São Paulo quer criar a maior rede de trens de turismo do Brasil. Conheça os projetos!
São Paulo quer criar a maior rede de trens de turismo do Brasil. Conheça os projetos!
O Governo de São Paulo tem planos para criar a maior rede de turismo ferroviário do Brasil. A ideia do “Programa de Turismo Ferroviário” é expandir a rede de trens turísticos com a ampliação de 23 circuitos ferroviários e até a construção de museus. No total, o projeto prevê uma malha de mais de mil quilômetros de trilhos.
Com o investimento, os circuitos vão reativar trilhos não utilizados e integrar rotas ferroviárias em operação, com uma conexão com o Trem Intercidades (TIC) em vários trechos. A expectativa é que o programa gere uma receita de até R$ 1,8 bilhão na próxima década.
Programa de Turismo Ferroviário do Estado de São Paulo
O Programa de Turismo Ferroviário do Estado de São Paulo faz parte do projeto SP nos Trilhos, e foi apresentado este mês para impulsionar o turismo ferroviário no país.
Confira alguns dos projetos apresentados pelo Governo:
Trem da Mantiqueira/Expresso Mantiqueira e Museu da Revolução Constitucionalista de 1932
Uma das propostas é o Trem da Mantiqueira, que vai ligar São Paulo a Minas Gerais, em um trecho de 35 km entre Cruzeiro e Passa Quatro. O projeto inclui a recuperação da estação ferroviária local e um museu temático da Revolução Constitucionalista de 1932, em Cruzeiro (SP).
De acordo com o projeto, o circuito impactará potencialmente 12 municípios do Vale do Paraíba e Litoral Norte. A Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF) já opera um trecho de 10 km em Passa Quatro (MG), conhecido como Trem da Mantiqueira.
Santos e Museu Ferroviário de Santos
Alguns dos projetos turísticos (como o que acabamos de ver) buscam promover uma conexão com novos Trens Intercidades (TIC), que é a ideia também aqui nesta proposta de Santos, facilitando o acesso de turistas vindos da capital.
O projeto prevê a recuperação do Cais do Valongo com a criação de um circuito ferroviário que conecta o Museu Ferroviário local. “O Museu Ferroviário de Santos também deverá integrar-se ao Trem Intercidades, possibilitando que a parada deste trem esteja próxima ao Museu, e que turistas provenientes de São Paulo e outras localidades possam chegar, de trem, ao Museu e ao Valongo”, diz trecho do projeto.
Trem turístico da Mata Atlântica
Um outro circuito em estudo também parte do litoral, oferecendo aos turistas uma experiência em meio à natureza. O trecho de 198 km vai de Santos ao Vale do Ribeira, uma rota turística ferroviária em meio à Mata Atlântica. Ele passaria por Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe pela antiga ferrovia Santos-Cajati até o Vale do Ribeira.
Segundo o Governo paulista, a malha e a rota existem oficialmente e já estão traçadas; mas há trechos em que é necessária a recuperação da ferrovia.
Recuperação e Plena Operação da Estrada de Ferro Campos do Jordão
A Estrada de Ferro Campos do Jordão (EFCJ) foi criada em 1914 e, com 47 km de vias, liga Pindamonhangaba a Campos do Jordão. Hoje, apenas 7 km dentro de Campos estão em operação.
O Estado de São Paulo vai investir na recuperação de mais 9 km de trecho entre Campos do Jordão e Santo Antônio do Pinhal, até o início de 2025. O projeto prevê preparar a estrada de ferro para uma futura concessão.
Trem dos Romeiros
Segundo o Governo, o Trem dos Romeiros “é um dos produtos de turismo ferroviário mais promissores e estratégicos para São Paulo, pois permite a potencialização da Rota da Fé e da cidade de Aparecida“.
A proposta é de que ele seja desenvolvido a partir da linha do Trem Intercidades que chegará a São José dos Campos, saindo de Cachoeira Paulista.
Os outros projetos da chamada Dimensão A do Programa são os circuitos “Trem Raízes do Interior” (contempla um trecho de 38,5 km entre as estações de Boituva e Laranjal Paulista), o “Trem de Ipanema” (de Sorocaba a Iperó) e um trem que vai ligar Ribeirão Preto a Franca.
Confira todos os projetos do Programa de Turismo Ferroviário do Estado de São Paulo no site oficial.