos EUA.
      Já com os particulares, quando precisei utilizar foi uma trabalheira danada, porque a empresa americana tinha sido comprada por outra Inglesa, daí tive que enviar um valor para um banco na Inglaterra, uma confusão danada! Depois disso só uso os seguros dos cartões. Master e Visa.

    • Marcelo Shimatai de Medio says:

      Já usei e não tive problemas , paguei no cartão e peguei toda documentação do hospital , lógico que liguei antes para o cartão e perguntei o que seria necessário , mas não tive problemas.

  • Leandro Godinho says:

    Eu sempre venho aqui pra defender o MD dos reclamões profissionais. Mas, dessa vez, acho que simplesmente ignorar que existe o seguro de alguns cartões foi uma bola fora. Não são exatamente iguais aos do post, mas acho que poderiam ter feito pelo menos um comentário de como funcionam, para que as pessoas possam ponderar a respeito.

    • Dayse says:

      Passei o post inteiro esperando por essa informação e não achei. Bola fora!

      • Paulo Fonsêca says:

        Acho que eles vão acabar adicionando.

        MUITA ATENÇÃO GALERA: Diferente do passado, agora os seguros precisam de registro antes da viagem. Mudança aconteceu em jun/2016 e se fã necessário emitir uma apólice.

        • Alessandro Rodrigues Nunes says:

          Pois é, todos os sites e blogs que vejo falando do seguro ignoram o seguro do cartão, agora o link para contratação das seguradoras com a comissão sempre tem. Eu viajei a Europa e fui como do cartão, porém não precisei usar. De qualquer forma como o Paulo informou aí em cima a contratação desde meados do ano passado não é mais automática, precisa ligar e solicitar com antecedência, e também é necessário ter pago a passagem com o cartão.

  • Alexandre Martins says:

    Entre as não listadas, lembro a Affinity. Tem os melhores preços quando pesquiso.

  • Jose says:

    Obg Giovani, valeu!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *