logo Melhores Destinos

Está seguro visitar Santorini? Governo grego anuncia novo porto como rota de fuga de terremotos

Duda Machado
17/02/2025 às 17:19

Está seguro visitar Santorini? Governo grego anuncia novo porto como rota de fuga de terremotos

O Ministério da Proteção Civil da Grécia anunciou hoje (17/02) a construção de um novo porto na Ilha de Santorini para servir como rota de fuga de terremotos.

O local vinha registrando tremores de terra considerados fracos desde o início de janeiro. Mas foi no início deste mês que declarou estado de emergência, após um tremor de 5,2 na escala Richter. O valor é considerado moderado, mas trouxe um alerta, já que foi o primeiro acima de 5 pontos registrado.

O objetivo das autoridades é evacuar de forma rápida e segura o paraíso grego com o auxílio de balsas, caso haja previsão de um abalo sísmico mais perigoso.

melhores destinos de lua de mel 2025

A região já vem sendo esvaziada progressivamente com a ajuda de voos e saídas de balsas extras organizadas pelo governo. Segundo a CNN, mais 11 mil pessoas deixaram a ilha às pressas de balsa e avião. Cerca de 20 mil pessoas moram na região.

A ilha faz parte do Arco Vulcânico Helênico, que sofreu mais de 100 mil tremores de terra nos últimos 400 anos, o que faz dele um dos mais ativos da Europa. Seguindo dados da Universidade de Atenas, mais de 14 mil tremores ocorreram apenas entre 26 de janeiro e 9 de fevereiro na região de Santorini, Amargos, Ios e Anafi.

“Nunca senti nada assim e com tal frequência – um sismo a cada 10 ou 20 minutos”, disse o residente Michalis Gerontakis, em entrevista a um site local.

Santorini é um dos paraísos gregos mais desejados do Velho Continente, atraindo cerca de 3,4 milhões de viajantes ao ano. Agora, com a quantidade de eventos sísmicos registrados, autoridades têm tomado medidas drásticas para tentar proteger quem está na ilha.

Escolas foram fechadas e o comitê de emergência recomenda que aglomerações em ambientes fechados e a região dos portos sejam evitadas.

Os hotéis também receberam a recomendação de interdição das piscinas, porque há receio de que grandes volumes de água possam abalar as construções no caso de um terremoto mais forte.

É seguro visitar Santorini?

Embora ainda não haja uma recomendação oficial para que não se visite a região, autoridades de turismo pediram para que regiões com maior risco de deslizamentos sejam evitadas.

“O Ministério grego aconselha as pessoas a evitarem os portos de Amoudi, Armeni, Korfos e Porto Velho (Paleos Limenas) na área de Fira e a escolherem rotas seguras quando viajam, particularmente em áreas onde o risco de deslizamento de terras é elevado. Em caso de tremor forte, as pessoas devem abandonar imediatamente as zonas costeiras. Se se encontrarem nas zonas afetadas, devem seguir os conselhos das autoridades locais”.

Apesar de a maioria dos tremores ter sido considerada fraca e de não haver comprovação de relação com atividades vulcânicas, especialistas notam que há um padrão de movimentação preocupante, o que pode indicar novos episódios mais graves.

“Todos os cenários permanecem em aberto”, escreveu o sismólogo grego Gerasimos Papadopoulos  numa publicação. “O número de tremores aumentou, as magnitudes subiram e os epicentros deslocaram-se para nordeste. Embora se trate de tremores tectónicos e não vulcânicos, o nível de risco aumentou”.

Em 1956, 53 pessoas morreram e mais de 100 ficaram feridas após um terremoto de 7,5 de magnitude atingir o local. As medidas de segurança servem justamente para evitar que a tragédia se repita, caso a intensidade dos tremores aumente.

Com informações do Euronews.


Quer receber mais notícias e dicas de viagem? Baixe o aplicativo do Melhores Destinos e aproveite!

Não perca nenhuma oportunidade!
ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
tela do app do melhores destinos
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção