logo Melhores Destinos

Porque é importante fazer um seguro viagem antes de embarcar

Denis Carvalho
30/04/2021 às 12:06

Porque é importante fazer um seguro viagem antes de embarcar

O seguro de viagem é item obrigatório para qualquer viajante. Seja a lazer ou a trabalho, você precisa se precaver contra imprevistos em toda viagem internacional ou mesmo nacional, caso não possua um plano de saúde com cobertura em todo o país. Vale destacar que em muitos países o seguro de saúde é uma exigência de entrada, ou seja, caso você não tenha contratado um corre o risco de não passar pela imigração. Neste post vamos falar um pouco da importância do seguro viagem, o melhor amigo do viajante, e como escolher o ideal para você. Tire suas dúvidas!

A importância do seguro viagem

A principal função do seguro viagem é garantir atendimento médico e hospitalar em casos de urgências, emergências ou doenças durante a viagem. Com ele você garante consultas ou mesmo internações, além de tratamentos e remédios necessários.

Além da exigência legal, que já mencionamos, a primeira vantagem é o custo! Os seguros de viagem não são caros mas te livram de pagar valores que podem ser astronômicos caso tenha que arcar com um tratamento ou uma internação no exterior.

E mais: na hora da emergência você tem uma central para te auxiliar, muitas vezes em português, indicar o que fazer e onde procurar socorro.

Como funciona o seguro viagem?

O seguro de viagem funciona como um plano de saúde temporário e também uma garantia de indenização para várias situações e acidentes. Ele será válido pelos dias da contratação e dentro das normas especificadas em cada contrato. Normalmente é feito para destinos internacionais, onde os planos de saúde brasileiros que usamos no dia a dia não tem validade.

Qual a diferença entre seguro viagem e assistência de viagem?

Os dois serviços são chamados comumente de seguro viagem. Porém, é preciso estar atento na hora de pesquisar e de fechar o contrato. Na prática, a principal diferença está em quem pagará pelo serviço no momento que for utilizado.

O seguro viagem prevê que o viajante pague todas as despesas médicas do próprio bolso e depois solicite o reembolso à seguradora (dentro dos limites de valores estabelecidos em contrato). Para isso, será necessário apresentar comprovantes de despesas médicas, laudos, notas fiscais e tudo mais que possa confirma o atendimento. É burocrático e pode trazer muita dor de cabeça. A vantagem é o viajantes poder escolher qualquer lugar para ser atendido, independente de fazer parte da rede conveniada do seguro. 

A assistência viagem funciona de maneira diferente. O atendimento será todo arcado pela seguradora contratada (claro que dentro dos limites previstos no contrato). O viajante deve entrar em contato com a empresa contratada quando houver uma necessidade e ela indicará um local para que o atendimento seja realizado, assim o segurado não precisará desembolsar nada. Todo o pagamento será arcado pela seguradora. A desvantagem é a obrigatoriedade de ser atendido no local indicado, salvo casos de emergência. 

É importante dizer que muitas seguradoras vendem os dois serviços no mesmo pacote, assim você estará garantido de toda maneira. É fundamental saber essa informação no momento da contratação do serviço para não passar aperto depois.

Outros benefícios do seguro viagem

Além da questão da saúde e acidentes, os seguros te deixam protegido contra incidentes que infelizmente são comuns durante uma viagem internacional. A maioria inclui cobertura no caso de extravio de bagagem, remarcação de passagem, assistência jurídica e até repatriação do corpo em caso de morte. É importante verificar exatamente o que o seguro oferece antes de contratar a apólice.

O que o seguro de viagem cobre?

Os seguros de viagem cobrem, principalmente, atendimentos médicos de urgência e emergência. Entretanto eles oferecem outras garantias para os usuários, como indenização no caso de extravio de bagagem, repatriação do corpo em caso de morte e até funeral. Os seguros serão tão completos quanto os pacotes assinados. Sim! Você poderá fazer um seguro básico ou um super completo. Veja as principais coberturas dos seguros de viagem:

  • Atendimento médico e odontológico 24h;
  • Seguro no caso de interrupção ou cancelamento da viagem, em caso de emergência médica;
  • Visita ao segurado hospitalizado;
  • Acompanhante em caso de hospitalização prolongada;
  • Despesas farmacêuticas;
  • Hospedagem após alta hospitalar;
  • Remarcação de passagem para regresso;
  • Repatriação médica e funerária, que garante o retorno do viajante ao Brasil tanto em caso de doença e acidente quanto em caso de falecimento;
  • Assistência funeral;
  • Indenização no caso de morte;
  • Indenização no caso de invalidez permanente ou total;
  • Localização de bagagem extraviada;
  • Indenização no caso de extravio de bagagem;
  • Despesas jurídicas;
  • Pagamento antecipado de fiança.

seguro-viagem-11

Como contratar um seguro viagem?

Os seguros de viagem podem ser contratados em empresas especializadas em seguro, no próprio banco do viajante, diretamente com a companhia aérea escolhida para a viagem, no site onde a compra da passagem foi realizada, em agências de turismo ou nas operadoras de cartão de crédito. Quase todos os serviços podem ser contratados diretamente no site das empresas, sem burocracia e com muita agilidade.

O seguro viagem não é destinado apenas a viagens internacionais. Você poderá contratar o serviço também para viagens dentro do Brasil. Porém, como muitos brasileiros têm plano de saúde, esse serviço não é tão comumente contratado.

Qual o melhor seguro de viagem?

Há muitas boas seguradoras no mercado e é importante saber a opinião de quem contratou e, principalmente, teve que usar os serviços para escolher a melhor.

No Prêmio Melhores Destinos 2019, que teve participação de milhares de leitores, o melhor seguro de viagens foi da Vital Card com média de 9,28. Em segundo lugar ficou o seguro da April Brasil com 8,46 e em terceiro a Allianz com 8,13.

A Allianz é parceira do Melhores Destinos, utilizando o cupom promocional MELHORESDESTINOS no ato da compra você garante descontos exclusivos!

Na edição do ano anterior, a campeã foi a Allianz, seguido da American Express em segundo e da SulAmerica em terceiro lugar.

Além de escolher uma boa seguradora, é importante verificar o tipo de atividade a ser realizada na viagem, além da complexidade do plano, que pode ir do básico ao super completo.

Como usar o seguro viagem do cartão de crédito?

Vários cartões de crédito, especialmente os que têm status platinum ou superior, oferecem seguros de viagem gratuitamente para os clientes. Há grandes diferenças entre os cartões no que diz respeito à validade do seguro. Muitos exigem que a compra da passagem (ao menos a taxa de embarque) seja efetuada com o próprio cartão. Em outros casos, o seguro é automático, independente da compra da passagem. Há seguros de cartão de crédito que oferecem a cobertura mesmo dentro do Brasil, a partir de uma certa distância da residência do segurado.

Caso deseje utilizar o seguro do cartão de crédito, é fundamental ler sobre todos os direitos do segurado, qual o valor da cobertura, o tipo de atendimento (seguro ou assistência) e os números de contato caso haja necessidade. É importante olhar atentamente as cláusulas do contrato para não ter surpresas na viagem.

Confira mais informações no site das bandeiras:
American Express
Diners
Elo
Mastercard
Visa

O que é Carta de Schengen ou Seguro Schengen?

Schengen é uma pequena cidade de Luxemburgo que ficou famosa ao sediar o acordo de livre circulação entre países da Europa, o Tratado de Schengen. Para nós o importante foi a possibilidade de transitar livremente entre os países do continente tendo que passar apenas uma vez pela imigração, no momento em que desembarcamos na Europa.

Não há necessidade de visto para os 30 países que fazem parte do Espaço Schengen, mas há algumas exigências para a entrada, entre elas um seguro de saúde com valor mínimo de cobertura de 30 mil euros para doenças ou acidentes. É importante levar a apólice desse seguro impressa ou em meio digital durante sua viagem.

Seguros viagem especiais

Há casos que posem alterar a contratação do seguro de viagem. Um exemplo é a prática de esportes como esqui, snowboard, escalada, mergulho e outros. É preciso se informar se eventuais acidentes estão cobertos pela apólice. Adultos acima de 70 anos e mulheres grávidas também costumam ter preços diferenciados para o seguro. Por isso, informe os dados dos passageiros corretamente. Não se esqueça de verificar se o seguro cobre doenças pré-existentes. Essa cobertura não é comum a todos os seguros.

Os seguros serão tão completos quanto o pacote contratado. Você poderá optar pelo básico ou adicionar mais serviços e aumentar as franquias de atendimento e indenização. O limite é o seu bolso. Há ainda seguros especiais, feitos para proteger equipamentos eletrônicos, como celulares, computadores e máquinas fotográficas, mas esses não costumam fazer parte do pacote básico oferecido pelas seguradoras .


Tem mais alguma dica sobre seguro viagem? Conte nos comentários e participe!

Não perca nenhuma oportunidade!

ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção