Novo cartão-postal? Santos pode ganhar ilha artificial inspirada em Miami e Barcelona
Novo cartão-postal? Santos pode ganhar ilha artificial inspirada em Miami e Barcelona
Um super projeto promete mudar a cara de Santos, com a construção de uma ilha artificial que vai receber um moderno terminal de cruzeiros e um complexo turístico, com shopping, hotel, marina, ciclovia, áreas de convivência e até prédios comerciais.
Com previsão de R$ 1,24 bilhão de investimentos privados, o projeto Santos + Vivo, da empresa Transbrasa, já recebeu o aval do Ministério dos Portos Aeroportos (MPor).
Começou! O Aniversário do Melhores Destinos de 17 anos já está no ar! Aproveite as promoções exclusivas durante essa semana e comemore com a gente!

Santos + Vivo
O projeto Santos + Vivo é antigo, e a previsão inicial era que as obras começassem em agosto de 2022. Ele, no entanto, só foi aprovado pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários em 2024 e pelo MPor na semana passada.
Apesar do aval do governo, a Prefeitura de Santos se manifestou contra o projeto, que não estaria de acordo com o Plano Diretor da Cidade, segundo matéria do jornal A Tribuna. Mas, se tudo der certo, o processo de licenciamento ainda deve levar dois anos.
O empreendimento de 294 mil metros quadrados vai ficar sobre o mar, na Ponta da Praia, e o projeto inclui engordamento da faixa de areia e engenharia de contenção de ressacas, além de uma barreira física que visa a melhoria da balneabilidade das praias.
Um dos destaques do projeto será o novo terminal de cruzeiros, planejado para receber até três grandes navios ao mesmo tempo, com mais de 250 atracações por ano em seus três terminais de passageiros.

A Transbrasa compara seu projeto com outros famosos “waterfronts” do mundo, como os de Miami, Barcelona e Sydney. Ligado ao continente por um píer, toda essa estrutura irá funcionar 12 meses ao ano, não apenas durante a temporada de cruzeiros, já que a ideia é transformar o lugar em um novo pólo turístico de Santos, criando um centro de lazer e negócios.
Além do terminal de passageiros e da primeira marina de Santos, o projeto prevê ainda shopping, hotel, escritórios, boulevard e muita área de lazer, compras e gastronomia. O espaço teria também translado integrado com parque Valongo e o aeroporto metropolitano do Guarujá.
O que você achou do projeto? Se sair do papel, realmente vai mudar a cara de Santos, com a expectativa de a cidade receber ainda mais turistas.