As 30 ruas mais legais do mundo – uma delas é no Brasil!
As 30 ruas mais legais do mundo – uma delas é no Brasil!
A revista inglesa TimeOut revelou nesta semana o ranking das 30 ruas mais legais do mundo – uma delas está no Brasil e ficou na sétima posição da lista! O que elas têm de especial? Uma mistura de comida boa, cultura, diversão e um senso de comunidade. São lugares resumem em poucas (ou muitas) quadras a alma de uma cidade.
Confira a seguir, em ordem decrescente, as 10 ruas mais legais do mundo segundo a TimeOut. E veja no fim do post as outras 20 também citadas pela publicação.
10. Calle Thames, Buenos Aires
A movimentada Calle Thames liga o elegante bairro Palermo à ousada Villa Crespo e é conhecida pelos restaurantes e bares autênticos, muitos deles com referências asiáticas, judaicas, armênias e por aí vai. A descolada rua de Buenos Aires é um reduto de jovens que pretendem não gastar muito, mas ter experiências diferentes em estabelecimentos alternativos, como os dedicados, por exemplo, a uísques e charutos, coquetéis e vinhos.
9. Rua Rodrigues de Faria, Lisboa
A rua Rodrigues de Farias é a que passa em meio à LX Factory, um espaço que já abrigou uma fábrica de tecidos e hoje virou um dos pontos mais cool de Lisboa. Por lá, os visitantes encontram mais de 50 lojas, restaurantes, bares, estúdios de tatuagem, espaços de coworking e muita arte de rua. A rua fica próxima ao Tejo e, de acordo com o TimeOut, é daqueles lugares onde se pode passar vários dias, já que não faltam opções que vão desde o café da manhã, a hotéis e casa noturnas. Tudo em uma única – e curta – rua.
8. Haji Lane, Singapura
Uma colorida rua em Singapura começou a chamar atenção no início dos anos 2000 e não parou mais. Hoje, muito por estar inserida no animado bairro de Kampong Gelam, a rua começou a atrair novos inquilinos a ponto de parecer ela mesma a grande atração desta parte da cidade. A Haji Lane é uma via exclusiva para pedestres e pode ser visitada em qualquer hora do dia – embora sua essência mesmo seja revelada à noite. Por lá, visitantes encontram lojas, restaurantes, bares e muita, muita cor!
Ver essa foto no Instagram
7. Rua Três Rios, São Paulo
Bem no centro do Bom Retiro, um dos bairros mais históricos de São Paulo, está a Rua Três Rios, que ficou na sétima posição do ranking das ruas mais legais do mundo. De acordo com a TimeOut, a graça da rua está nas características deixadas pelas várias gerações de imigrantes que chegaram ao Brasil ao longo dos séculos, como italianos, coreanos e bolivianos, fazendo também com que a Três Rios seja um destino perfeito para quem pretende ter autênticas experiências gastronômicas. Entre os passeios que podem ser feitos nas redondezas da Três Rios estão a visita ao centro cultural Casa do Povo e à Pinacoteca, um dos mais tradicionais museus de São Paulo.
Ver essa foto no Instagram
6. Witte de Withstraat, Roterdã
A Witte de Withstraat corta o centro de Roterdã e fervilha do início do dia até o anoitecer – todos os dias do ano. Uma rua cheia de galerias de arte, estúdios e lojas de design, restaurantes conceituados e casas noturnas. Por ali, boa parte das vagas de estacionamento foram cedidas a bares e restaurantes, fazendo da via uma grande festa a céu aberto. É daqueles lugares para passear sem pressa, observando as pessoas, as vitrines da lojas e deixando se levar pela atmosfera divertida.
Ver essa foto no Instagram
5. Sunset Boulevard, Los Angeles
A Sunset Boulevard tem 35 km de extensão – e aí você deve estar se perguntando: qual parte desta imensa rua levou a quinta posição no ranking das mais legais do mundo? A resposta da TimeOut é: ela inteira! De acordo com a revista, nenhuma outra rua revela tanto de Los Angeles quando a Sunset Boulevard: tem imóveis exclusivos, partes com vegetação exuberante, desfiladeiros de outdoors, espaços dedicados ao cinema, restaurantes asiáticos, latinos… Por lá também reina música de excelente qualidade. Uma boa pedida é estar atento à programação do Hollywood Bowl, um anfiteatro a céu aberto que atrai enorme público da primavera até o verão. Diversão garantida!
4. San Isidro, Havana
A rua San Isidro é uma das mais emblemáticas e movimentadas de Havana Velha, como é chamado o centro histórico da capital cubana. Edifícios coloniais e neoclássicos predominam, abrigando galerias de arte, museus, bares e restaurantes. A rua é ainda uma tela de arte ao ar livre: parte das venezianas, paredes e quintais abandonadas receberam mãos de tinta, tornando a via ainda mais colorida e cheia de vida. Uma vez por lá, vai ser impossível não dedicar alguns longos minutos fotografando os murais da San Isidro.
Ver essa foto no Instagram
3. South Bank, Londres
South Bank é uma rua em Londres que reúne vários quesitos de legalzice – não à toa foi considerada a terceira rua mais cool do mundo: tem uma energia jovem, galerias de arte, lojas em estilos pop-up, restaurantes e bares descolados. Tudo isso, bem pertinho do rio: a rua acompanha a curva do rio Thames, entre as pontes Blackfriars e Lambeth, e é destino certo para quem gosta de grafite, skate, espaços culturais e um belo passeio à margem do rio.
Ver essa foto no Instagram
2. Passeig de Sant Joan, Barcelona
Uma arborizada rua corta Barcelona de norte a sul e se estende por quatro bairros distintos, revelando-se diferente em cada um deles. A parte alta parece um pouco mais old-school, com seus tradicionais bares e boutiques. Já no extremo sul, ganham vez restaurantes super elegantes e lojas de quadrinhos. O que chama atenção ao longo de toda a sua extensão é a forma como a Passeig de Sant Joan prioriza pedestres e ciclistas, que encontram por ali ciclovias, calçadas amplas, muito verde e espaços para se sentar. Olhar para ela é ter uma ideia de como todas as ruas centrais de Barcelona podem se parecer em breve, se a prefeita da capital da Catalunha, Ada Colau, continuar a avançar com seus planos de tornar a cidade mais sustentável, amigável e moderna.
Ver essa foto no Instagram
1. Smith Street, Melbourne
Antigamente reduto de gangues, o subúrbio do bairro de Collingwood, em Melbourne, tem uma longa e orgulhosa história ligada à subversão. Hoje, um pouco mais comportada, a região segue garantindo aos seus visitantes: jamais sentirão tédio por ali. Especialmente se o passeio for pela Smith Street, a rua considerada a mais legal do mundo pela revista TimeOut. Não faltam pubs barulhentos, bares de vinhos refinados, lojas de vinil, restaurantes autênticos, padarias vietnamitas e casas noturnas que prometem noites inesquecíveis.
Este foi o TOP 10 das ruas mais legais do mundo na opinião da TimeOut. As outras 20 ruas citadas pela publicação foram:
11. Křižíkova Ulice, Praga
12. 7th Street, Melville, Joanesburgo
13. Cat Street, Tokyo
14. 30th Avenue, Nova York
15. Levinsky Street, Tel Aviv
16. Milwaukee Avenue, Chicago
17. Gran Vía, Madri
18. Calle Ocho, Miami
19. King Street, Sydney
20. Rua de Miguel Bombarda, Porto
21. Paseo de la Reforma, Cidade do México
22. Main Road, Kalk Bay, Cidade do Cabo